Tendências de decoração para 2021: espaços mais versáteis e novos elementos de design

Os detalhes importam mais do que nunca, das cores às formas e materiais, com cozinhas mais brancas, o surgimento de escritórios em casa ou salas de estar versáteis.

A pandemia do novo coronavírus reforçou a casa como o refúgio perfeito para passar o máximo de tempo possível. A meio de uma segunda vaga e novos bloqueios, os especialistas da Houzz recomendam novas tendências para 2021. Os detalhes importam mais do que nunca, das cores às formas e materiais, com cozinhas mais brancas, o surgimento de escritórios em casa ou salas de estar versáteis.

O crescente interesse pelo meio ambiente, sustentabilidade e eficiência energética serão igualmente pilares fundamentais na decoração da casa. Interiores mutáveis vão destacar-se no próximo ano. 

Cozinhas brancas com detalhes decorativos

Se em 2020 os tons escuros inundaram as cozinhas, em 2021 veremos uma tendência para as cozinhas brancas com detalhes em madeira, trazendo cor, profundidade e um toque acolhedor ao lar. A cozinha não é apenas um espaço funcional, por isso os detalhes decorativos começam a ganhar importância. As plantas vão ganhar destaque, cuja tendência será concentrá-las para reforçar aquela sensação de um jardim interior. Além disso, cada vez mais proprietários vão exigir uma distribuição que possa acomodar um bar, uma pequena mesa com cadeiras ou mesmo um pequeno escritório.

Casas de banho boutique no auge

Mais do que espaços minimalistas e tecnológicos, serão exigidas casas de banho mais funcionais, mas também com foco nos detalhes. Os detalhes industriais em tons de preto vão ocupar o centro das atenções, com destaque para as torneiras integradas em preto mate e em cores suaves, como o cinzento ou o bege. Entre os detalhes, destacam-se as plantas de interior, os papéis de parede com texturas coloridas e padrões exóticos.

Escritórios domésticos híbridos

O aumento do teletrabalho tem sido um fator-chave na crescente procura por espaços de trabalho domésticos. Quase um em cada dez indivíduos decidiu atualizar ou criar um escritório doméstico. Em 2021, os tons de preto, branco e cinza aparecerão como cores preferidas para móveis.

Salas versáteis

Se em 2020 o quarto teve muito destaque, o coronavírus mudou essa tendência e é a sala que mais uma vez reivindica um papel fundamental no lar. Esta sala vai tornar-se no espaço mais versátil da casa, um local para conviver, desfrutar ou teletrabalhar. A tendência passará pelo cinzento como cor dominante devido à sua versatilidade e mobiliário com linhas orgânicas e sofás de canto, que vão cada vez mais conquistar este lugar da casa.

Quartos contemporâneos com toques nórdicos

Juntamente com uma decoração simples e funcional, os quartos ganham popularidade. Em 2021, as cores principais desta sala serão os tons suaves; especificamente castanhos, cinzentos e rosas. Além disso, os têxteis e as mesas de cabeceira recuperam o espaço que perderam nos últimos anos.

Cores tiradas da natureza

A crescente preocupação com o meio ambiente influencia diretamente o mundo das cores. Nesse sentido, surgiu uma nova paleta que explora os tons naturais: a gama dos cinzas e terrosos, assim como os tons suaves do azul e do verde serão tendência no próximo ano. Esses tons ajudam a conectar-nos com o que nos rodeia e a projetar espaços atemporais, aconchegantes e relaxantes.

Materiais ganham importância

Em 2021, a escolha dos materiais será fundamental na hora de projetar casas mais quentes e confortáveis ​. Os materiais autolimpantes ou com propriedades antibacterianas, como o cobre, estão a crescer em popularidade e serão cada vez mais procurados nas residências devido ao crescente interesse em criar espaços mais limpos e seguros. As texturas mate são outra das grandes tendências de 2021 por aliarem-se a um conceito de design ligado à saúde e ao sossego. Outros materiais como cerâmica, madeira tingida, metais e outros materiais reciclados com textura fosca em tons suaves vão conquistar a casa.

Este conteúdo é uma reprodução do Idealista News.“Tendências de decoração para 2021: espaços mais versáteis e novos elementos de design”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://www.idealista.pt/news/decoracao/conselhos/2020/11/12/45242-tendencias-de-decoracao-para-2021-espacos-mais-versateis-e-novos-elementos-de-design


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code