Cozinhas modernas: inspire-se nestas ideias e decore a sua

Um alerta prévio: depois de ler este artigo sobre cozinhas modernas, a vontade de remodelar a sua vai ser muito grande. E porque não arriscar?

Está a pensar refrescar a imagem da sua cozinha e não sabe bem por onde começar? Se gosta de seguir as últimas tendências e prefere o ‘novo’ ao ‘antigo’, siga as nossas dicas e orientações de transformação para ter um espaço digno de revista. Espreite as nossas inspirações de cozinhas modernas.

Como conseguir uma decoração típica de cozinhas modernas

Bancada de refeição com cadeiras altas

Um dos ‘ícones’ das cozinhas modernas é mesmo a existência de uma bancada de refeição. Geralmente em mármore ou pedra, pode ou não ser a continuação da bancada da cozinha, a famosa ilha, ou pode estar isolada numa parede.

Em termos de altura, estas bancadas costumam ser colocadas um pouco mais altas para que se possa utilizar os bancos de pé alto.

Vidro como revestimento na parede

Certamente já ouviu falar no termo backsplash! Pois bem, esta tendência de cozinhas modernas começou a ser muito utilizada nos Estados Unidos da América, mas hoje em dia a Europa já está a adotar muito.

Nas cozinhas em que o fogão e lava loiça estão encostados a uma parede é costume utilizar-se revestimento diferente das restantes paredes. E o mais trendy tem sido o vidro, seja ele fosco, colorido, transparente, ou outra cor que deseje.

Uma outra opção é também a utilização do mosaico tipo ‘pastilha’.

Cores simples

Sim, na sua grande maioria, as cozinhas modernas são ‘inundadas’ com cores simples. O branco é a cor maioritariamente escolhida, para paredes ou então mesmo para os móveis.

Os lacados são bastante usados, mas se não gosta de ver ‘dedadas’, talvez seja melhor optar por outra alternativa.

Armários sem puxadores

As cozinhas modernas utilizam muito nos seus armários o sistema click para abrir. Isto significa que por fora não possuem os famosos puxadores, bastando empurrar um pouco para a frente a porta, de forma a acionar o sistema interno e abrir assim a porta.

O mesmo procedimento será adotado para fechar. Fator menos positivo? Tem de limpar mais vezes as frentes dos armários.

Espaço amplo e sem paredes

Open space é uma das palavras de ordem das cozinhas modernas. Se costuma ver programas de design e remodelação de casas como o Dream Home, percebe que em 99% dos projetos realizados a cozinhas não existem paredes entre o espaço de preparação e o espaço de refeição.

Podem até existir algumas estruturas amovíveis ou incompletas, mas paredes standard é difícil que existam.

Armários altos

Outra das tendências que pode seguir caso queria uma cozinha moderna é a utilização de armários altos, ou seja, sem ‘interrupção’ no meio.

Procuram-se armários inteiriços com cerca de 2 metros de altura, para uma maior arrumação e para uma sensação estética mais ‘completa’.

Ilhas

As famosas ilhas de mármore no meio da cozinha é o sonho que qualquer dona de casa. E é também um dos elementos mais comuns nas decorações modernas.

Esta ilha tanto pode ter o lava loiça, fogão e forno, como pode simplesmente servir de bancada de preparação de alimentos. O tampo é geralmente de mármore ou pedra.

Chão a imitar madeira

Pode até parecer um contrassenso, mas não é. Muitas cozinhas modernas usam no seu revestimento de solo madeira, sobretudo escura, ou então azulejo a imitar esta madeira.

E isto acontece muito pelo fator também já referido, quando as zonas de preparação e refeição são contíguas, não faz muito sentido diferenciar o solo de cada uma delas de forma tão vincada quanto ‘madeira’ e ‘azulejo’.

Toque industrial

Há algumas tendências ao nível das cozinhas modernas que sugerem a aplicação de um ou outro toque industrial ao ambiente.

Uma salamandra toda exposta, um sistema de iluminação com as calhas de ferro por fora ou ainda um fogão daqueles bem industriais e a destoar de tudo o resto são algumas das ideias.

Toque moderno na iluminação

No que toca à iluminação, o mais habitual neste tipo de cozinhas passa mesmo pela construção de sancas de gesso e respetiva colocação de focos, pela utilização de candeeiros pendentes e em conjunto a formar uma linha reta e claro, o grande aproveitamento da iluminação natural.

Uma cozinha moderna quer-se bem ampla e clara. E se a luz do sol puder ajudar a cumprir esse objetivo, melhor ainda!

Dê um splash de cor

Se na cozinha que pretende construir abunda a cor branca, escolha um eletrodoméstico, uma parede ou um pequeno móvel e aplique uma cor bem berrante e diferente.

Isto vai dar um toque bem diferente ao estilo da sua cozinha e torná-la mais moderna.

Sim, é possível integrar madeira

Se pensava que nas cozinhas modernas não entram madeira, está enganado. Tudo vai da maneira como a aplica!

Claro que se pretende um look mais avant garde não vai usar frentes de móvel em madeira trabalhada. Mas se for uma madeira lisa, plana e em tons preferencialmente mais claros, pode funcionar bastante bem.

Este conteúdo é uma reprodução do E-Konomista.“Cozinhas modernas: inspire-se nestas ideias e decore a sua”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://www.e-konomista.pt/cozinhas-modernas/


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code