Juros do crédito à habitação sobem pelo segundo mês – mas continuam abaixo de 1%

Subida na taxa dos empréstimos da casa, em julho, foi motivada pela evolução registada nos novos contratos celebrados nos últimos três meses.

Os juros implícitos do crédito à habitação voltaram a aumentar, pelo segundo mês consecutivo, em julho. No entanto, apesar desta tendência, os juros dos empréstimos da casa mantêm-se abaixo de 1%. No conjunto dos contratos, a taxa implícita subiu para 0,950%, um valor superior em 1,8 pontos base face ao valor apurado em junho, tal como mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta quinta-feira, dia 20 de agosto de 2020.

A subida foi motivada pela evolução registada nos novos contratos de crédito celebrados nos últimos três meses, empréstimos onde as taxas implícitas do crédito aumentaram de 0,9% para 0,969%, em julho. Ainda segundo o INE, nos créditos para o destino de financiamento aquisição de habitação, o mais relevante no conjunto do crédito à habitação, a taxa de juro implícita para o total dos contratos subiu para 0,966% (mais dois pontos base face a junho).

O valor médio da prestação vencida, tendo em conta a totalidade dos contratos, desceu dois euros, para 226 euros. De acordo com o INE, a grande fatia do pagamento (81%, ou 183 euros) corresponde à amortização de capital, sendo os restantes 43 euros (19%) referentes pagamentos de juros. Nos contratos celebrados nos últimos 3 meses, o valor médio da prestação subiu para 286 euros.

Por outro lado, o capital médio em dívida para a soma dos contratos continua a subir, já há vários meses. Em julho, subiu 77 euros face ao mês anterior, para os 54.203 euros. Quanto aos contratos celebrados nos últimos 3 meses, o montante médio do capital em dívida foi 109.242 euros, mais 782 euros que em junho.

Este conteúdo é uma reprodução do Idealista News.“Juros do crédito à habitação sobem pelo segundo mês – mas continuam abaixo de 1%”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://www.idealista.pt/news/financas/credito-a-habitacao/2020/08/20/44351-juros-do-credito-a-habitacao-sobem-pelo-segundo-mes-mas-continuam-abaixo-de-1


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code