Troque as paredes da sua cozinha de forma simples, limpa e sem obras

No âmbito da decoração existem pequenas mudanças que têm a capacidade de transformar o aspecto de qualquer divisão com um investimento relativamente baixo e sem muito esforço. Na cozinha, por exemplo, uma ligeira renovação das paredes pode mudar por completo a sua imagem. Para poupar, existe um amplo leque de materiais que estão ao alcance de todos os bolsos e que se podem colocar rapidamente sem ser preciso obras. Veja só. 

Azulejos de vinil 

Muitas cozinhas têm azulejos antiquados com um design infeliz ou simplesmente sem piada. Para estes casos, os azulejos vinílicos são uma excelente opção já que permitem reavivar as paredes da cozinha sem esforços e sem fazer qualquer tipo de obra; simplesmente tem de retirar o papel do adesivo e colá-lo na parede.

Pode optar por desenhar uma zona apenas ou cobrir a parede inteira. Se tem uma casa alugada, esta é a melhor forma de mudar a cozinha sem ter de pedir permissão ao proprietário, já que os azulejos vinílicos se retiram sem danificar a parede.

Papel de parede para cozinhas

Certamente já viu muitas imagens de cozinhas com papel de parede. Ainda assim, se continua com algumas dúvidas: será que mancha ou será que aguenta a humidade? Pois bem, deverá saber que existem papéis de parede distintos e os que se aplicam a cozinhas e a casas de banho são os papéis de parede pintados vinílicos ou TNT (papel parede pintado em tecidos não tecidos) já que resistem à humidade e podem-se limpar superficialmente com um trapo húmido. Escolha um estampado que goste e divirta-se a experimentá-lo. 

Estantes descobertas

Não tem necessariamente que mudar o revestimento das paredes da sua cozinha para renovar o seu aspecto. Colocar algumas estantes de madeira pode certamente marcar um antes e depois. Procure estantes de madeira rústica ou faça você mesmo e anime-se com um projecto DIY com caixas de fruta de madeira. Coloque as suas taças preferidas ou loiças de barro bem organizada nas prateleiras, já que à vista ficam sempre bem. 

Revestir as paredes com madeira

A madeira é, provavelmente, o material que mais calor transmite seja onde o tenha. A sua naturalidade, textura e cor criam uma atmosfera que convida a relaxar. Assim, se se considera um masterchef e gosta de cozinhar e quer renovar as paredes do seu laboratório gastronómico experimente fazê-lo com madeira. Pode optar por tábuas novas ou fazê-lo você mesmo aproveitando ripas de madeira de paletes recicladas.

Painéis de OSB

Muito temos falado ultimamente dos painéis de madeira OSB. Não é por acaso. Por um lado, estão na moda e por outro é um material económico, sustentável e altamente decorativo. Por isso, do mesmo modo em que na opção anterior propusemos revestir as paredes da sua cozinha com ripas de madeira, o mesmo poderá fazer com painéis de OSB. Se lhe parece demasiado chamativo opte por colocar apenas uma parede ou parte da parede. Estará sempre a tempo de adicionar mais painéis. 

Frisos rastrelados

Os frisos rastrelados são uma óptima opção para introduzir a madeira na sua cozinha sem ter que lidar com ripas de madeira uma a uma. É um material económico que pode encontrar com vários acabamentos e cores. Não necessita de fazer obra, simplesmente se aparafusa na parede. Por outro lado, se quiser ocultar azulejos partidos, antiquados ou tapar imperfeições na parede os frisos rastrelados podem ajudar bastante.

Pintura de ardósia

A pintura de ardósia tem tantos amantes como inimigos. Algumas pessoas adoram o conceito, outras só pensam no pó que o giz faz. Em qualquer das formas, o que é uma realidade é que a pintura de ardósia ou o chalk paint é amiga da decoração. Não é preciso pintar uma parede inteira, por vezes pintar parte dela ou uma coluna faz o mesmo efeito. Poderá anotar a lista de compras, receitas, lembretes, etc. E se não quiser pintar existe a versão de ardósia em vinil que se põe e tira com um adesivo qualquer. 

Vinis decorativos

Em algumas ocasiões simplesmente se necessita um detalhe que reaviva o espaço e que lhe dê mais alegria. É o caso das paredes da sua cozinha? Então vai precisar de alguns vinis decorativos. Existem inúmeros designs, de todos os tamanhos, feitios e preços. A melhor oferta encontra em lojas especializadas online, mas também se vendem em estabelecimentos de bricolage e decoração. Qual é o que gostaria de ter na sua cozinha?

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo.“Troque as paredes da sua cozinha de forma simples, limpa e sem obras”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/troque-as-paredes-da-sua-cozinha-de-forma-simples-limpa-e-sem-obras 


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code