Como saber se é o momento certo para comprar casa?

O momento certo difere de pessoa para pessoa. Quer se trate do primeiro imóvel ou de uma mudança de casa porque a família vai aumentar e torna-se necessário mais espaço, bem como se existe uma pretensão de se investir no setor imobiliário para obter uma segunda fonte de rendimento, comprar uma casa não é tarefa fácil.

Mas antes de começar a procurar o seu lar doce lar, escolher uma instituição financeira e fazer um crédito à habitação, é necessário ponderar alguns aspetos.

A compra de casa implica uma preparação de toda a família para receber um encargo financeiro elevado, sendo muitas vezes necessário alterar hábitos e poupar. Vejamos o que deve considerar previamente a esta decisão.

banner_vidór

Primeiro que tudo, deve refletir sobre o seu orçamento mensal e mapear todos os gastos que detém. Os custos que possui irão influenciar em muito a sua capacidade financeira para suportar o pagamento de um crédito à habitação, para além de todas as outras despesas relacionadas com a compra de um imóvel. Portanto, o momento certo passa, sem dúvida, pela altura em que sabe que possui capacidade financeira e uma situação profissional completamente estável.

Para além disso, se não consegue poupar muito dinheiro mensalmente, talvez não seja a altura mais acertada para contrair um financiamento tão elevado. Poderá, nesta situação, considerar arrendar uma casa até ter capacidade para prosseguir para o próximo passo. Mas veja primeiro se a prestação que iria pagar ao banco não será mais reduzida do que o valor mensal da renda.

Por outro lado, se dispuser de capitais próprios para comprar casa (tanto para assinar o contrato-promessa de compra e venda como para liquidar a entrada inicial exigida pelo banco), significa que essa será a altura ideal para avançar com a aquisição da casa.

Posteriormente, é importante que faça uma boa gestão das suas finanças pessoais, tanto relativamente a poupanças como a despesas. Ter um bom historial de crédito (ou seja, não ter o seu nome na lista negra do Banco de Portugal) e não ter dívidas são dois factores muito relevantes para as instituições aquando do pedido de financiamento. Se está efectivamente pronto para a responsabilidade adicional de adquirir uma casa própria, então acredite: este é o momento certo.

 

→ Consulte aqui as nossas dicas e sugestões para comprar casa

 

Este conteúdo é uma reprodução do e-book “Guia Completo para Poupar na Compra de Casa – 2018” desenvolvido pelo ComparaJá.pt em parceria com o Imovirtual. Pode fazer o download do mesmo através do seguinte link: http://bit.ly/2wTkFwX

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code