Quarto outonal: o que não lhe deve faltar para conseguir um

O quarto é uma das divisões mais importantes da nossa casa. Ali descansamos, lemos, relaxamos, vemos séries, ou simplesmente desfrutamos do prazer de não fazer nada (que também sabe bem de vez em quando). Para dar as boas-vindas à nova estação, e criar um ambiente ainda mais confortável, podemos fazer pequenas alterações no nosso quarto. Assim, falaremos de luz, tecidos, cores e tudo o que mais precisa para ter um quarto outonal. Aplique uma ou todas as nossas sugestões e verá que triunfará!

A importância da cor

O Pinterest é a rede social por excelência de quem gosta de decoração, e frequentemente existem novas informações sobre os interesses gerais das pessoas e as novas modas. Recentemente, notamos que a tendência no que diz respeito à cor para este outono e inverno são os tons terrosos. Castanhos, ocres, laranjas, mostardas, beges, verdes, vermelhos…use o poder da pintura para dar mais vida às suas paredes, e atreva-se a usar papel de parede, frisos de madeira natural ou até paredes de pedra ou tijolinho.

Olho para os tecidos

Mohair, algodão, feltro, lã…estes tecidos serão os seus aliados para uma decoração confortável. Não pense apenas em almofadas, edredons e cortinas; considere também a cabeceira da cama, as cadeiras às quais pode dar uma nova vida com novos estofos…e para uma solução rápida e eficaz contra o frio, um belo tapete nunca pode faltar!

Madeira nunca é demais

Para conseguir um look outonal, misture tecidos mais quentes com madeira natural ou de cor mel. Não adie a decisão de colocar piso de madeira no seu quarto. Para além do clássico parquet, que já conhece, hoje em dia temos boas imitações de madeira, como laminados ou os novos vinílicos (que se instalam por cima do piso antigo). Também pode escolher cerâmicas ou mármores a imitar madeira, mas não espere que este seja um piso quente nesse caso!

Uma boa iluminação

Ilumine o seu quarto colocando um candeeiro no teto e outros junto da cama. Se quer que a iluminação seja ambiente, e provoque uma sensação de conforto e calor, escolha luzes ténues. Quanto mais pontos de luz colocar, mais acolhedor se tornará o quarto. A iluminação baixa cria esse efeito de ninho de que tanto gostamos. Se escolher luzes LED, lembre-se que, apesar de mais caros, esse investimento irá compensar!

Com a temperatura ideal

É muito incómodo dormir e sentir frio ou calor em excesso. Por isso, lembre-se de ventilar o quarto todos os dias e regular a sua temperatura para que não baixe dos 18º nem passe dos 22º. Compre um medidor de humidade e veja se está nos limites normais (entre 50% a 70%). Este é também uma boa altura para investir em climatização (ar condicionado, caldeiras de biomassa, calefação elétrica…). O frio está mesmo aí à porta, por isso devemos tratar de tudo agora!

A ordem ajuda ao descanso

Tudo bem que o quarto é uma divisão reservado só para si (e para o seu companheiro), e que é raro as visitas lá entrarem, mas mesmo assim isso não é desculpa para ter tudo desarrumado. A roupa toda misturada, biquínis com camisolas compridas, e não há forma de se arrumar de manhã sem fazer uma grande confusão. Ponha um fim a isto organizando de uma vez por todas o seu armário, para que tudo tenha um sítio. Invista num novo armário, se necessário, e aumente o espaço de arrumação aproveitando a capacidade de armazenagem que tem debaixo da cama. Coloque cestas que sirvam de decoração e onde pode arrumar coisas, e aproveite ao máximo o espaço que tem!

Detalhes diferentes

Sabendo que alguns materiais são mais quentes que outros, é sempre boa ideia apostar em móveis de madeira e detalhes nesse material para aquecer o ambiente. Estamos na altura de mantas, velas, flores e de lareiras. Falando de lareiras, sabia que em quase todos os quartos é possível instalar uma lareira com efeito de fogo sem necessidade de instalação? As lareiras elétricas apenas requerem uma tomada, evitando que se preocupe com o fumo e com a lenha. Claro que gostamos de lareiras convencionais, a lenha, mas se não pode ter uma esta é sempre uma boa solução!

Não perca nem mais um minuto e prepare o seu quarto para este outono. Agora já sabe as nossas dicas, e conseguirá que o frio não o apanhe de surpresa. 

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo “Quarto outonal: o que não lhe deve faltar para conseguir um. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/quarto-outonal-o-que-nao-lhe-deve-faltar-para-conseguir-um


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code