Como pode proteger a sua casa antes de ir de férias?

As férias estão aí à porta para muitos de nós, e está na altura de relaxar e aproveitar os dias longos e quentes. Muitas pessoas gostam de viajar para sítios diferentes durante as férias, seja dentro do país ou no estrangeiro, mas para além de reservar voos e hotéis, é importante que pense em como vai proteger a sua casa quando não estiver por perto. Para o ajudar, deixamos-lhe aqui 5 conselhos, fáceis de seguir e que o podem ajudar a ter umas férias mais descansadas.

Faça uma revisão às fechaduras

Este é um daqueles pontos-chave para aumentar a segurança da sua casa enquanto está fora. Pode acontecer que as fechaduras se tenham deteriorado com o tempo, e por isso estejam mais vulneráveis a um arrombamento. Assim, antes de ir de férias, procure ver se as fechaduras e trincos estão em ordem, e se necessário, troque-as. Isto deve ser feito uma vez por ano, quer vá de férias quer não, mas torna-se especialmente importante se vai deixar a sua casa durante um longo período de tempo.

Feche portas e janelas, mas não demasiado

A ideia é que eventuais ladrões pensem que há gente em casa, e por isso, o melhor é deixar as portas e persianas fechadas, mas não totalmente. Se vive num apartamento que não é acessível pela rua, não deverá ter problemas, mas é sempre bom recordar que os ladrões estudam as zonas e casas antes de as roubar. Se fechar as persianas ao máximo, estará a enviar a mensagem de que não está em casa. Se puder, tente também deixar as cortinas corridas, para que não se possa ver o interior da casa com clareza.

Temporizadores para as luzes

Seguindo a ideia de que a casa deve parecer ocupada, damos-lhe a nossa seguinte dica: compre temporizadores para as luzes. Com eles, vai conseguir programar as luzes da sua casa para ligarem e desligarem a uma certa hora. Pode, por exemplo, colocar a luz da sala a funcionar das 21:00h às 23:00h e depois colocar as luzes dos quartos para se acenderem pouco depois. Se também tiver luzes automáticas no exterior da sua casa, tente não as desligar quando estiver fora: elas podem ajudar a desencorajar ladrões.

Peça ajuda a um vizinho

Os bons vizinhos são uma bênção! E não é exagero: contar com um vizinho de confiança pode ser uma boa ajuda quando decidir ir de férias. Deixe-lhe uma cópia das chaves para que ele possa passar na sua casa de vez em quando, para ver se está tudo em ordem. Para além disso, pode pedir-lhe que cuide das suas plantas, para que estas não murchem enquanto está fora de casa.

Instale um bom alarme

Esta é a opção mais óbvia. Um alarme não só irá dissuadir os ladrões como será uma ferramenta poderosa na eventualidade de alguém entrar em sua casa com o intuito de roubar. Lembre-se que se desligar o contador da luz o alarme não vai funcionar, por isso deixe tudo ligado, desconectando apenas os aparelhos, como televisões e microondas das tomadas. Como medida de proteção extra, não dê o código que desativa o alarme a muita gente.

Este conteúdo é uma reprodução do Habitissimo.“Como pode proteger a sua casa antes de ir de férias?”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/como-pode-proteger-a-sua-casa-antes-de-ir-de-ferias


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code