Conheça os principais termos do dicionário imobiliário

Casa aberta? Home staging? Over princing? O que significam exatamente estes termos do dicionário imobiliário? Fomos descobrir e contamos-lhe tudo.

O ramo da compra e venda de casa possui entre si linguagem específica e característica, como, aliás, qualquer outro negócio. Chamemos-lhe de dicionário imobiliário e a verdade é que muitos dos seus termos, apesar de nos serem familiares, nem sempre conhecemos ao pormenor o seu significado.

Não se preocupe mais. Preparamos um dicionário com as principais palavras e expressões que deve conhecer e, assim, nunca mais ficar de fora de uma conversa neste âmbito ou sequer ser apanhado na curva na eventualidade de um negócio imobiliário.

Dicionário imobiliário de A a Z

Adjudicação

Este conceito consiste no ato de atribuir algum produto ou serviço a alguém, após decisão ou contrato. No que toca o ramo imobiliário, falamos da decisão referente à proposta aceite em termos de obras de construção face aos concorrentes.

Angariação

Este deve ser o grande palavrão do dicionário imobiliário. Angariação consiste na obtenção por parte do vendedor imobiliário de um compromisso por escrito com um cliente proprietário de uma casa para que a possa promover e listar no seu portefólio de imóveis.

A casa está queimada

Esta expressão é utilizada quando falamos de uma casa que está à venda há muito tempo, mas que não está a ter bons resultados de visitas, interações ou intenção de compra. O uso do termo “queimada” surgiu pelo facto das placas de venda acabarem por ganhar desgaste face ao longo tempo de exposição ao sol.

Bonificação

A bonificação consiste em algum tipo de apoio ou benefício concedido para aquisição de uma habitação, geralmente no que toca os juros.

Casa Aberta

Este termo foi importado do inglês Open House e consiste numa ação promocional, na qual a casa em questão está a aberta a visitas ao longo de um determinado dia, sem que seja necessária marcação prévia.

Distrate

O distrate é sempre necessário para concluir uma escritura e consiste no título de cancelamento de hipoteca emitido pelo Banco de onde o vendedor é cliente.

Exposição solar

Muito importante no dicionário imobiliário, a exposição solar consiste no tipo de orientação da casa (norte, sul, poente, nascente). Em Portugal os imóveis com melhor exposição solar são os que têm a sua orientação solar virada a sul.

Fracção Autónoma

Geralmente falamos de casas, garagens ou lojas e consistem nas diversas partes em que o edifício foi dividido, através da propriedade horizontal.

Garantia Bancária

A garantia bancária é imprescindível na compra de um imóvel através de crédito e consiste na operação pela qual um banco se constitui, perante os beneficiários, garantia da execução de obrigações assumidas pelos seus clientes.

Home Staging

Muito em voga atualmente, o home staging consiste numa montagem de cenário numa casa para a valorizar na venda. Falamos da organização e preparação do imóvel que não passa apenas pela limpeza e organização, mas também pela decoração ou até obras que valorizem o espaço. 

IMI

Anteriormente conhecido como Contribuição Autárquica, o IMI não é nada mais nada menos do que o Imposto Municipal sobre Imóveis, taxa que o detentor do imóvel tem de pagar e cujo valor varia consoante o valor patrimonial tributário do bem. 

Juros

Os juros de um empréstimo são o rendimento obtido pela entidade credora na hora de conceder o valor pedido.

Livrança

A livrança é uma promessa de pagamento que o seu subscritor promete pagar ao beneficiário.

Mais-valia

Este termo refere-se aos ganhos obtidos com a diferença entre o valor de realização da venda e o valor de aquisição quando esta aconteceu.

Natureza do Prédio

A natureza do prédio pode ser classificada em três categorias: rústica, urbana e mista.

Over Pricing

Tal como o nome dá a entender, over pricing refere-se a imóveis que estão a ser vendidos por um preço acima do seu real valor. Pode ser estratégico ou simplesmente estar mal valorizado.

Partilha

Este termo é muitas vezes utilizado por um mediador imobiliário quando partilha com outro agente uma mesma casa para venderem. Os honorários são depois também divididos. 

Prospeção

Quando um agente imobiliário faz prospeção, ele vai pesquisar novos imóveis para angariar e vender. 

Qualificação

Diálogo presencial entre um agente imobiliário e um potencial cliente, que pretende entender e as motivações, expectativas, necessidades e capacidade financeira do interessado na venda de um imóvel.

Reserva e Sinal

Muito frequentes na gíria do dicionário imobiliário, a reserva refere-se à intenção de firmar o negócio e o sinal o compromisso com o negócio. 

Safari

Iniciativa que consiste na mostra um determinado imóvel promovido por um agente a outros seus colegas para sondar se os seus parceiros têm interessadas na aquisição do mesmo.

Taxa de Esforço

Percentagem entre um duodécimo do rendimento anual bruto do agregado familiar e a prestação mensal de crédito.

Usucapião

Usucapião consiste no direito de posse sobre um bem móvel ou imóvel em função da utilização desse bem durante um dado tempo, como se ele fosse propriedade do utilizador.

Vistoria

A vistoria é uma inspeção realizada pela Câmara Municipal, no sentido de verificar se o prédio urbano está conforme o projeto aprovado.

Zonamento

Bastante presente no dicionário imobiliário, o zonamento é a forma corrente de controlo legal da utilização do solo, havendo a determinação das actividades que se podem desenvolver nesse espaço.

Este conteúdo é uma reprodução do E-Konomista.“Conheça os principais termos do dicionário imobiliário”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://www.e-konomista.pt/dicionario-imobiliario/


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code