O que precisa de saber para escolher a sua casa? – Parte 2 de 5

Finalidade da Casa

A finalidade da habitação é o factor determinante do tipo de imóvel que se escolhe para comprar. Consoante seja para viver em permanência, para passar férias ou fazer escapadelas ou mesmo para arrendar, os objectivos a que se destinará a casa em muito influenciarão o tipo de imóvel escolhido.

Vidór---Rede-Display-Lonas-Amieira.png

• Habitação Própria Permanente

Esta é a casa onde o proprietário e a respectiva família irão morar em permanência e estabilizar o seu centro de vida familiar. Na escolha da habitação na qual se vão passar muitos e bons anos (onde se criarão as melhores memórias com os amigos e a família) pesarão certamente factores como as acessibilidades – nomeadamente a proximidade de redes de transportes ou de autoestradas, o bairro em si (todos idealizamos o sítio onde gostaríamos de residir) e a quantidade de serviços e de comércio local que existem nas redondezas (escolas, hospitais, supermercados e afins).

• Habitação Própria Secundária

Trata-se nada mais, nada menos do que a segunda casa de um proprietário e da sua família que não é destinada a arrendamento. A habitação própria secundária é, no fundo, a chamada “casa de férias”, afigurando-se normalmente como uma residência no campo, na praia ou na montanha onde se está ocasionalmente (em férias, aos fins de semana e em épocas festivas). A segunda casa é geralmente o refúgio da família, privilegiando-se a tranquilidade e a beleza paisagística da zona envolvente como factores de procura.

• Habitação para Investimento

A habitação para investimento diz respeito à casa que é adquirida com o objectivo de ser colocada para arrendamento, servindo assim como uma fonte de rendimento para o proprietário. Na busca por um imóvel cujo destino seja este, normalmente os proprietários procuram sobretudo zonas turísticas e centros urbanos onde a procura de arrendamento é mais frequente com vista a rentabilizarem bem o seu investimento.

 

→ Consulte aqui a parte 1 de 5 deste nosso artigo

 

Este conteúdo é uma reprodução do e-book “Guia Completo para Poupar na Compra de Casa – 2018” desenvolvido pelo ComparaJá.pt em parceria com o Imovirtual. Pode fazer o download do mesmo através do seguinte link: http://bit.ly/2wTkFwX

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code