Conselhos e ideias para organizar a sua lavandaria (pequena)

Ter uma lavandaria em casa tornou-se já um essencial nos lares modernos, uma vez que facilita o dia-a-dia no que a tratar da roupa diz respeito. E não se preocupe, mesmo que não tenha muito espaço em casa, pode ter sempre uma zona de lavandaria pequena, especialmente se souber jogar com aquilo que tem. Veja as nossas ideias para otimizar ao máximo o espaço da sua lavandaria mini e mantê-la organizada:

Otimize o espaço que tem disponível

Apesar de se costumar ter a máquina de lavar na cozinha ou na casa de banho, qualquer espaço da sua casa, por mais pequenos que seja, pode ser usado para criar uma lavandaria pequena. Deverá pensar bem em tudo aquilo que é necessário neste espaço: um local para as máquinas de lavar e secar, e um local para cestos, detergentes, ferro de passar e roupas prontas a arrumar. Estes elementos deverão ser dispostos da forma mais prática possível na sua lavandaria.

Máquinas escondidas

Se não gosta de ter a máquina de lavar à vista, aproveite algum armário antigo ou mande fazer um à medida. Dessa forma, poderá esconder os eletrodomésticos quando não os está a usar e pode até criar um espaço para arrumação de detergentes e produtos de uso comum. Pode também aproveitar o espaço vertical da sua casa e colocar as máquinas umas por cima das outras, cobrindo-as com um armário ou com portas de correr, que lhe permitem poupar algum espaço na divisão.

Cestos práticos

Um local próprio para colocar cestos da roupa é uma grande ajuda para a sua lavandaria mini. Pode colocar cestos dentro de armários e instalar um sistema que lhes permita deslizar com facilidade assim que os abrir. Para que tudo seja ainda mais prático, procure ter um cesto para a roupa branca e de cor e outro para a roupa preta. Se quiser, pode incluir também um cesto para toalhas. Em alternativa aos tradicionais cestos da roupa, use cestos pequenos, e atribua cada um a um membro da família.

Detergentes organizados

Procure ter os detergentes que usa organizados e sempre à mão colocando-os em armários ou prateleiras próprias para eles. Existem também pequenos carrinhos deslizantes, que não ocupam muito espaço e podem ser colocados entre a máquina de secar e a máquina de lavar roupa, e que lhe permitirão poupar muito espaço na sua lavandaria. Pode também guardar estes produtos em baldes pendurados por baixo de uma prateleira que tenha no espaço ou criar um móvel à medida por baixo das máquinas e que sirva como plataforma para estas.

Tábua de passar

Este item ocupa muito espaço em casa, mesmo quando está dobrado, e espaço é coisa preciosa numa lavandaria pequena. Felizmente, existem soluções para este problema. A melhor opção é apostar numa tábua de passar a roupa que esteja embutida numa parede ou num dos armários da sua lavandaria. Quando não estiver a ser usada, basta arrumar a tábua e ganhará mais algum espaço na divisão.

Um varal

Se não seca as roupas ao ar livre e não tem máquina de secar, vai precisar de um varal onde as possa pendurar. Aproveite uma escada antiga que tenha por casa e pendure-a no teto para criar um varal faça você mesmo, ou compre um varal extensível que pode ser fixo a uma das paredes e que só é aberto quando precisar de o utilizar, permitindo-lhe ter mais espaço de manobra no espaço.

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo.“Conselhos e ideias para organizar a sua lavandaria (pequena)”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/conselhos-e-ideias-para-organizar-a-sua-lavandaria-pequena


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code