Rendas vão ser atualizadas: período de transição das rendas antigas está a terminar

As rendas associadas a contratos anteriores a 1990 vão poder ser atualizadas até 1/15 avos do valor patrimonial do imóvel.

No final de 2020 termina o período transitório para o Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU). Na prática isto significa que que o senhorio vai poder atualizar a renda dos contratos anteriores a 1990. Prevê-se que esta atualização possa afetar mais de cem mil famílias com carências económicas.

Terminado o período de transição, e se for essa a vontade do senhorio, os valores da renda podem aumentar até 1/15 avos do valor patrimonial do imóvel.

Vejamos um exemplo: um imóvel com um valor patrimonial tributário (VPT) de 90 mil euros poderá ter uma renda anual até um máximo de 6 mil euros, o que mensalmente significa 500€ para pessoas que, neste momento, estão a pagar cerca de 100€.

Recorde-se, contudo, que, de acordo com o Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU), a idade pode ser um fator a favor destas pessoas, já que a lei protege dos aumentos os inquilinos que tenham mais de 65 anos ou que tenham uma incapacidade superior a 60%.

Este conteúdo é uma reprodução do E-Konomista.“Rendas vão ser atualizadas: período de transição das rendas antigas está a terminar”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://www.e-konomista.pt/rendas-vao-ser-atualizadas/


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code