Quer saber como organizar a arrecadação de casa? Nós temos a solução!

Acabaram as desculpas para ter uma arrecadação cheia de tralha, desarrumada e desorganizada. Afinal, este espaço é bem mais precioso do que imagina e basta um pouco de dedicação, imaginação e critério seletivo para transformar a sua arrecadação numa área verdadeiramente útil e esteticamente agradável. E nós vamos ajudá-lo! 

Comece por destralhar

Para conseguir organizar a arrecadação de casa – e manter essa arrumação por muito tempo – não há volta a dar; o primeiro passo é mesmo o de destralhar. É impressionante a quantidade de objetos e itens desnecessários que acumulamos ao longo do tempo. Sempre com a ideia de que ‘um dia pode dar jeito’, a verdade é que a nossa despensa se torna um verdadeiro espaço de acumulação de tralha ao invés de guardar objetos úteis. Faça uma grande seleção e guarde apenas aquilo que realmente usa. Caso guarde também mercearias e alimentação, aproveite para verificar a validade de todos os produtos e descartar o que já não estiver em boas condições de uso. 

Trace o seu objetivo

O segundo passo é o de definir o que quer exatamente para o seu espaço: pretende um local onde guarda a sua mercearia, bebidas e afins ou esta é-lhe também útil para armazenar loiças, tachos e panelas e até mesmo uma área de higiene e limpeza? É muito importante definir este objetivo à partida para que possa, desde logo ‘dividir’ por secções o espaço que tem disponível! Desta forma consegue também perceber com antecipação a quantidade de espaço que vai ter para armazenar e organizar os diferentes itens que possui. 

Categorize

Cada coisa no seu lugar; neste caso, cada categoria na sua devida secção! Esta dica, além de o ajudar a organizar a arrecadação de casa, é um dos segredos para conseguir manter essa organização a médio / longo prazo. Antes de começar a arrumar as coisas propriamente no seu lugar, categorize tudo o que tem e faça ‘montinhos’ com todos os itens. Isto vai permitir ter uma visão do espaço que necessita para cada área (mercearia, limpeza, acessórios de cozinha, pequenos eletrodomésticos, entre outros) e eventualmente até reajustar o seu plano inicial de divisão de áreas na arrecadação. 

Não tenha medo de apostar em acessórios de arrumação

Acredite: se há coisa que nunca é demais são bons acessórios e auxiliares de arrumação e organização. Cestos, pequenas caixas, frascos de vidro, organizadores de gaveta…tudo o que o ajudar a manter cada coisa no seu lugar é bem-vindo! E neste tipo de espaço, quanto menos ‘encavalitadas’ estiverem as coisas, mais probabilidade de manter a organização por mais tempo. É importante que consiga ver tudo o que tem em todas as prateleiras e, não menos essencial, que saiba onde está e chegue a ela sem interferir com outros itens. 

Aproveite para limpar

Já que está numa de arrumar e organizar não deixe a coisa pela metade e limpe também! Aposte numa limpeza bem a fundo, não só do espaço em si (das paredes ao chão, passando pelas prateleiras e/ ou estantes de arrumação), como dos próprios itens a organizar e arrumar. Quando tudo está limpinho parece que até ficamos com outra motivação para manter a arrumação. 

Use e abuse de etiquetas

Se há local onde pode – e deve – usar etiquetas é na arrecadação. Tudo o que guardar em frascos e caixas de arrumação deve ser imediatamente etiquetado – no caso de itens alimentícios devem conter não só o nome do alimento em si como a data de validade; no caso de acessórios e outros itens pode também etiquetar recorrendo a classificações como ‘acessórios para bolos e sobremesas’, ‘material para churrasco’, ‘limpeza cozinha’, ‘limpeza casa de banho’, entre outros.

Aposte em arrumação vertical 

No caso da sua arrecadação ter uma área pequena – ou mesmo que não tenha pode usar esta dica – um truque que o ajuda a aumentar a capacidade de arrumação e organização é o de recorrer a organização vertical. Painéis de arrumação, prateleiras por cima do umbral da porta ou até mesmo cestos presos à parede são algumas das alternativas que resultam bem a nível estético e que a nível funcional fazem também a diferença. 

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo.“Quer saber como organizar a arrecadação de casa? Nós temos a solução!”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/quer-saber-como-organizar-a-arrecadacao-de-casa-nos-temos-a-solucao


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code