DIY: Decoração com materiais reciclados

Se também a si, esta nova vaga de confinamento, deu vontade de redecorar a casa, então vai gostar das nossas sugestões de decoração com materiais reciclados. 

Novas molduras

Sabe aquela parede de quadros que sempre quis fazer? Pois bem, chegou a hora de arregaçar as mangas! E nada de desculpas porque não tem molduras suficientes. A nossa sugestão é usar cartão para fazer as molduras. Desta forma, não só pode fazer molduras de diferentes tamanhos, como optar por umas mais grossas ou mais finas. Além disso, pinte-as ao seu gosto.

Se não gosta da ideia de usar cartão, considere antes usar umas pranchetas para pendurar os seus quadros e/ou fotografias na parede.

Vasos para as suas flores

Em vez de reciclar as garrafas de vidro, por que não usá-las como jarras? Ainda mais, a com a chegada da primavera dá mesmo vontade de ter flores, sejam elas frescas ou secas, espalhadas por toda a casa. 

Comece por as secar bem e depois decore-as. Quanto à decoração, temos várias ideias:

• Pintar as garrafas a seu gosto – pode optar por apenas um tom de tinta ou vários;

• Deixar uma vela derreter e aproveitar a cera que se vai juntando na garrafa para decoração. Também aqui, misturar velas de diferentes cores vai contribuir para um efeito final muito engraçado;

• Se quer dar alguma textura, pode sempre colar e depois pintar por cima. Neste caso, pode usar (por exemplo) a areia da praia, previamente lavada e misturá-la com a tinta;

• Forrar o vidro com tecido ao seu gosto.

Uma alternativa às de vidro, será usar garrafas de plástico para colocar as suas plantas. Para isso, corte-as ao meio e depois use a extremidade como vaso. Claro que antes deverá pintá-las e decorá-las a seu gosto. Pode até aproveitar para escrever o nome de cada planta. Uma dica muito útil caso esteja a começar a criar a sua horta caseira. Ou pode ser criativo, desenhando carinhas, escrevendo mensagens positivas, etc. Ou, (por que não?) tricotar vasos para as suas plantas usando as lãs de velhos cachecóis e camisolas de inverno?

Hora de mudar os têxteis

E já que falamos em tricotar, se gosta de costurar, por que não aproveitar para mudar os cortinados da sala ou as fronhas das almofadas? E quem diz isso, diz também fazer novas toalhas.

Use velhos lençóis e roupas que já não usa, de modo a reaproveitar o tecido. E não tenha receio em misturar diferentes tipos de tecidos. Verá como nas almofadas, por exemplo, o resultado compensa o risco!

Novos candeeiros

Para criar abajures, pode sempre reaproveitar velhas latas de comida. Limpe-as bem e seque-as logo. Caso contrário, podem ficar com ferrugem. Se bem que numa decoração urbana, um pouco de ferrugem complementa bem o ambiente. Depois, na extremidade, faça um buraquinho para passar o fio.

Se não gosta da cor original da lata, pode sempre pintá-la numa ao seu gosto. Antes de pintar, pode lixar bem a lata para remover o brilho. Deste modo, o efeito final será mais uniforme.

Além das latas, deixamos-lhe outras ideias de decoração com materiais reciclados para as lâmpadas:

 • Usar o ralador de queijo;

• Usar o escorredor da massa;

• Dar novo uso à fita-cola.

Sim, leu bem! Estamos a sugerir-lhe que use fita-cola para decorar a casa. Mas antes, deixe-nos esclarecer: deverá usar a colorida e não a transparente. 

A ideia é usá-la na parede criando desenhos ao seu gosto. E quando dizemos ao seu gosto, referimo-nos a desenhos definidos, quer a algo mais abstrato. Para facilitar, recomendamos-lhe desenhos com linhas geométricas, nos quais é mais fácil trabalhar com linhas retas – isto é, com a fita-cola. Deixe-se inspirar nas versões desenhadas dos origamis.

DIY de exterior com paletes

Se tem jardim ou uma varanda, aproveite para redecorar com materiais reciclados usando paletes. Há um sem fim de ideias de decoração com paletes fáceis de executar e que são perfeitas para o exterior! Deixamos-lhe aqui algumas dicas:

• Canteiros para as suas flores usando uma palete na vertical;

• Usar uma palete como mesa de apoio;

• Colocar umas almofadas no interior das paletes para fazer uns sofás de exterior;

• Usar duas correntes (uma em cada extremidade) e prendê-las na parede para transformar uma palete num banco ou numa mesa.

Mais arrumação com as novas estantes

Para terminar, propomos-lhe reciclar móveis! Se aquela velha cômoda já não tem salvação, então, hora de reciclar as gavetas e dar-lhes uma nova funcionalidade. Comece por lixar bem as gavetas e pinte-as a seu gosto. Pode, por exemplo, optar por uma cor exterior diferente do interior.  Depois, pendure as gavetas na vertical numa parede à sua escolha e, voilá, aqui tem a sua nova estante.

Outra alternativa é usar velhas caixas de fruta, sejam elas de madeira ou de plástico, para conseguir o mesmo efeito.

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo. “Qual o melhor pavimento para a cozinha?” A geração que está a chegar e vai mudar o mercado”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/diy-decoracao-com-materiais-reciclados


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code