O momento certo difere de pessoa para pessoa. Quer se trate do primeiro imóvel ou de uma mudança de casa porque a família vai aumentar e torna-se necessário mais espaço, bem como se existe uma pretensão de se investir no setor imobiliário para obter uma segunda fonte de rendimento, comprar uma casa não é tarefa fácil.
Mas antes de começar a procurar o seu lar doce lar, escolher uma instituição financeira e fazer um crédito à habitação, é necessário ponderar alguns aspetos.
A compra de casa implica uma preparação de toda a família para receber um encargo financeiro elevado, sendo muitas vezes necessário alterar hábitos e poupar. Vejamos o que deve considerar previamente a esta decisão.
Primeiro que tudo, deve refletir sobre o seu orçamento mensal e mapear todos os gastos que detém. Os custos que possui irão influenciar em muito a sua capacidade financeira para suportar o pagamento de um crédito à habitação, para além de todas as outras despesas relacionadas com a compra de um imóvel. Portanto, o momento certo passa, sem dúvida, pela altura em que sabe que possui capacidade financeira e uma situação profissional completamente estável.
Para além disso, se não consegue poupar muito dinheiro mensalmente, talvez não seja a altura mais acertada para contrair um financiamento tão elevado. Poderá, nesta situação, considerar arrendar uma casa até ter capacidade para prosseguir para o próximo passo. Mas veja primeiro se a prestação que iria pagar ao banco não será mais reduzida do que o valor mensal da renda.
Por outro lado, se dispuser de capitais próprios para comprar casa (tanto para assinar o contrato-promessa de compra e venda como para liquidar a entrada inicial exigida pelo banco), significa que essa será a altura ideal para avançar com a aquisição da casa.
Posteriormente, é importante que faça uma boa gestão das suas finanças pessoais, tanto relativamente a poupanças como a despesas. Ter um bom historial de crédito (ou seja, não ter o seu nome na lista negra do Banco de Portugal) e não ter dívidas são dois factores muito relevantes para as instituições aquando do pedido de financiamento. Se está efectivamente pronto para a responsabilidade adicional de adquirir uma casa própria, então acredite: este é o momento certo.
→ Consulte aqui as nossas dicas e sugestões para comprar casa