Quarto de criança: 10 dicas imperdíveis de decoração!

A decoração do quarto de uma criança costuma implicar um esforço ainda mais consciente e um maior planeamento do espaço, já que é um local que tem de crescer com os seus filhos e onde eles vão passar muito do seu tempo, devendo por isso ser não apenas um quarto, mas também um espaço onde eles possam jogar e dar asas à imaginação. Para que consiga criar um espaço único que os seus filhos adorem e que, ao mesmo tempo, seja perfeito tanto para bebés como para crianças, deixamos-lhe aqui algumas dicas:

1 Escolha uma cor

Um quarto de criança costuma ser mais colorido do que a restante casa, mas por vezes o excesso de cor pode tornar o ambiente muito carregado e caótico. Por isso, escolha uma cor principal e, se desejar, dê depois pequenos apontamentos de outras cores no espaço. Se a ideia for criar um ambiente colorido como o arco-íris, tente que a cor principal seja o branco, dando depois pequenos toques das restantes cores para criar um espaço divertido. Caso escolha uma cor marcante para as paredes, tente manter a restante decoração o mais neutra possível.

2 Use padrões diferentes

Muitas vezes, não usamos padrões, e muito menos padrões diferentes, quando decoramos uma divisão da casa. Mas o quarto de criança é um sítio onde pode usar a criatividade e experimentar combinar diferentes padrões e cores. Ao fazê-lo, cria um espaço mais alegre e infantil, sem perder, no entanto, a elegância na decoração. Os diferentes padrões ajudam no estímulo visual e ajudam a decorar o espaço de forma única.

3 Pense na arrumação

Espaço de arrumação é fundamental no quarto de uma criança, já que é necessário um sítio onde ela possa guardar todos os seus brinquedos e livros, de modo a não deixar o quarto desarrumado e desorganizado. Por isso, invista em prateleiras e estantes, ou até mesmo em pequenas caixas de arrumação, para ajudar os seus filhos a manterem o quarto limpo e com tudo no sítio. Assim, saberão sempre onde estão as coisas e têm mais espaço livre para brincadeiras.

4 Escolha fibras naturais

Os têxteis em fibras naturais, como o linho e o algodão, são uma boa ideia para decorar o quarto dos seus filhos. Não só dão um ar mais rústico e interessante à decoração, como ajudam a estimular o tato, graças às suas diferentes texturas e diferentes suavidades. Para além disso, estes têxteis costumam ser muito confortáveis e, quando combinados, proporcionam um visual muito interessante ao quarto.

5 Móveis no tamanho certo

Escolha mobiliário adequado ao tamanho da criança, para que esta possa estar mais confortável no seu quarto e consiga chegar a todos os cantos. Existem mobílias criadas para crianças, como mesas, estantes e secretárias, que pode usar para decorar o quarto dos seus filhos e garantir que eles conseguem retirar e arrumar tudo aquilo de que precisam para as suas brincadeiras. Não é necessário que toda a mobília seja pequena, bastando algumas peças essenciais, como secretária e estantes. Mas certifique-se de que a mobília de tamanho normal é acessível às crianças!

6 Deixe entrar a luz

Uma divisão com luz natural é sempre agradável e torna o local mais relaxante e interessante, e o quarto de criança não é exceção. Elas precisam de muita luz no quarto, para que melhor possam brincar, ler e correr. Por isso, escolha cortinas leves, que deixem entrar a luminosidade do exterior durante o dia para brincadeiras incríveis. Para a noite, aposte em candeeiros de luz suave, que convidem ao relaxamento e façam com que o sono chegue mais depressa depois de um dia preenchido.

7 Apontamentos em madeira

A madeira é um daqueles materiais que nunca sai de moda e que pode ser usado na decoração para todas as idades. Se quer uma mobília que cresça com o seu filho e seja intemporal, escolha peças em madeira, que podem ser combinadas com quase todos os materiais e cores de forma fácil e rápida. Pode também colocar pequenos apontamentos decorativos em madeira, para um ar ainda mais natural na divisão.

8 Um toque diferente

As pequenas coisas podem fazer toda a diferença. Colocar no quarto um puff com um formato de uma bola de futebol, ou uma rede mosquiteira por cima da cama, ou até uma tenda pequena trazem mais personalidade e alegria ao espaço e ajudam a criança a estimular a sua imaginação. Incorpore as pequenas coisas de que o seu filho gosta no quarto de uma forma subtil, através da decoração, e deixe que a sua personalidade brilhe.

9 Crie uma área para brincadeiras

É natural que as crianças passem muito do seu tempo no quarto, já que normalmente é o sítio onde têm as suas coisas e onde mais gostam de estar, sejam sozinhos ou com amigos. Por isso, é importante que tenha uma área mais livre onde possam correr e brincar. Escolha um local no quarto para criar uma zona de brincadeiras, onde estejam os brinquedos e alguns puffs para quando as crianças estiverem cansadas. Esta área pode ser um simples tapete ou um espaço completo dedicado aos brinquedos – a escolha é sua!

10 Decore as paredes

Paredes decoradas são sempre mais interessantes, mesmo para adultos, e no quarto de criança pode usar toda a sua criatividade ao decorar. Escolha elementos mais infantis para colocar nas paredes, como quadros com animais, grinaldas coloridas ou até mesmo papagaios de papel. Conseguirá uma decoração de quarto mais coesa, com um estilo infantil, mas elegante, e principalmente, um espaço personalizado que os seus filhos vão adorar!

Esperamos que estas dicas sejam uma inspiração para si e que o ajudem a criar um quarto de sonho para os seus filhos.

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo “Quarto de criança: 10 dicas imperdíveis de decoração!”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/quarto-de-crianca-10-dicas-de-decoracao


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code