Está pronto para comprar casa? Responda a estas 7 perguntas

Será que está mesmo pronto para comprar casa? Conheça as questões que deve fazer a si próprio antes de dar este grande passo.

A vida muda constantemente e evolui. Com isso, novos projetos e novos objetivos vão sendo criados, entre os quais tentar perceber se está pronto para comprar casa.

Afinal, este é um dos passos mais importantes que se dá na vida, por toda a responsabilidade e compromisso financeiro que tal ação exige.

Seja sozinho ou acompanhado, comprar casa exige-lhe mais custos mensais que vão muito além do pagamento do empréstimo bancário: contas de luz, água, gás e audiovisual; aquisição de aparelhos eletrodomésticos e de material decorativo; subscrição de seguros relacionados com a habitação e o recheio da mesma.

E, claro, ter sempre em atenção que os imprevistos acontecem, sejam avarias, acidentes ou problemas de saúde, e que deve ter um fundo de maneio para essas ocasiões.

7 questões a fazer para saber se está pronto para comprar casa

Tornar-se proprietário de um imóvel é um grande salto financeiro. Atente a estas questões antes de tomar uma grande decisão.

1. Procura independência?

Se na sua cabeça reina a questão “Estarei pronto para comprar casa?”, a questão da independência será um dos principais sinais de que precisa de ter o seu próprio espaço.

Se já não faz sentido para si partilhar casa com familiares ou amigos e procura ter o seu cantinho, ou se sente que a sensação de aprisionamento começa a afetar o seu quotidiano e a sua felicidade, comece a pensar seriamente em dar este grande passo.

2. Tem uma situação profissional estável?

Se atingiu, finalmente, alguma estabilidade profissional ou se já há alguns anos sente que, financeiramente, consegue desfrutar de alguma estabilidade; se o seu salário lhe permite um investimento grande ou se conseguirá pagar parcelas todos os meses sem se sentir com “a corda ao pescoço”, então, talvez esta seja a altura ideal para dar este passo, adquirindo a sua própria casa.

Se, por outro lado, tem um bom emprego e algumas economias de parte, a parte mais difícil está também superada. Assim sendo, comece a fazer a sua pesquisa, pois a casa dos seus sonhos pode estar à sua espera.

3. Pretende ter a sua própria família?

Se planeia casar ou está prestes a fazê-lo, se quer constituir família e quer ter o seu espaço, o melhor mesmo é ter uma casa própria.

Algumas famílias passam a vida a pagar um aluguer e, ao fim de alguns anos, arrependem-se de não terem investido num imóvel próprio. Por isso, se quer constituir família, talvez seja o momento em que não terá dúvidas de que está pronto para comprar casa.

4. Tem um bom pé de meia?

Embora a situação profissional estável conte muito, um bom pé de meia é o que vai precisar para poder fazer um bom investimento inicial.

Pode, claro, recorrer a um empréstimo, contudo, nos dias que correm, seria um luxo conseguir evitar pedir dinheiro emprestado e dar uma boa entrada com a “fortuna” que já acumulou e ir pagando parcelas mensais.

Adquirir um imóvel é uma grande decisão na vida de qualquer pessoa, pelo que deve estudar as possibilidades e planear financeiramente este passo.

5. Tem muitas dívidas?

Digamos que ganha dinheiro suficiente para comprar uma casa e fazer os pagamentos mensais. Também precisa considerar qualquer outra dívida que possa ter. Dica: se todos os seus cartões de crédito estiverem com o limite máximo, deverá controlar essas contas antes de comprar casa própria.

Os credores normalmente desejam que a carga total da dívida (que inclui o pagamento potencial da hipoteca) seja inferior a 36% da sua receita bruta.

6. Sabe que tipo de casa quer?

Apartamento ou moradia? Duplex ou não? De quantos quartos e quantas casas de banho precisa?

Cada pessoa tem as suas próprias considerações únicas no que às necessidades, capacidade de manutenção e responsabilidade diz respeito. Atente às mesmas antes de avançar com o processo de comprar.

7. Vai mudar de cidade brevemente?

Se não sabe o que o futuro que lhe reserva e existe alguma incerteza sobre ele, então este poderá não ser o melhor momento para comprar uma casa.

Dicas para comprar casa

Se depois de responder às questões para saber se está pronto para comprar casa conseguiu chegar a uma conclusão e está mesmo decidido a adquirir habitação própria, então desejamos-lhe boa sorte e deixamos ainda alguns conselhos importantes.

Inicie a sua pesquisa antecipadamente

Assim que puder, comece a ver sites imobiliários, jornais e revistas que possuem listagens de imóveis. Anote os imóveis em que está interessado e veja há quanto tempo elas permanecem no mercado. Além disso, deve ainda estar atento a quaisquer alterações nos preços solicitados.

Saiba quanto pode gastar

O mercado imobiliário está altamente inflacionado, fruto do aumento da procura, pelo que verá valores que poderão ser bem assustadores. Como tal, deve perceber junto de diferentes entidades bancárias que disponibilizam o serviço de crédito à habitação qual o seu teto máximo e procurar casas até esse valor.

Consiga uma pré-aprovação de crédito

Antes de começar a procurar uma casa, certifique-se de que tem uma pré-aprovação de crédito, de modo a acelerar o processo e não correr o risco de perder a casa dos seus sonhos.

Esta é uma etapa bastante exigente e que pode mudar por completo os seus planos para comprar casa.

Não tenha receio de recorrer a uma agência ou angariador imobiliário

Os agentes imobiliários são parceiros importantes quando compra ou vende uma casa. São eles quem pode fornecer informações úteis sobre residências e zonas que não são facilmente acessíveis ao público.

Aproveite o conhecimento dos especialistas sobre o processo de compra de casas, habilidades de negociação e familiaridade com a área em que deseja morar. Estas são características extremamente valiosas e que fazem a diferença na hora de dar o grande passo.

Fique a par do estado das casas

Comece a visitar casas que correspondem ao seu orçamento, pois as fotografias que vê podem ser enganadoras. Nada melhor do que visitar o local e perceber os eventuais problemas que pode ser e se isso implica algum tipo de investimento adicional, como obras de reparação.

E não tenha receio de pedir uma inspeção ao imóvel, já que muitos problemas poderão não ser visíveis ao olho destreinado do potencial comprador.

Compreenda o valor pedido pela casa

Os credores bancários poderão providenciar um avaliador para dar uma estimativa independente do valor da casa que pensa em adquirir. Assim é mais fácil de compreender se o valor é justo ou se está inflacionado.

Reúna a papelada e feche a venda

Como pode imaginar, há muita papelada envolvida na compra de uma casa. Neste momento, ter um angariado imobiliário a trabalhar consigo poderá ser mais uma importante ajuda.

Este conteúdo é uma reprodução do E-Konomista.“Está pronto para comprar casa? Responda a estas 7 perguntas”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://www.e-konomista.pt/pronto-para-comprar-casa/


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code