Iluminação da casa de banho: Tudo o que precisa de saber!

Confira algumas dicas sobre a iluminação da casa de banho para conseguir um espaço bem iluminado, mas também confortável e onde se sinta bem – e, claro, sem descurar a importância da eficiência elétrica.

Luz natural sempre

Para começar, se tem janela na casa de banho, tente tirar o máximo partido da luz natural. Numa divisão onde infelizmente as janelas são vistas como secundárias, por mais pequena que seja a janela, verá como é uma mais-valia – pela luz, mas também para arejar a casa de banho e deixar sair a humidade.

Não se esqueça que para tirar melhor partido da luz natural, a cor das paredes da casa de banho é um fator fundamental. Neste campo, nada melhor do que pintar a casa de banho de branco ou tons mais claros para melhor refletir a luz solar.

E se a sua preocupação é privacidade, pode sempre optar por instalar um vidro fosco, por exemplo.

Reguladores de intensidade

Por norma, para iluminar uma divisão inteira, a luz branca é sempre a melhor opção. Mais fria do que a luz amarela, este tipo de luz ilumina melhor.

Mas na hora de fazer a instalação elétrica da casa de banho, por que não instalar reguladores de luz? Deste modo, pode ir controlando os níveis de luz no espaço, contribuindo para um ambiente mais íntimo ou mais confortável, em função da sua preferência. Se tem janela(s) na casa de banho, um regulador permite-lhe também ir adaptando a luz em função do momento do dia, adaptando a luz exterior ao interior da divisão.

Iluminar zonas-chave

Além da luz principal, poderá instalar focos de luz em zonas-chave da casa de banho. Por exemplo, certamente gostará da ideia de ter uma luz direta mais potente junto a um espelho ou na área do lavatório para uma melhor visualização. 

Aliás, junto aos espelhos, considere instalar iluminação LED para uma visão mais natural do reflexo. Além disso, verá como a longo prazo acabará por poupar na conta da eletricidade.

Focos de luz na zona do banho são também uma preferência e cada vez mais usados, sobretudo em casas de banho tipo SPA. Aliás, pode sempre usar lâmpadas de diferentes tamanhos, colocando-as estrategicamente pela divisão de modo a criar jogos de luzes.

Luzes indiretas 

Sempre que pensamos em iluminação, pensamos em candeeiros e em lâmpadas penduradas no teto. Mas não tem de se limitar por estas opções! Focos de luz nas traseiras dos móveis, assim como dos espelhos e até no chão (junto à sanita, por exemplo) são outras ideias a considerar.

Este tipo de iluminação é, por norma, menos intenso, permitindo-lhe usar tons de luz mais amarelada. Logo, são uma boa opção para quem tem o hábito de ir à casa de banho durante a noite e não quer ser incomodado – nem despertado – pela luz.

Detetores de proximidade

Se a ideia anterior lhe chamou a atenção, então, vá mais longe! Ou seja, opte por instalar luzes com detetores de proximidade da casa de banho? Este tipo de luz acende-se sempre que alguém se aproxima e o tempo que fica acendido pode ser previamente determinado. O que significa também que não corre o risco de se esquecer da luz acesa – algo que se vai manifestar pela positiva na conta da eletricidade!

Iluminação também é decoração

Obviamente que a luz elétrica na casa de banho (ou em qualquer outra divisão) é essencial. Mas isso não significa que não deva negligenciar a parte estética. 

Estude bem a iluminação da casa de banho, de modo a distribuir as lâmpadas e a criar jogos de luz. Aposte também em candeeiros bonitos, colocados estrategicamente, de modo a combinar com a decoração escolhida para o espaço.

Luzes embutidas

Se procura opções mais práticas, as colocar luzes embutidas na casa de banho será a opção ideal para si. Ainda mais, devido à humidade, faz todo o sentido optar por luzes embutidas, usando focos de encastrar.

Nas novas construções, as luzes embutidas são cada vez mais usadas nas casas de banho precisamente por causa das consequências do vapor e da humidade. Este tipo de luz vem com uma proteção extra, tornando-as numa excelente escolha para esta divisão. Para muitos, este tipo de iluminação na casa de banho ajuda também a criar mais ambiente, dando um conforto extra ao espaço.

Também no espelho da casa de banho, optar por um com luz embutida, poderá ser uma boa opção para uma visão mais clara.

Eficiência energética

Por último, não podíamos terminar sem falar de sustentabilidade. Acreditamos que eficiência energética não é apenas uma “moda”. Por isso, faça escolhas eficientes e amigas do ambiente, como optar pela iluminação LED, por exemplo. Apesar da instalação ser muitas vezes mais cara, verá como a longo prazo acaba por compensar.

Este conteúdo é uma reprodução do Habilíssimo. “Iluminação da casa de banho: Tudo o que precisa de saber”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/iluminacao-da-casa-de-banho-tudo-o-que-precisa-de-saber


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code