Venda de casa: 16 ideias e técnicas para seduzir o comprador

Peritos em imobiliário sublinham que basta um investimento entre um e três por cento (do valor de venda do imóvel) para se conseguir uma valorização entre sete e 15 por cento no preço final. Trocado por miúdos num imóvel de 300 mil euros podes ganhar mais 45 mil euros.

Memoriza as palavras de ordem para maximizar o preço: espaço, renovação, luz, limpeza, melhoramentos e arrumação. 

16 ideias/técnicas/dicas que prometem pôr a tua casa num palco a brilhar:

1-Destralhar 

É crítico, em 90% dos casos, a compra de uma casa faz-se pelo encanto que se consegue gerar na primeira visita. O comprador toma, geralmente, a sua decisão nos primeiros 90 segundos da visita. Por isso, permite-lhe que se sinta em casa. Mas, esta projeção torna-se difícil se a casa estiver cheia – de móveis, bibelots e objetos – desimpede mesas, balcões, estantes e, importantíssimo, a circulação nas divisões; deixa que o comprador veja o potencial do imóvel.

2.Casa nova, chão novo 

Nada muda um espaço mais do que colocar um piso novo. Daí que não haja alternativa, o chão usado, datado, riscado, com mossas do tráfego de décadas é para arrancar. Especialistas em decoração recomendam madeira de cor neutra, tábuas longas – faz até mesmo um pequeno espaço parecer maior.

3.Apruma a cozinha 

É uma divisão de extrema importância na decisão de compra e está, amiúde, desgastada pelo uso e datada. Se a tua cozinha tem uns anitos: 

a) Substitui; a bancada cheia de marcas e manchas 

b) Atualiza; eletrodomésticos e armários – houve uma evolução gigante no mobiliário e equipamentos de cozinha, faz uso dela. Para poupar, podes mandar pintar armários e atualizar puxadores. 

c) Troca; um lava-loiça desgastado não vende, substitui-o e põe-lhe uma bonita torneira misturadora. Este swap fará o conjunto parecer a estrear. 

d) Renova; revestimentos, nada de azulejos partidos ou démodé, a ideia é vender eliminando os motivos de negociação.

4.Dá um banho à casa de banho 

É das divisões da casa que mais acusa o uso com o passar dos anos – e das que mais diferença faz na agilização e no preço da venda. Para que o futuro comprador não veja esses sinais de desgaste e sinta que é a sua nova casa de banho, o melhor é desde logo, mudar a sanita e o tampo, a banheira ou a cabine de duche trocando a cabeça do duche por uma atual e torneiras. Torna as paredes atrativas, removendo azulejos antiquados, renova silicones, branqueia juntas escurecidas – tudo coisas que não atraem quem procura casa. Cria arrumação, as pessoas têm de perceber onde vão colocar atoalhados, produtos de beleza e higiene.

5.Acrescenta smart home tech 

Falamos de fechaduras inteligentes, termostatos inteligentes, temporizadores, estores elétricos, sensores nas casas de banho – para maior eficiência energética. Colunas wireless para melhorar o som e usufruir em todos os cantos da casa.

6.Aposta em áreas exteriores 

 Adiciona uma pequena mesa de estar, cadeiras, deck e plantas numa varanda, terraço, quintal. O imóvel valorizará de imediato com este espaço útil, para receber e relaxar! Se tens um bom jardim sabe que um bom paisagismo pode fazer crescer o preço do imóvel até 25%.

7.Dá lustro às tomadas 

Geralmente os interruptores ficam bastante sujos com o uso, as tomadas elétricas cheias de pó, e, na verdade, não sai nada caro substituí-los. Se queres um look ainda mais catita tenta que se fundam com a cor da parede. Instala um regulador de intensidade, outro elemento que introduz conforto.

8.Promove o sótão a lugar de sonho 

A tua casa tem um? Então coloca várias fichas nesta remodelação, cria um open space que pode ser quarto, escritório, biblioteca. A área útil da casa, e o seu valor, aumenta exponencialmente com este espaço encantado no imaginário de muita gente. Certamente marcará a diferença face a outros imóveis.

9.Adiciona o elemento fogo 

Pode ser uma salamandra a lenha ou pellets, uma lareira; esta melhoria adiciona de imediato calor, e valor, à casa – será muito mais fácil o potencial comprador imaginar-se naquele aconchego nos rigores da invernia.

