Dicas para comprar o terreno perfeito para construir a sua casa

O efeito da pandemia no mercado imobiliário veio acentuar uma tendência de negócio que se tem vindo a verificar no sector do imobiliário nos últimos anos devido à valorização económica dos imóveis, criando uma série de oportunidades no que diz respeito à sua venda.

Aliado à valorização dos imóveis, principalmente os imóveis destinados a habitação, está o acesso ao crédito bancário que tem sido cada vez mais acessível devido às taxas de juro estarem em baixa a ao poder de compra e baixas taxas de esforço dos proprietários ou futuros proprietários.

A verdade é que quem possui um imóvel, seja um apartamento ou moradia, atravessa, nesta fase, um bom período para concretizar a sua venda com a certeza de que conseguirá uma quantia interessante e certamente com uma valorização significativa.

Outra questão relevante é que, embora se consiga vender um imóvel, em alguns casos de forma inflacionada, existe também uma dificuldade na compra pois quem vende pensa duas vezes se quer comprar ou construir.

A procura por terrenos

A procura por terrenos para a construção, seja em zonas urbanas, ou zonas mais descentralizadas, aumentou de forma considerável, mesmo durante a pandemia. O principal ponto a ter em conta nesta situação é a questão com que todos os proprietários se debatem quando querem vender a sua habitação. Ou se compra uma nova habitação ou se compra um terreno e constrói-se algo novo e personalizado, como se fosse a casa de sonho.

De facto, em muitos casos, o valor conseguido com a venda de apartamentos ou moradias é suficiente para se conseguir comprar um terreno e construir uma nova habitação, podendo ainda haver acesso ao crédito bancário para compensar algum valor. Esta tem sido a tendência verificada nos últimos tempos, tendo existido muitas transações, compras e vendas, de imóveis, terrenos e até mesmo herdades e montes rurais.

Quem procura um terreno deve ter em conta várias situações como por exemplo

Localização do terreno

A localização do terreno é muito importante, principalmente se for um terreno destinado à construção de uma habitação para uso diário. Na localização do terreno devem ser verificados os acessos e a proximidade com os centros urbanos, locais de trabalho, escolas, farmácias e centros de saúde, espaços comerciais e espaços de lazer, caso seja este o objectivo. Um terreno localizado em zonas de difícil acesso ou longe de certos serviços podem dificultar a vida diária e dinâmica de uma família.

Infraestruturas e legalização

Outra grande questão a ter em conta é se o terreno está dotado de todas as infraestruturas e se está devidamente apto para a construção. Esta situação terá de ser verificada junto do departamento de urbanismo da câmara municipal correspondente à localização do terreno. Podem existir grandes negócios, mas que devem ser analisados pois em muitos casos existe impossibilidade de construção, nomeadamente quando se trata de terrenos em áreas protegidas, zonas agrícolas ou áreas não destinadas à construção, conforme está indicado no Plano Director Municipal e Regulamentos Urbanos.

Topografia, áreas e orientação solar

A topografia do terreno também é um factor a ter em consideração quando se adquirir um terreno. Num terreno com uma topografia de nível, ou seja, um terreno plano, a construção acaba por ser mais simplificada e não existe lugar a grandes movimentações de terreno, baixando assim os custos na fase de construção. Um terreno com uma topografia acentuada, em declive, ou com muitas variações topográficas, pode ser um desafio interessante em termos arquitectónicos, no entanto exige um trabalho de modelação mais complexo e certamente um aumento de custos de construção.

A área do terreno deve ser bem analisada, assim como os parâmetros urbanísticos existentes, como a área máxima de implantação, área de construção permitida, limites do lote e os afastamentos aos seus limites. As áreas permitidas devem ser de acordo com os objetivos de quem irá construir.

A orientação solar do terreno é importante para definir o projecto de arquitectura aproveitando assim o melhor de cada espaço e vivência, otimizando assim a habitação com a exposição solar evitando assim situações como por exemplo a localização de piscinas em zonas de mais sombra, caso o objectivo seja uma piscina com bastante exposição solar.

Recorra a profissionais

Em termos de conclusão, para a venda do imóvel, é sempre recomendável recorrer a profissionais do mercado imobiliário, que irão certamente conseguir o melhor negócio e comprador ideal para casa caso, já a escolha de um terreno para construção deve ser analisada por profissionais do ramo da construção como por exemplo um arquiteto, que irá ajudar a avaliar todas as questões legais acerca do imóvel e fundamentar uma opinião acerca da localização, orientação solar e qual será a melhor opção em termos de arquitectura, projecto e construção para casa situação. 

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo.“Dicas para comprar o terreno perfeito para construir a sua casa”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/dicas-para-comprar-o-terreno-perfeito-para-construir-a-sua-casa


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code