O melhor tipo de tinta para cada divisão da casa.

Saber qual é o melhor tipo de tinta para cada divisão da casa é essencial e vai muito além da cor. A escolha certa do tipo de tinta pode poupar-lhe várias dores de cabeça, quer em trabalhos de manutenção futuros, quer na durabilidade e proteção do espaço. Neste artigo, vamos de divisão em divisão e dizemos-lhe qual o melhor tipo de tinta para a casa, tendo em conta estes 5 fatores:

• Rendimento;

• Poder de cobertura;

• Resistência à lavagem;

• Tempo de secagem;

• Durabilidade.

Melhor tipo de tinta para o hall de entrada

Mais do que a porta e o cartão de visita da sua casa, o hall é a porta por onde tudo entra, desde os sapatos sujos, aos guarda-chuvas molhados, às patas do cão cheias de terra… Logo, e apesar de ser uma pintura de interior, é importante escolher para a entrada uma tinta que seja resistente.

A nossa dica é que opte pelas tintas acrílicas, sendo que pode escolher entre os acabamentos:

• Fosco: Apesar de menos resistente à limpeza, disfarça bem as imperfeições;

• Acetinada: Apresenta um brilho discreto;

• Semibrilho: É muito brilhante. Por isso, antes de pintar a parede, esta tem de estar impecável e sem qualquer imperfeição. Caso contrário, este tipo de tinta acabará por as deixar em evidência.

Solúvel em água, as tintas acrílicas podem ser usadas em camadas finas e grossas. Fáceis de aplicar, secam rapidamente e têm um cheiro pouco intenso. Além disso, são muito fáceis de limpar: só precisa de usar um sabão neutro!

Melhor tipo de tinta para a sala

Também aqui lhe recomendamos o uso de tintas acrílicas. Aproveite o facto de existirem tintas de diversas cores para dar o ambiente que procura à sua sala, tornando-a num espaço aconchegante, mas também ideal para receber as visitas. 

E já agora, por que não? conjugar diferentes cores, criando uma parede de destaque ou até recorrer ao papel de parede ou à decoração do teto? Além disso, não se esqueça que pintar a sala se resume às paredes! Estenda a sua criatividade aos tetos, ao chão da sala e até à pintura de móveis!

Melhor tipo de tinta para a cozinha

Como deve imaginar, de todas as divisões da casa, a cozinha é a que mais apresenta desafios na hora de escolher o tipo de tinta. Por um lado, porque há uma diversidade de materiais na cozinha (tampos de madeira, bancas de mármore, etc.); depois, porque devido à sua funcionalidade precisa de algo resistente (também aos cheiros), fácil de higienizar e que lhe permita remover as gorduras facilmente. 

Assim sendo, aconselhamos-lhe a optar pela tinta epóxi. Este tipo de tinta foi criado especialmente para cobrir superfícies, como pisos e azulejos. Bastante resistente, a tinta epóxi pode ser lavada facilmente e tolera bem o uso de produtos químicos. Por esta razão, esta é das tintas mais usadas para pintar cozinhas e casas de banho.

Melhor tipo de tinta para a casa de banho

Devido à humidade, a casa de banho é uma divisão propícia para o aparecimento de fungos e de manchas de humidade. Logo, é importante prevenir. Isso significa investir numa tinta mais potente e resistente, como a epóxi. Não se esqueça que o barato sai caro. Por vezes, vale a pena gastar um pouco mais para poupar a longo prazo!

A nossa dica é que para pintar a casa de banho, opte por tintas anti fungos e anti humidade. Atualmente tem inclusive opções de tintas em acetinado e mate, que são facilmente laváveis e funcionam bem no combate aos fungos e ao bolor na casa de banho.

Melhor tipo de tinta para o quarto

Para pintar o quarto, pode optar por tintas látex. Fáceis de aplicar, este tipo de tinta funciona bem em paredes interiores, pois não estão expostas a agressões do exterior. 

Contudo, se tiver imperfeições na parede, não use tintas brilhantes. Caso contrário, em vez de disfarçar os defeitos, acabará por realçá-los. Aliás, tenha isto sempre em conta: se a divisão que pretende pintar apresenta estragos, como fissuras ou rachas, pintar por cima não vai resolver o problema. Pelo contrário, pode até evidenciá-lo. Assim sendo, confira sempre se não precisa de fazer outros trabalhos de reparação.

Assegure-se também que a tinta para o quarto não apresenta um odor forte e que seca rapidamente.

Melhor tipo de tinta para exteriores

Para a pintura de exterior, é essencial que escolha uma tinta adequada às condições climatéricas do local onde vive. Assim sendo, para o exterior o melhor é comprar tintas 100% acrílicas, pois duram mais e resistem bem ao sol e às chuvas. 

Atualmente, existem mesmo tintas criadas especialmente para ambientes exteriores, podendo até optar por tintas reparadoras – como as tintas Elásticas – que permitem recuperar e reparar fendas nas fachadas exteriores.

Este conteúdo é uma reprodução do Habitissimo.“O melhor tipo de tinta para cada divisão da casa″. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link:

https://projetos.habitissimo.pt/projeto/o-melhor-tipo-de-tinta-para-cada-divisao-da-casa?utm_source=newsletter-Part&utm_medium=email&utm_campaign=Habitissimo-Particulares-PT-02-MAR-2021&utm_content=pi


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code