Manutenção da casa: Cuidados a ter (sempre) em conta!

Quando se é proprietário, são muitos os cuidados de manutenção da casa a ter em conta. Muitas vezes, temos de admitir, são tarefas maçadoras, mas muito importantes para a preservação e conservação do imóvel. Aliás, para manter o valor de mercado do imóvel, uma boa manutenção é mesmo essencial!

Tendo isto em conta, resumimos alguns cuidados para manter a casa que deverá considerar. Para facilitar, reunimos vários conselhos em função de cada área ou funcionalidade a tratar. 

Água e canalização

Muitos danos numa casa são causados devido a problemas relacionados, como a fugas no telhado ou infiltrações. Como é melhor prevenir do que remediar, lembre-se sempre de:

• Certificar que as calhas estão desentupidas, para evitar problemas de escoamento;

• Igualmente importante é confirmar que a caixa de escoamento está direcionada para longe. Quando estão demasiado encostadas às paredes, por exemplo, acabam por danificá-las;

• Se tiver uma bomba na fossa, certifique-se que o flutuador funciona e que ativa automaticamente a bomba;

• Cuidar dos canos, limpando-os e desentupindo-os com regularidade. Para isso, aconselhamos-lhe também a usar filtros nos ralos dos lavatórios e do lava-loiça;

• Fazer uma manutenção de autoclismo regular;

• Inspecionar fugas de água ou problemas de ferrugem no sistema de aquecimento da água. Isto é válido para pequenos problemas como uma torneira, como para algo mais complexo, como um cano roto. Não adie este tipo de conserto, pois facilmente se transformam em problemas maiores – e mais dispendiosos! Já para não falar do gasto extra na conta da água;

E muito importante, a melhor altura para fazer alguns destes trabalhos de revisão será antes do outono/inverno. Deste modo, estará preparado para a época das chuvas e os danos serão menores – ou inexistentes.

Chão, paredes e teto

Para um bom trabalho de manutenção da casa é essencial cuidar da sua estrutura. Isto não significa apenas pintar as paredes. Além da parte estética, pintar a casa inclui também a reparação de fissuras, assim como a limpeza das paredes. Por isso, é considerado um serviço de manutenção tão importante, que deverá levar a cabo (pelo menos) uma vez por ano.

Também o chão e as paredes merecem ser cuidados. Para uma boa manutenção, use os produtos próprios para a sua limpeza e em função das características do chão poderá ter alguns cuidados extra. Por exemplo, um chão de madeira deverá ser envernizado pelo menos uma vez por ano.

Cuidar do telhado

Quanto ao telhado, aconselhamos-lhe a contratar uma empresa que todos os anos faça um diagnóstico do estado do telhado. Esse tipo de diagnóstico é ideal para fazer uma avaliação completa ao estado das telhas e das calhas, mas também para prevenir futuros problemas como a chaminé, infiltrações, etc.

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo. “Manutenção da casa: Cuidados a ter (sempre) em conta” Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/manutencao-da-casa-cuidados-a-ter-sempre-em-conta


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code