Jardins interiores: saiba como fazer o seu de forma rápida e fácil

Não precisa de ter um espaço exterior para ter um espaço verde em casa. Anote as nossas sugestões de jardins interiores, inspire-se e crie o seu.

Não é por viver num apartamento sem varandas ou terraço ou sem jardim que deve desanimar e achar que elementos verdes e naturais não têm lugar no seu lar. Nada disso! São imensas as ideias e inspirações de jardins interiores que pode perfeitamente aplicar em sua casa e que não vão ficar a dever nada a qualquer espaço exterior.

Confira algumas sugestões e dicas que reunimos especialmente para si!

7 ideias simples e baratas para construir os seus jardins interiores

A presença de um jardim interior na decoração de uma casa ou apartamento é uma tendência cada vez mais acentuada, até porque são cada vez mais as pessoas que vivem em apartamentos.

O contacto direto com a Natureza é muito importante e há sempre imensas vantagens associadas ao facto de ter plantas dentro de casa. O próprio estado de espírito de uma pessoa fica mais leve e alegre. Já para não falar do facto de existirem várias espécies que ajudam a purificar o ar.

1. Cantinho de pedras e plantas

Uma das ideias de mais fáceis e rápidas de implementar é um cantinho de pedras e verdes. Não tem mesmo nada que saber! Basta escolher um canto que não perturbe a passagem, delimitar com o material que quiser (ripas de madeira, tijolo ou até simplesmente uma calha), encher essa zona de pedras brancas ou castanhas ou rosa e depois terminar com uns vasos e umas plantas bem bonitas.

2. Jardim vertical

Uma outra forma de construir o seu próprio jardim interior e não utilizar muito espaço, será através da criação de um jardim vertical. Como fazê-lo? É muito fácil! Pode optar por comprar uma estrutura já previamente construída e pronta a aplicar ou pode fazer os seus próprios suportes (recorrendo a paletes, material reciclado ou outro).

Depois, é só encher com terra, substrato e com as suas flores e ervas aromáticas de eleição! Garanta apenas que a luz que este espaço recebe é suficiente para que essas plantas cresçam de modo saudável.

3. Aproveitamento do vão de escadas

Sabe aquela zona por baixo das escadas que não serve propriamente para nada? Pois agora vai passar a servir: é ideal para um dos seus jardins interiores! Caso seja um espaço com muito pouca luz, o ideal será recorrer a plantas artificiais.

Se houver bastante luz, pode arriscar em plantas naturais, idealmente as mais indicadas para ter dentro de casa (orquídeas, espadas de São Jorge, suculentas, Yucas, entre outras).

4. Aposte em iluminação natural e artificial

Se quer dar aquele upgrade ao seu jardim interior, nada como uma bela iluminação em redor. Escolha, se possível, uma zona que tenha bastante luz natural. Ao fazê-lo, vai cumprir com dois objetivos: assegurar que as plantas vivem mais tempo e tornar a zona mais bonita e apelativa.

Além disso, pode também apostar em iluminação artificial, o que à noite torna o espaço quase mágico – umas calhas de luzes LED, por exemplo, são uma excelente opção.

5. Jardim interior para relaxamento

E que tal aproveitar o seu jardim interior para apelar à meditação e relaxamento? Se colocar neste espaço uma fonte de água corrente, vai imediatamente ser direcionada para uma zona mental mais calma e serena e pode aproveitar esse espaço para relaxar ao final de um dia mais stressante.

6. Jardim suspenso

Uma outra alternativa que pode perfeitamente testar é a criação de um jardim suspenso. E é muito fácil! Escolha uma zona da casa onde seja possível aplicar uns ganchos no teto. Depois, aplique umas garrafas de vidro, umas latas ou outro recipiente que mais gostar e encha-os de terra e plantas. Cenário maravilhoso criado em pouco tempo!

7. Torne a sua cozinha mais verde

Finalmente, uma sugestão um pouco diferente do habitual, mas que, acredite, que fica bem trendy e elegante! Analise as dimensões da sua cozinha e se vir que existe alguma margem de manobra, crie uma zona de jardim, seja no chão, na parede, no teto ou até mesmo em prateleiras, a sua cozinha vai agradecer muito este apontamento verde.

Pode até juntar o útil ao agradável e plantar no jardim elementos que sirvam para utilizar na confeção dos seus pratos!

Este conteúdo é uma reprodução do E-Konomista “Jardins interiores: saiba como fazer o seu de forma rápida e fácil”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://www.e-konomista.pt/artigo/jardins-interiores/


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code