Parquet de madeira ou laminado? Vantagens de cada um deles

A escolha do piso é uma escolha importante. Nem todos os materiais possuem as mesmas características e vantagens. Assim, dependendo de fatores como a extensão, o clima ou o uso que se lhe dê, os materiais serão mais ou menos bem-sucedidos. No entanto, há sempre tendências que marcam uma posição forte e a madeira é uma delas. Nunca sai de moda, dá uma presença cálida e um toque acolhedor, quase instantaneamente. Agora, é melhor colocar um parquet de madeira ou um piso laminado? Vamos falar um pouco das vantagens de cada uma deles para poder decidir o que colocar em casa.

Vantagens do parquet de madeira

A madeira é um dos materiais mais utilizados na construção e no design de interiores. A sua elegância é indiscutível e conta com uma série de vantagens que talvez o possam convencer, instantaneamente. são elas:

  • A estética da madeira. A madeira natural conta com muitos tons variados e uma beleza incrível.  O desenho das peças nem sempre coincide, tendo pequenas diferenças na forma dos nós ou veios, isso dá ao piso uma personalidade devastadora. 
  • Um material muito isolante. Não caiamos no erro de pensar que isso só é utilizável em sítios com frio extremo. Nos lugares quentes, a madeira também isola o interior das altas temperaturas externas, fazendo com que a temperatura fresca, fique dentro de casa. 
  • Um caminhar confortável. A madeira natural tem um caminhar tão agradável, que mesmo andar descalço é maravilhoso. É um material acolhedor no que respeita a estética, mas também sob os nossos pés. Agradável ao toque e ao andar. 
  • Um piso muito higiénico. Não menos importante é que a madeira é um material higiénico. Não acumula ácaros de poeira ou alergénicos. 
  • Grande durabilidade. É verdade que o piso de madeira é delicado. Não obstante, um bom parquet de madeira natural poderá remodelar-se com o passar do tempo (se ficar deteriorado). Tão fácil como pisá-los. Isso faz com que sejam pisos que podem durar muitos e muitos anos. Apenas necessita de manutenção adequada.

Vantagens dos pisos laminados

Os pisos de madeira ficam bem, mas se prestar atenção, os pisos laminados vão ganhando, pouco a pouco, terreno a este material –  o motivo? Também contam com uma grande lista de vantagens, que, ao que parece, convencem. 

  • Um preço mais baixo. Isso já é, por si só, motivo mais do que suficiente para apostar neles; e, certamente, dá muito jeito economizar um pouco para investir noutra área da casa. 
  • Facilidade de instalação. Pelo menos muito mais fáceis do que os pisos de madeira, que exigem mais tempo e dedicação. Normalmente, são instalados através de um sistema de encaixe. Simples e sem ter que remover o pavimento original. Simplesmente com nivelá-lo é suficiente. Isso reduz muito o preço final da aplicação 
  • Ampla variedade de cores. A madeira é elegante e acolhedora. O piso laminado que imita esta elegância, mas, além disso, obtém os modelos mais variados. Por ser um material sintético, é fácil de encontrar em muitas cores, texturas e acabamentos. 
  • Um piso muito resistente. Sim, o piso laminado é resistente ao desgaste e ao impacto. Além disso, resistem à humidade e à água muito melhor do que a madeira, pelo que a manutenção se reduz muito. E sim, é totalmente possível colocar um soalho laminado em divisões como a casa de banho ou a cozinha.

Inconvenientes dos pisos de madeira

Para poder escolher entre um e outro, não precisará só saber as vantagens. Também é importante avaliar as desvantagens. Por exemplo, a madeira conta com as seguintes desvantagens:

  • Um preço elevado. O preço do parquet de madeira é elevado. É elevado o material e é elevado o preço da sua colocação. Quanto mais quantidade de madeira tenham as lâminas, mais caras serão. 
  • Delicado. Apesar de ser um piso duradouro (pode-se pisar e fica como novo) a madeira é delicada. Tem que ter cuidado na hora de limpá-la, pois não tolera a humidade como o laminado, e, além disso, é bastante vulnerável a choques, arranhões e exposição solar. 
  • Suscetível de fazer barulho. Nem sempre e depende de fatores como a colocação ou o clima, mas a madeira pode chegar a fazer barulho. As peças são fracas e podem absorver o pisar, resultando no ranger – o melhor? Isolá-la, usando tapetes.

Desvantagens do piso laminado

Sim, embora pareça difícil, um chão tão maravilhoso como o laminado também pode contar com algumas desvantagens. 

  • Nunca será madeira. Parece óbvio, mas não é. Dissemos que imita muito bem a madeira, mas nunca será como esta. Lembre-se de que a madeira tem veios, nós e as suas alterações de tonalidade. Embora o piso laminado a imite com bastante precisão, neste momento é complicado encontrar um modelo que seja exatamente igual. 
  • Sujeito a modas. Os pisos laminados mudam muito de acordo com as modas. A procura é que manda. Portanto, com o passar do tempo, será mais difícil encontrar peças de reposição para nosso piso, pois muitas vezes deixam de as fabricar. 
  • A sua reparação é mais complicada. Enquanto os pisos de madeira se podem pisar e ficam como novos, os laminados não. Corrigir juntas, peças lascadas ou húmidas, requer imediatamente a substituição, pois não é possível reparar nem lixar.

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo.“Parquet de madeira ou laminado? Vantagens de cada um deles”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/parquet-de-madeira-ou-laminado-vantagens-de-cada-um-deles


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code