Definir as características do crédito – Parte 1 de 5

Finalidade da Habitação e Tipo de Crédito

O empréstimo é sempre adaptado conforme a finalidade da habitação a que se destina: estamos a falar da aquisição da primeira casa? Ou trata-se de uma segunda residência para férias? Será para arrendar posteriormente (acabando, assim, por ser um investimento)? A finalidade, para além de determinar o género de casa que se procura, também tem impacto no tipo de empréstimo e, consequentemente, nas suas condições (os bancos terão isto em conta na análise do risco de crédito).

Caso compre casa com recurso a crédito tendo um contrato cuja finalidade é “habitação própria”, note que se um dia pretender arrendar o seu imóvel terá de avisar a instituição de forma a proceder-se à alteração das condições contratuais.

Tipo de Crédito

  • Aquisição

Este é o tipo de empréstimo à habitação mais comum, sendo destinado ao financiamento da aquisição da primeira ou da segunda casa, sendo os imóveis novos ou então usados sem necessidade de remodelações.

  • Transferência

É possível transferir o empréstimo de um banco para outro em qualquer altura de vigência do contrato. Normalmente, procede-se à transferência na busca de melhores condições (um spread mais competitivo, alargamento do prazo de reembolso…). Esta alteração pode ou não ter custos conforme a instituição financeira.

  • Construção

Um empréstimo com esta finalidade serve para financiar a construção de uma casa. Tipicamente, neste tipo de crédito o montante vai sendo disponibilizado à medida que a construção da casa vai prosseguindo, sendo que o devedor inicialmente só paga os juros, de maneira que as prestações mensais são mais reduzidas inicialmente.

 

Definir as características do crédito – Parte 2 de 5

O que precisa de saber para escolher a sua casa – Parte 1 de 5

 

Este conteúdo é uma reprodução do e-book “Guia Completo para Poupar na Compra de Casa – 2018” desenvolvido pelo ComparaJá.pt em parceria com o Imovirtual. Pode fazer o download do mesmo através do seguinte link: http://bit.ly/2wTkFwX

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code