Como preparar a casa para o outono: torne o seu lar ainda mais acolhedor

Sabe como preparar a casa para o outono? Siga as nossas sugestões e deixe a nova estação entrar a sua casa. Depois é só desfrutar do conforto do lar.

Mesmo que não lhe agrade muito, a verdade é que os dias frios já se fazem sentir, por isso, faz todo o sentido começar a pensar como preparar a casa para o outono.

Isto é, como trazer o calor para dentro de casa em objetos, cores e tecidos bem aconchegantes. Encha a casa de aromas deliciosos que convidam ao conforto e aos dias de chuva e frio, passados no sofá, embrulhado em mantas fofas e com canecas de chá quente em abundância.

Siga as nossas dicas e saiba como preparar a casa para o outono.

Como preparar a casa para o outono: sugestões aconchegantes

Casa de banho

Com a chegada do tempo mais frio, uma das divisões que se torna mais desconfortável é mesmo a casa de banho. Só pensar em tomar banho arrepia e, por isso, é importante contrariar o frio que normalmente carateriza este ambiente.

Investir em tapetes quentes, toalhas fofinhas e, até, numa cabine de duche pode ser uma forma de conseguir climatizar esta divisão, tornando-a mais acolhedora e recetiva a banhos revigorantes (sem pele de galinha)!

Alpendre

A varanda ou o espaço aberto que tiver em sua casa não tem de ser exclusivamente usados nos dias quentes e de sol. Também nas estações frias como o outono ou mesmo o inverno, é possível usar estas áreas, desde que estas sejam devidamente isoladas, protegendo da chuva e do vento, mas deixando a luz entrar.

Crie uma espécie de jardim de inverno e vai ficar surpreendido com as potencialidades que esta divisão pode ter, mesmo durante estas estações mais frias.

Elementos quentes

Para além de verificar se todas as janelas e portas da casa estão devidamente calafetadas, é importante complementar a decoração do seu lar com objetos que funcionem como elementos caloríficos. Referimo-nos a velas, mantas e tapetes em materiais e cores quentes.

No caso das velas, podem ainda ser intensificadas com aromas mais intensos como a baunilha, o chocolate ou a canela. Se tiver uma lareira, então não hesite em usá-la. Não há nada que dê maior sensação de conforto do que este elemento que aquece e ainda cria um ambiente único.

Mantas e almofadas

As mantas são as melhores amigas do outono. Elas ajudam a combater aqueles primeiros serões mais frios, onde ainda não se justifica ligar o aquecedor, mas a temperatura já está ligeiramente mais baixa e, pelo menos os pés ou as pernas, precisam de um conforto extra.

Selecione mantas quentes, que não agarrem muitos pelos e que tenham cores e padrões que se enquadrem na decoração. Assim, não terá de as guardar nem esconder, podendo tê-las facilmente acessíveis, por exemplo sobre o sofá.

Quem fala em sofá e mantas, pensa-se também em alguns cochilos e, por isso, nada melhor do que almofadas à altura para encostar a cabeça e, quem sabe, repousar por uns minutos ou mesmo horas.

Escolha almofadas de tecidos sobretudo macios e suaves para garantir o máximo conforto.

Cozinha

Se no verão, não é muito apetecível ligar o forno e preferimos saladas bem fresquinhas, que nem exigem que se ligue o fogão, a verdade é que no outono começamos a desejar aquela comida confortável, que aconchega o estômago e a alma.

Dê uso ao seu forno, cozinhando pizzas ou assados de carne e peixe. Enquanto isso, prepare as tradicionais compotas de outono, usando os melhores produtos, típicos da época.

Mudança de roupa

A mudança de uma estação quente para uma estação fria implica sempre a substituição da roupa mais fresca pela roupa mais quente.

Esse pode ser um processo feito por partes e não levado a cabo num só dia e deve aproveitar esta tarefa para fazer uma limpeza no seu guarda-roupa, doando as vestes que já não usa e ordenando o armário por cores ou tecidos, de forma a tornar-se mais fácil encontrar a peça que procura.

Tapetes

No outono, os tapetes são especialmente importantes, pois ajudam a combater o frio e dão aquela sensação única de conforto e aconchego aos ambientes. Por essa razão, é importante selecionar tapetes bem fofos e quentes (em malha, flanela ou lã) e distribuí-los por áreas chave como a sala de estar, especialmente a zona próxima do sofá.

Nada como estar sentado a assistir TV, a beber um chá bem quente e com os pezinhos pousados num tapete super suave e macio.

Flores

As plantas e flores não têm de ser um exclusivo da primavera. Há espécies que se adaptam ao clima outonal e podem trazer outra cor e vida ao ambiente de sua casa. Falamos de amores-perfeitos, crisântemos e dálias que podem trazer um conforto e aroma únicos ao seu lar, pontuando de natureza.

Pode também aproveitar para fazer arranjos criativos com as folhas secas da estação, envernizando-as, pintando-as e até emoldurando-as, dando uma graça muito própria ao espaço.

Cores quentes

Quer seja na pintura ou no papel de parede, quer seja nos apontamentos e objetos decorativos, os tons quentes ajudam a tornar os espaços mais aconchegantes.

Castanhos, vermelhos e laranjas estão no topo da lista, mas também o amarelo é presença obrigatória, especial os amarelos torrada e mostarda.

Madeiras

Não há material que combine melhor com o outono do que a madeira. Seja como revestimento da casa, seja no mobiliário, a madeira traz aconchego e tem a grande vantagem de se poder reciclar vezes sem conta, envernizando-a ou pintando-a.

A entrada na nova estação pode ser uma boa altura para recuperar algumas peças que tenha guardadas aí por casa e, com uma leve recuperação, ganhem outra vida e possam dar até um toque vintage à decoração.

Agora que já sabe como preparar a casa para o outono, comece a reciclar materiais e objetos e a ir ao baú buscas as mantas e os edredões guardados. Substitua o que estiver velho, mas aposte essencialmente na reciclagem, pois ela combina em muito com esta nova estação.

Ponha em prática os ensinamentos de como preparar a casa para o outono e dê as boas-vindas a esta belíssima estação.

Este conteúdo é uma reprodução do Idealista News.“Como preparar a casa para o outono: torne o seu lar ainda mais acolhedor”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://www.e-konomista.pt/como-preparar-a-casa-para-o-outono/


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code