Não tem climatização em casa? Saiba como manter a casa fresca no verão!

Durante o período do verão existem muitas casas que por diversos factores como a exposição solar, construção ou localização fazem com que as mesmas se tornem muitos quentes, por esse motivo hoje vamos dar 5 dicas para que possa manter a casa fresca durante o verão.

  • Evite o contacto direto com o sol

Durante as horas de maior calor, evite os contacto do sol com o interior da habitação e por isso feche todas as janelas e persianas. Procure, apenas, manter as mesmas abertas nas primeiras horas da manhã (até perto das 10 horas) e ao fim do dia, a partir das 19 horas quando o sol perde a força do calor e ajuda a circular o ar e refrescar o interior.

  • Procure pontos para corrente de ar

Este é dos truques mais antigos, mas o que efetivamente pode resultar melhor, na sequência da dica anterior, ao fim do dia quando abrir as janelas, procure pontos estratégicos para a fazer correr o ar, por exemplo abrir duas janelas em pontos opostos da habitação.

  • Evite a utilização do forno e outros equipamentos electrónicos

Durante o verão e sobretudo nos dias mais quentes, evite a utilização do forno, caso pretenda manter uma temperatura agradável no interior da casa. Isto porque, o forno trabalha com temperaturas muito elevadas e que naturalmente fazem com que a habitação também aqueça. Outro ponto importante são os equipamentos eletrónicos como a televisão e computador que aquecem naturalmente com a sua utilização e transmitem calor.

  • Usufrua da natureza

A natureza, nomeadamente plantas e flores nos interiores podem trazer benefícios, tais como no verão que ajudam a refrescar o interior, uma vez que ajudam a humedecer o ar. É necessário escolher as plantas adequadas, como as Cróton, Palmeira-Leque, Suculentas ou Peperômia, visto que nem todas se adaptam aos interiores.

  • Cores claras

As cores claras, sobretudo o branco, retém menos luz e menos calor e por isso durante o verão esta é uma cor que deve ser predominante em oposição aos tons mais escuros e/ou coloridos que retém a luz e o calor. Procure utilizá-la na decoração, pintura exterior e interior ou até mesmo nas roupas.

Estes são os nossos truques favoritos, na ausência de ar condicionado ou ventoinha, para manter a casa fresca durante os dias mais quentes. Qual o seu?

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo.“Não tem climatização em casa? Saiba como manter a casa fresca no verão!”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/nao-tem-climatizacao-em-casa-saiba-como-manter-a-casa-fresca-no-verao


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code