Com a chegada do calor, nasce a vontade de aproveitar melhor os espaços exteriores como as varandas, os terraços ou os jardins. Para que possa viver estes espaços da melhor forma deixamos-lhe algumas dicas para os transformar em espaços de sonho!
Que tipo de espaço tem e que ambiente gostava de criar?
Primeiro pense no espaço a mobilar – é uma varanda pequena, um terraço ou um jardim? Comece por estudar bem o espaço para decidir que tipo de ambiente ou ambientes criar.
Quais as grandes tendências atuais?
Se gosta de ambientes mais serenos e relaxantes aposte na natureza no seu estado puro com troncos, folhas, pedras ou cristais que misturados com têxteis puros como o algodão e o linho ajudam a criar um habitat natural e um verdadeiro refúgio de paz e conforto.
Se prefere ambientes exóticos, aposte na riqueza e diversidade das florestas exuberantes e crie um caleidoscópio de cores e aromas. Padrões coloridos, plantas e flores ou até mesmo algumas lanternas de papel podem criar um ambiente de permanente festa ao ar livre.
Como escolher o tipo de ambiente?
A decoração de um espaço exterior deve ter em conta as limitações de cada lugar e de cada pessoa. Há que ter em consideração questões como o peso que o terraço pode suportar, se o local é ventoso, se tem muito sol, se é preciso criar privacidade, se tem água e eletricidade e acima de tudo qual o “budget” a investir.
Que tipo de mobiliário escolher?
O mobiliário de exterior não é barato, pelo menos o mobiliário que é feito para durar. Convêm saber se tem sítio para guardar o mobiliário durante o inverno ou se precisa de escolher materiais que possam ficar todo o ano na rua.
Pense na praticidade e leveza dos materiais. Se a ideia passa por tirar as cadeiras no inverno convêm que se dobrem e sejam leves. A madeira é bonita e durável, mas precisa de muita manutenção. Atualmente existem no mercado materiais bonitos, resistentes e leves como por exemplo o alumínio, aglomerados ou PVC que podem ser uma boa opção.
Quais os truques para potenciar o espaço exterior?
A principal regra é pouco, mas bom.
Jardins verticais são uma forma de criar ambientes verdejante e frescos sem, no entanto, ocupar muito espaço. Também é uma boa forma de criar divisórias e privacidade.
Os tons utilizados, a iluminação e a utilização de espelhos aumentam a perceção visual do espaço. De forma geral as cores claras são melhores para os espaços pequenos.
Lembre-se que a poluição visual também ocupa espaço.