Vantagens do isolamento térmico – diga adeus ao frio em casa!

Vamos falar de isolamento térmico? Num país como Portugal, onde o isolamento térmico das casas já construídas deixa tanto a desejar, este é sem dúvida um tema importante. Isolar a casa é o melhor caminho para obter um maior conforto, mas também uma conta de energia mais baixa. Confira, então, as vantagens de investir no isolamento térmico em casa.

1. Melhorar a temperatura interior da casa

E não pense que isto é útil apenas no inverno para evitar o frio e a humidade. Também no verão poderá desfrutar de uma temperatura mais amena entre portas, melhorando o conforto térmico durante todo o ano.

2. Menos gastos

Seja em aquecimento (a gás ou elétrico) ou no ar condicionado, verá como vai acabar por poupar nas facturas do fim do mês. Encare sempre o isolamento da casa como um investimento a longo prazo, já que deste modo irá conseguir preservar melhor a temperatura interior do imóvel.

3. Proteção da casa e sua estrutura

Ao investir num bom isolamento, estará também a preservar e, no futuro, a reduzir os custos de manutenção da casa – e isto é válido também o isolamento térmico casas já construídas. Assim sendo, pense que estará a proteger os materiais, mas também a estrutura do imóvel, assim como a impermeabilidade das paredes.

4. Bom para a saúde

Nesse sentido, ao isolar termicamente a casa, verá que se acabam os problemas associados à humidade ou à condensação do vapor de água. Logo o risco de aparecer mofo, fungos e outros problemas é também menor. Tal significará também menos riscos para a saúde.

5. Valorização do imóvel

Uma casa com um bom isolamento térmico é também vista como uma vantagem no mercado imobiliário. Hoje em dia, os compradores (cada vez mais informados) privilegiam este tipo de medida e sabem das vantagens que lhes trará a longo prazo um imóvel com uma boa eficiência energética. Isto fará a casa destacar-se entre a concorrência, contribuindo também para a valorização do preço.

6. Opção amiga do ambiente

Gastar menos energia é bom para a carteira, mas também para o ambiente. Se questões como a sustentabilidade e a ecologia são importantes para si, saiba que é possível levar a cabo o isolamento térmico com ecomateriais.

7. Melhorias na casa

Ainda que existam vários tipos de isolamento térmico, verá como este tipo obra é sempre uma excelente oportunidade para fazer outras reparações e arranjos. Se optar pelo isolamento térmico exterior, aproveite para fazer obras de remodelação na fachada, reabilitando-a. O mesmo é válido para o isolamento térmico interior, aproveite esta oportunidade para fazer algumas melhorias.

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo.“Vantagens do isolamento térmico – diga adeus ao frio em casa!”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/vantagens-do-isolamento-termico-diga-adeus-ao-frio-em-casa


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code