Quer ter uma casa moderna e cheia de cor? Diga “sim” à estas ideias!

A cor é uma grande ajuda na decoração de uma casa, permitindo que expressemos a nossa personalidade e trazendo um toque mais moderno e atual ao seu lar. No entanto, nem sempre sabemos como aplicar cores na decoração, correndo o risco de saturar o ambiente por excesso de estímulos visuais. Para ajudar, deixamos aqui algumas dicas e ideias de como trazer mais cor à sua casa.

Pinte as paredes

As paredes são sempre um bom local onde colocar cor e alegrar o ambiente. Escolha um tom que seja do seu agrado, tendo o cuidado de complementar com móveis mais neutros, que não sobrecarreguem a divisão. Os tons claros e vibrantes, como o amarelo, ajudam a dar uma sensação de mais luz. Os tons escuros têm o efeito oposto, sendo mais utilizados em espaços grandes. Seja qual for a cor que escolher, as paredes coloridas vão dar um visual moderno ao seu lar, por isso arrisque!

Pequenos toques de cor

Se a base decorativa da sua casa é de tons neutros, como o cinza ou o branco, não precisa de grandes obras para adicionar cor ao seu lar, podendo escolher peças de decoração com cores. Aposte em pequenos toques coloridos com diferentes objetos, como almofadas, puffs e candeeiros, e verá que a divisão ficará mais alegre e apelativa. Para ainda mais originalidade, use grinaldas ou lanternas de papel nas paredes ou no teto.

Móveis coloridos

Móveis coloridos estão na moda, trazendo elegância e modernidade a qualquer divisão. Pode comprar um móvel já colorido ou, para cortar nos custos e reutilizar, pode pintar um móvel que já tenha por casa. Assim, dá uma nova vida às peças que já tem! Não se esqueça de lixar o móvel muito bem antes da pintura, e de escolher tintas adequadas. Em caso de dúvidas, a melhor opção é sempre recorrer a um profissional.

Pintura de pormenores

Já aqui falamos de que pintar as paredes é uma boa forma de coloria a sua casa. Mas não precisa de pintar a divisão inteira para obter o mesmo efeito. Escolha uma das paredes ou um pormenor, como um balcão, para pintar de uma cor diferente. Mantenha as restantes paredes neutras para um efeito ainda mais surpreendente e maior eficácia da cor escolhida na decoração.

Restaure o seu sofá

O seu sofá está sem vida e a precisar de ser trocado? Pode aproveitar esta ocasião para trazer mais cor ao seu lar sem ter de se desfazer dessa peça essencial. Restaure o seu sofá com ajuda profissional e escolha estofos da cor que mais lhe agrada, e que combine com a decoração da sua sala de estar. Pode escolher entre estampado simples, com padrões ou até por um efeito patchwork. Quando todo o processo de restauro terminar, nem vai reconhecer o seu antigo sofá – irá ter uma peça como nova.

Cores e padrões

Por vezes temos medo de exagerar na decoração e decidimos não usar padrões nenhuns, especialmente se a divisão já tiver alguma cor. Mas a combinação entre um padrão e uma cor pode trazer muita personalidade ao espaço e dar-lhe um maior apelo visual. Uma vez que o padrão irá chamar mais a atenção, tente escolher algo simples, mas marcante. Combinado com uma parede colorida, o efeito pode ser fantástico.

Diga sim às cores pastel

Se é daquelas pessoas que gosta de um ambiente mais luminosos e com muito branco, mas quer dar mais cor ao seu lar, uma boa escolha é usar tons pastel. Ajudam a iluminar ainda mais o espaço, não são muito carregados, permitindo uma decoração mais delicada, e dão aquele pequeno toque de cor de que precisa. Combine diferentes tons para conseguir uma divisão ainda mais interessante e moderna.

Painéis e quadros decorativos

Precisa de uma solução rápida para dar mais vida à sua casa? Pendurar quadros ou painéis decorativos com cores e padrões diferentes pode ser aquilo de que precisa. Escolha cores que se destaquem, especialmente se a decoração for neutra, e pendure tudo em locais estratégicos, para ajudar a conduzir o olhar para pontos específicos da divisão, como cabeceiras de camas ou sofás. 

Esperamos que estas ideias lhe tragam inspiração para colorir a sua casa. Caso necessite de ajuda de um profissional, peça sempre orçamentos antes de começar os trabalhos!

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo “Quer ter uma casa moderna e cheia de cor? Diga “sim” à estas ideias!. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/quer-ter-uma-casa-moderna-e-cheia-de-cor-diga-sim-a-estas-ideias


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code