Ideias que vão “dar gás” ao arrendamento da tua casa

Se 2020 é o ano em que te vai mudar para uma casa melhor, pondera arrendar o atual imóvel. É que, hoje, e em consequência do mais difícil acesso ao crédito, inúmeras pessoas põem de parte a compra e optam por alugar. Portanto, a oportunidade é boa para colocar o teu apartamento/casa neste mercado.

Há várias formas de maximizar o valor do imóvel – e logo da renda que pode cobrar. Claro que terá de investir para materializar técnicas/ideias, que vão do home staging às remodelações com obra -, tudo depende do estado do imóvel, e do orçamento disponível para os melhoramentos. 

Estudos internacionais apontam para rendas mais altas entre 15% a 20% no arrendamento tradicional, e, no de curta duração, uma casa que antes se vendia a 50 a 60 euros/noite passa a vender a 90 euros. 

Com o objetivo tornar a tua casa convidativa e elevar-lhe, ao máximo, o potencial, propomos 15 melhorias/ideias:

1. Alugá-la (bem mobilada) 

Atualmente, um apartamento mobilado tem maior procura do que um vazio, e permite maiores rentabilidades. No caso do alojamento temporário, de curta ou média duração, é mesmo impensável para o arrendatário comprar móveis e equipamentos de cozinha.

2. Paredes impecáveis

Está fora de questão pôr uma casa no mercado de arrendamento com furos, buracos, bolhas ou pregos. Antes de tudo há que repará-las na perfeição.

3. Duas demãos de frescura 

A pintura é mágica e tem sempre grande retorno. Duas demãos podem dar a exteriores e interiores datados um ar fresco, novo. Para arrendar rejeita as cores tendência este ano, são marcantes e, segundo os especialistas em imobiliário, o que se pretende numa casa – para vender/alugar – é despersonalizar para que encaixe no gosto da maioria das pessoas. Logo, os tons neutros continuam a ser o que foram: uma base para cada um, decorar a gosto.

4. Mudar o piso 

O ideal é mesmo renová-lo já que é das coisas que, a par das paredes, mais salta à vista do visitante. Opta por nada de muito impactante. Em arrendamentos baratos, podes usar o vinil em toda a casa, ou centrar-te em áreas chave. Mensalidades mais generosas justificam um soalho flutuante de madeira clara.

5. Tecnologia em casa 

Adiciona alguma, pode ser um fator que faz desequilibrar a balança no processo de escolha. Os lusos dão uma importância crescente ao wi-fi e Portugal atrai cada vez mais estudantes estrangeiros que buscam arrendamento de qualidade. Produtos soundtouch wi-fi têm como objetivo levar música a toda a casa, sem fios e sem complicações, e serão um elemento distintivo marcante.

6. Aposta num elemento central 

Uma bicicleta pasteleira como parte da estrutura base de uma mesa/balcão de cozinha por exemplo (já vimos numa loja de velharias e curiosidades). Em zonas urbanas estes traços que marcam a diferença (face a outras opções) serão apreciados e facilitadores do arrendamento já que aumentam o apelo emocional do espaço. Usa apenas um destes elementos na casa.

7. Renova (mesmo!) a cozinha… 

Substituir os, já fora de moda, armários da cozinha por soluções em conta e modernas – incorporando os eletrodomésticos – é mandatório. Adiciona um backsplash na parede entre o balcão e os armários superiores; sai barato, decora, e é útil tornando esta área à prova de salpicos.

8. … e a casa de banho 

Loiças de wc muito gastas, paredes revestidas com azulejos e frisos dos eighties, não atraem a maior parte dos potenciais compradores – que preferem uma casa de banho com aspeto a estrear. Daí esta renovação ser tão importante. Muda loiças, revestimentos, e se o budget não chega para renovar parede e chão há sempre a tinta de azulejo e a tinta para mosaico- mas convém que seja aplicada por quem sabe para não saltar.

9. Espaço de escritório flexível 

Trabalhar ou estudar em casa, remotamente, é cada vez mais comum. Ora, como a partir do sofá não será eficaz, transforma uma divisão, ou parte de um open space num espaço flexível, um escritório/quarto, ou escritório/closet, que permita mudanças rápidas entre o espaço vivo diário e o local de trabalho/estudo (podes colocar por exemplo uma cama de Murphy, abatível).

10. Investe na porta da frente 

É mais um pormenor, mas pode impulsionar o apelo ao arrendamento. Contrata alguém que lhe dê um bom trato (lixar, pintar com tinta brilhante ficará logo com muito bom ar), especialmente se estiver em mau estado. Substituí a maçaneta.

11. Atualiza os aparelhos 

É facilitador do arrendamento oferecer uma casa pronta a habitar com equipamentos já incluídos. A amplitude da atualização destes equipamentos de uso corrente (micro-ondas, máquinas de lavar) deve depender do contrato de arrendamento em questão – o seu prazo, e o valor da mensalidade.

12. Novos dispositivos elétricos 

Mudar interruptores (cheios de dedadas habitualmente), tomadas, caixas elétricas não é muito dispendioso e dá um ar novo do apartamento; só precisas de um eletricista credenciado para este melhoramento. Vai ter impacto, sobretudo em apartamentos com 20, 30, 40 anos.

13. Trata das janelas 

Se o investimento (elevado) em novos caixilhos e janelas está fora do teu budget – para este home staging para melhor arrendar-, opta, pelo menos, por mandar calafetá-las e pintar, os caixilhos interiores, de uma cor clara para dar dimensão à janela ou à portada. Faz o possível para deixar o frio e o calor, bem como o barulho, do lado de fora aquando da visita do potencial inquilino.

14. Pequenos arranjos, grandes resultados 

Obrigatório: arranjar/trocar a maçaneta da porta estragada, a torneira que pinga, a luz fundida da dispensa, o armário que não fecha devidamente. A casa tem de funcionar a 100 por cento quando o potencial arrendatário transpuser a porta da rua. 

15. Limpeza imaculada 

É mais do que fundamental. Para conseguir arrendar depressa e bem, a casa tem que estar impecavelmente limpa – com chão, janelas, bancada, casa de banho a brilhar – tudo arrumado.

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo.“Ideias que vão “dar gás” ao arrendamento da tua casa”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/ideias-que-vao-dar-gas-ao-arrendamento-da-tua-casa


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code