Tudo o que precisa saber sobre iluminação LED

Amiga do ambiente e longo prazo mais barato, a iluminação LED apresenta inúmeras vantagens. Aprenda mais sobre as lâmpadas LED, como as comprar, instalar e também as suas desvantagens. 

Afinal o que é isso da iluminação LED?

Para começar LED é a sigla de light-emitting diode. Em português seria algo como Díodo Emissor de Luz. A iluminação LED carateriza-se por ser mais barata – a longo prazo; ao mesmo tempo que apresentam uma vida mais longa. Além disso, atualmente é possível comprar vários tipos de lâmpadas LED, de diferentes cores, formas e robustez.

Quais as principais vantagens das lâmpadas LED?

Como referimos anteriormente, a iluminação LED apresenta maior custo benefício a longo prazo, uma vez que as lâmpadas duram mais tempo. Também são mais robustas do que as lâmpadas incandescentes, sendo mais resistente aos choques e quebrando-se com menos facilidade.

Outra vantagem das lâmpadas LED é que se adaptam facilmente a ambientes húmidos e secos, uma vez que podem ser executadas com baixa tensão.

As lâmpadas LED são mesmo amigas do ambiente?

Sim, é verdade. Se optar por usar luzes LED estará a ir por um caminho mais sustentável e amigo do planeta. Isto acontece, porque são lâmpadas recicláveis. Além disso, não emitem raios infravermelhos, nem ultravioleta e o calor produzido é mínimo.

Onde devo usar as luzes LED?

Devido às suas características, encontrará quer opções de iluminação LED de interior, quer lâmpadas LED para exterior. 

Aliás, se está a pensar em apostar numa iluminação LED no exterior, saiba que este tipo de lâmpada se adapta bem a locais húmidos e também debaixo da água. Nesse sentido, são uma excelente opção para usar nas piscinas. No fundo, tudo se resume às necessidades de cada divisão.

O que é isso da temperatura de cor nas lâmpadas LED?

Excelente pergunta! Basicamente, a temperatura da cor ajuda-lhe a escolher e a comprar a lâmpada LED mais apropriada. Isto, porque aconselhamos-lhe a escolher a lâmpada em função de cada espaço. Ora veja:

Lâmpadas mais amarelas: São de luz quente, logo este tipo é ideal para espaços mais íntimos, cujo objetivo seja relaxar, por relaxar

Luz branca fria: Além de darem uma sensação de limpeza, também estimulam a concentração e a leitura. Por essa razão, é muito usada em escritórios e em ambientes de estudo.

De um modo geral, a regra é: quanto mais fria/branca for, mais luminosa e forte é a luz. Na dúvida, faça o teste na loja antes de fazer a compra.

Além da temperatura de cor, que mais devo ter em conta hora de comprar lâmpadas LED?

A popularidade deste tipo de lâmpada, faz com que haja uma grande diversidade e opções. Mas tendo em conta o que custam, não se deixe ir por impulsos! Por isso, na hora de comprar lâmpadas LED tenha em conta os seguintes factores:

POTÊNCIA: Normalmente nas caixas, os fabricantes informam na caixa o quanto irá poupar, comparando os watts das lâmpadas LED com as incandescentes. 

FLUXO LUMINOSO ou LUMEN: Diz respeito à quantidade de luz emitida pela lâmpada a 360 graus. Logo, quanto mais alto o valor, mais luz a lâmpada emite.

TENSÃO: Antes de comprar lâmpadas LED ou investir numa iluminação LED, confira que a instalação é compatível. Isto, porque este tipo de lâmpada existe apenas nas voltagens de 12 V, 110 V, 220 V e bivolt. Se decidir avançar com a instalação LED, procure um eletricista profissional que lhe possa ajudar com a tarefa.

Como tratar de uma instalação LED?

Neste caso, não se trata apenas de ser ou não um trabalho complexo! Como a tecnologia LED é bastante recente, é importante assegurar-se que acabar a contratar mão de obra verdadeiramente especializada.

Além disso, pode levar a instalação das luzes LED a outro nível – quer esteja a pensar em investir em luzes LED no interior ou exterior da casa. Falamos de, por exemplo, encastrar luzes LED no tecto ou até no chão. Outra opção é ainda incorporar o LED nos armários ou espelhos do espaço.

Então, são tudo vantagens?! A iluminação LED não tem desvantagens?

Claro que nem tudo são apenas coisas boas, também o LED tem desvantagens. 

Para começar, lembre-se que a energia LED é ainda uma tecnologia recente, logo ainda existem falhas relacionadas com a qualidade das lâmpadas, prestação de serviço, instalações elétricas sem capacidade, etc.

Além disso, apenas compensam a longo prazo. Isto, porque se comparar com as lâmpadas comuns, aos preços das LED, estas últimas são mais caras. Ainda assim, acredite: a longo prazo acabam por compensar – e muito!

Outro problema diz respeito à qualidade da luz, que ainda pode deixar a desejar. Contudo, siga a dica que lhe demos antes e na hora de comprar lâmpadas LED, tenha sempre em conta a temperatura da luz, assim como as suas necessidades/do espaço.

Como vê, são muitas as opções com a vantagem que acabará poupando a longo prazo e ainda faz escolhas amigas do ambiente.

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo.“Tudo o que precisa saber sobre iluminação LED”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/tudo-o-que-precisa-saber-sobre-iluminacao-led


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code