Pisos de vinil: uma opção rápida e económica

Os pisos de vinil já evoluíram muito e nada têm a ver como os que eram feitos antigamente. Portanto, é uma mais valia para as novas gerações estarem a par de alguns dos benefícios e características deste tipo de pavimento quando pensarem em renovar a sua casa. As suas vantagens destacam-se pela característica antideslizante à resistência à humidade e à sua simples manutenção. Procura uma mudança no chão de sua casa? 

Úteis para renovações sem ganhar espessura 

Os pisos de vinil podem ser usados em qualquer divisão da casa, mas a sua instalação é especialmente interessante sobre outros tipos de pavimentos pré-existentes o que facilita bastante a mudança. O facto de não se ter que retirar o piso anterior faz poupar não só dinheiro, mas tempo. Se o pavimento não estiver nivelado, isso sim, deverá fazer-se primeiro um autonivelamento mas após basta colocar por cima (com cola ou autoadesivo) com cuidado para não ganhar espessura. 

Tipos de pisos de vinil 

Quanto à sua composição, podemos encontrar pisos de vinil homogéneos que são compostos por uma ou mais camadas da mesma natureza, ou os heterogéneos, com várias camadas de composições distintas. Aliás, estes pisos podem ser também contínuos, em rolos (de 2 a 4 m de largura) ou azulejos quadrados ou rectangulares de medidas distintas. A grossura pode variar entre os 2-5mm.

Novas texturas e acabamentos

Os novos pisos de vinil imitam perfeitamente qualquer material como madeira com os seus veios ou, pedra, conseguindo texturas bastante realistas que se tornam muito difícil distinguir se se trata mesmo de material verdadeiro. Com a vantagem, isso sim, do preço ser bastante mais reduzido, a facilidade de colocar e ser de simples manutenção. Parece mentira o realista que estes novos tipos de piso chegam a ser. 

Perfeitos para mudar a cozinha

O piso de vinil é bastante resistente à água e à humidade. Por isso se torna uma opção ideal para a renovação de uma cozinha. Coloca-se de uma maneira muito rápida e fácil, quase sem ser preciso obras e dá um acabamento perfeito nas cozinhas. Adaptam-se a qualquer tipo de suporte e vem preparado para ser instalado directamente. É uma opção muito higiénica e resistente a arranhões. 

Uma boa opção para a casa de banho 

Igual à cozinha, como estes pisos são muito resistentes a condições de humidade muito extremas e também antiderrapantes faz com que os pisos de vinil sejam uma opção ideal para renovar uma casa de banho. Para além de ser uma das opções mais baratas, é uma excelente ideia na hora de renovar alguma divisão, pois a sua pouca espessura quase no cria desnível e se pode colocar por cima de azulejos antigos. 

Perfeitos para quartos infantis

Pisos de vinil também são boas opções para quartos de crianças pois a sua composição impede o crescimento de fungos e bactérias como também a acumulação de ácaros. Também, pode-se colocar vinil com uma camada extra de amortização, que resulta lindamente para suavizar as quedas dos mais pequenos lá em casa. 

Aptos para piso radiante

O aquecimento de piso radiante é uma das melhor alternativas de aquecimento a planear numa renovação. Muitas vezes instala-lo condiciona um pouco o pavimento e o vinil é dos poucos que se pode colocar por cima do piso existente. Ao tratar-se de um excelente condutor de calor, é feito de um material adequado para instalar sobre refrigeração ou aquecimento por piso radiante. 

Montagem simples

Para se colocar é necessário que seja sempre sobre um piso liso e nivelado e pode-se optar por cola ou autoadesivo que vem incorporado no próprio rolo ou azulejo. Nesse caso, é preciso retirar o papel protector e pegá-lo à superfícies. É fácil de manusear, mas é sempre melhor recorrer a um profissional para garantir a melhor forma de combinar com as paredes e o melhor acabamento. Há também sistemas com montagens das peças em “click” que garantem uma maior estabilidade ao adicionar uma espuma especial entre o solo existente e o vinil. 

Durabilidade e fácil manutenção 

A camada superior de poliuretano protege os pisos de vinil face à sujidade e possíveis arranhões e o seu desgaste é inferior à maioria dos pavimentos. Para limpar os pisos de vinil também é bastante fácil, com pano ou esfrega ligeiramente húmidos com água morna (nunca com solventes) e deixá-lo secar ao ar. Os seus fabricantes garantem uma durabilidade entre 20 e 25 anos. 

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo.“Pisos de vinil: uma opção rápida e económica”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/pisos-de-vinil-uma-opcao-rapida-e-economica


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code