10.Automatiza na garagem 

Numa casa anterior a 2000 a porta da garagem já merece reforma, uma nova, automática será mais segura, e proporcionará mais conforto e melhor isolamento. Além de que torna mais apelativo o exterior da casa.

11.Valoriza a entrada 

A fachada frontal da casa, e a entrada, são as primeiras coisas que os potenciais compradores veem. Certifica-te de que tem um ar bonito, robusto e dá as boas vindas a quem chega. Acrescenta uma ou duas plantas bonitas e resistentes à entrada, manda pintar a porta da rua e trocar-lhe a maçaneta que costuma ter marcas de desgaste.

12. Cria o ambicionado closet 

Usa o quarto de hóspedes, ou uma divisão onde, na prática, ninguém entra há vários meses e cria nela um closet. É algo hoje altamente valorizado. Aliás, a arrumação é crítica na decisão (sobretudo para famílias). Durante uma visita salienta os espaços de arrumação – e se não há cria-os antes de por a casa no mercado.

13.Esconde objetos pessoais 

Literalmente, quem visitar a tua casa quer poder imaginar-se a viver ali, no seu domínio privado. Deves camuflar objetos que te liguem, de forma indelével àquele lar. Além de que minimizar o número de objetos e tralha à vista (nas prateleiras e bancadas da cozinha) aumenta a sensação do espaço. Também deves libertar os espaços junto às janelas e zonas de passagem para que o visitante circule à vontade.

14. Renova a parede em tom subtil… 

É verdade que não são tendência, mas uma paleta de beges e brancos caberá no gosto de mais compradores do que cores ousadas. Em espaços neutros cada um consegue mais facilmente imaginar o que pode fazer dele.

15.Caixilhos à prova de frio 

Anos de uso, o abre e fecha, o desgaste exterior pelos elementos, terão impacto na forma como os caixilhos servem os seus objetivos: segurança, isolamento térmico e sonoro. É um investimento elevado, mas é daquelas coisas que vão saltar ao ouvido – especialmente se a casa fica num local onde existe tráfego automóvel – e ao termostato do corpo do visitante. Aquece a casa se for inverno um casa gelada estragará a experiência.

16.Esconde o que há a esconder 

Coisas como o detetor de incêndios, o alarme, o quadro elétrico, devem existir, mas não à vista. Depois há os defeitos, todos os imóveis terão os seus, tenta que estes não saltem aos olhos, procura dissimulá-los.

Tudo feito? Então lembra-te que, a partir de agora, a tua casa está na montra, é uma casa para visitas, e que a impressão com que vão ficar é crucial no processo de decisão. Põe umas flores frescas na jarra e procura ter no ar um cheirinho a café quando um potencial interessado entrar, é o acolhimento ideal.

Aqui fica uma breve lista para que nada falhe quando o potencial comprador tocar à porta: 

Cozinha: 

  • Lava-loiças, torneiras e todos os elementos de metal devem estar a brilhar 
  • Forno, frigorífico e máquinas limpos 
  • Bancadas limpas e arrumadas 
  • Loiça e mercearias arrumadas dentro dos armários (podem ser abertos) 
  • Nada de baldes de lixo à vista 
  • Sala e sala de jantar: 
  • Vidros a brilhar 
  • Só os objetos decorativos devem estar visíveis 
  • Superfícies sem pó 
  • Luzes acesas incluindo uma vela

Quartos: 

  • Roupa suja nem pensar 
  • Camas feitas, colchas esticadas e almofadas direitas 
  • Objetos pessoais do quotidiano arrumados 
  • Brinquedos arrumados 

Casa de banho: 

  • 100% limpa 
  • Caixote do lixo escondido 
  • Produtos de beleza/higiene organizados 
  • Tampa da sanita para baixo 
  • Pormenores que fazem uma grande diferença 
  • Nada de maus cheiros (dejetos de animais, fumo tabaco, lixo por despejar) 
  • Temperatura agradável (aquece a casa nesta altura, mas nada de climas tropicais) 
  • Tudo aspirado 
  • Estores abertos/cortinas abertas para maximizar a entrada de luz 
  • Casacos, sapatos, guarda-chuvas não fiquem a encher o hall de entrada.

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo.“Venda de casa: 16 ideias e técnicas para seduzir o comprador”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/venda-de-casa-16-ideias-e-tecnicas-para-seduzir-o-comprador


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code