Consultorias e projetos para o lar que pode fazer à distância.

Com todas as tecnologias existentes atualmente, torna-se cada vez mais comum o trabalho remoto, em que o profissional trabalha a partir da sua casa, não precisando de se deslocar para junto do cliente. Este tipo de trabalho é efetuado por alguns jornalistas, escritores, consultores e até contabilistas. Mas sabia que também é possível iniciar alguns trabalhos relacionados com o setor da construção e renovações de forma totalmente remota (ou mesmo completá-los totalmente remotamente)? Veja aqui quais as nossas ideias:

Trabalhos de Arquitetura

Já é possível contactar um arquiteto de forma telemática (ou seja, recorrendo a novas tecnologias como o telefone ou o e-mail), sendo que este pode realizar o serviço contratado de forma totalmente remota. Caso precise da planta de uma casa, de um estudo de gestão de resíduos da construção ou de qualquer outra coisa, poderá marcar uma reunião virtual com o arquiteto da sua escolha, que começará a trabalhar no seu projeto e marcará uma nova reunião virtual assim que o serviço estiver pronto, para que possam discutir alterações ou limar algumas arestas.

Decoração de interiores

O início de um projeto de decoração de interiores pode também ser realizado de forma remota, realizando-se o trabalho quando o cliente estiver satisfeito com os esboços apresentados pelo designer. Estes contactos iniciais podem ser feitos através de reuniões virtuais, evitando assim deslocações desnecessárias. Existem também empresas totalmente virtuais, geralmente a um preço mais reduzido, que lhe apresentam o seu projeto e uma lista dos locais onde pode adquirir os itens nele apresentados, devendo ser você a comprar tudo e a colocá-lo no seu lar de acordo com o plano que lhe foi dado.

Trabalhos de engenharia

Muitos trabalhos de engenharia relacionada à construção podem ser feitos de forma total ou parcialmente remota, especialmente se o serviço em si se tratar da realização de um projeto, como o de drenagem de esgotos ou de abastecimento de água. Um bom engenheiro saberá tirar as suas dúvidas e criar um projeto que vá de acordo aos trâmites legais exigidos da construção, podendo marcar reuniões virtuais consigo para discutir alguns pormenores e ajustar alguns pontos do plano antes de o poder submeter para aprovação camarária ou das demais autoridades competentes.

Serviços de jardinagem

Um jardineiro, por muito bom que seja, não pode tratar das suas plantas de forma remota, mas conseguirá criar um projeto de jardim dessa forma! Assim, quer se trate de uma empresa de jardinagem ou de um arquiteto paisagista, a conceção do jardim e das melhores espécies para serem colocadas nele podem ser feitas de forma remota, com algumas reuniões virtuais para se discutirem alguns pontos e para obter a aprovação do cliente. Assim que o projeto for aprovado, o profissional terá de deixar de trabalhar de forma remota e transformar o projeto que criou em realidade.

Domótica e automatismos

As casas estão cada vez mais modernas e torna-se muito comum a instalação de algum tipo de automatismo nestas. Quer queira ter aquecedores controlados remotamente a partir do telemóvel ou persianas que se fecham e abrem a determinadas horas, é possível contratar um profissional e começar os trabalhos de forma remota. Um bom profissional fará um projeto, em conjunto consigo, que lhe permita perceber quais as melhores soluções para o seu espaço e como elas vão ser implementadas, e isto é algo que pode ser feito de forma completamente remota, sendo depois o trabalho em si feito de forma presencial.

Segurança contra incêndios

Antes de se realizar a instalação dos sistemas de segurança contra incêndios, seja qual for o local, é necessário realizar um plano de segurança, onde estão descriminados os locais onde estão os equipamentos de segurança e qual a rota de fuga a ser seguida em caso de incêndio. No caso de já ter equipamentos e não ter um plano de segurança em marcha, saiba que este é obrigatório, pelo que terá de contratar um profissional para o fazer. Este serviço pode ser realizado remotamente, desde que o profissional tenha acesso a dados como a planta do edifício para o qual realiza o projeto.

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo. “Consultorias e projetos para o lar que pode fazer à distância.” Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/consultorias-e-projetos-para-o-lar-que-pode-fazer-a-distancia


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code