Como limpar corretamente a casa (e os objetos) em tempos de Covid-19

Há algumas dicas de limpeza fundamentais para evitar o risco de contaminação.

A higiene é fundamental seja em que altura for, mas a verdade é, por causa da pandemia, se fala cada vez mais da importância da limpeza completa (e correta) da casa como meio de evitar a propagação de doenças no seio da nossa família. Desde as zonas às quais devemos prestar mais atenção, até aos detalhes que nos possam escapar. No artigo de artigo de hoje, deixamos-te aqui algumas dicas de limpeza infalíveis que vão deixar a casa “num brinco”.

Usar produtos com efeito desinfetante

Muitas pessoas recorrem já a produtos com efeito desinfetante e bactericida, já que são cada vez mais comuns no mundo da limpeza. Nos supermercados podes encontrar uma grande variedade de produtos próprios para a desinfeção de diferentes tipos de superfície, garantindo assim uma limpeza profunda da casa. Mas se não conseguires encontrar os produtos certos (ou se queres poupar um pouco), pode sempre recorrer a clássicos de limpeza, como a lixívia, desinfetantes multiusos com álcool ou até mesmo sabão e água. São igualmente eficazes e muito mais em conta.

Limpeza mais frequente em certas zonas

Alguns locais da nossa casa, como a casa de banho, a cozinha e a entrada, precisam de uma limpeza mais frequente do que outras, como corredores ou locais de passagem. Regra geral, as divisões que mais usamos no dia-a-dia são aquelas que devem ser limpas de modo mais regular, recorrendo sempre a produtos desinfetantes para garantir uma higiene mais profunda. Para garantir verdadeiramente que o produto atuou de forma eficaz, leia as instruções do fabricante e segue-as à risca, sem esquecer de ver como aplicar o produto, como diluí-lo e por quanto tempo este deve atuar.

Presta atenção aos pequenos pormenores

É comum fazermos a limpeza da casa e esquecermo-nos de limpar os pequenos detalhes, como maçanetas, torneiras e interruptores. Mas estes são dos locais da casa que mais sujidade e bactérias acumulam, já que estão constantemente a ser manuseados por todos os elementos da família. Por isso, deverás prestar-lhes atenção e realizar uma limpeza nestes elementos. A limpeza deverá também ser frequente, para garantir que bactérias e vírus não estão presentes nestas superfícies.

Mudar os têxteis com frequência

Toalhas, lençóis e até mesmo tapetes e mantas devem ser limpos e trocados com frequência, para evitar que a sujidade, bactérias e ácaros se acumulem. As toalhas de mesa (ou individuais) devem também ser trocados regularmente, já que são muito usados no dia-a-dia e propensos a acumular sujidade. Por último, os panos que usas para limpar a casa devem ser desinfetados e limpos logo após o uso. Assim, saberás que estão verdadeiramente limpos da próxima vez que precisar deles.

Limpar a casa de banho todos os dias

Pode parecer estranho, mas a casa de banho deve ser limpa todos os dias, de preferência ao final do dia, quando te fores deitar. Não precisa de ser uma limpeza profunda: basta usar um pano e desinfetante e dar uma passagem na sanita, lavatório e duche. A limpeza mais profunda pode ser feita apenas uma vez por semana. Mas como a casa de banho é um espaço propício ao acumular de bactérias, torna-se essencial a sua limpeza diária, de modo a evitar a propagação destas.

Desinfetar telemóveis e computadores

Da mesma forma que não limpamos tão frequentemente como deveríamos maçanetas e interruptores, também não desinfetamos computadores, telemóveis e comandos. Estes são dos objetos que mais usamos na nossa rotina, pelo que devem ser desinfetados com frequência para garantir a sua higienização correta. Existem produtos próprios que podem ser usados nestas superfícies, que desinfetam sem as estragar, ou podes usar uma pequena quantidade de desinfetante em gel, aplicado com um papel de cozinha.

Lavar as mãos frequentemente

Todos sabemos da importância de lavar as mãos após chegarmos a casa vindos do exterior, mas sabida que também devemos realizar a higienização das mãos mesmo quando estamos em casa? Isto evitará a proliferação de bactérias e vírus dentro do teu lar, pelo que deverás também lavar as mãos antes de começar a cozinhar, sempre que espirrares, sempre que tocaste em algo que veio do exterior, etc. Com o tempo, ganharás este hábito e começarás a realizá-lo de forma inconsciente.

Este conteúdo é uma reprodução do Idealista News.“Como limpar corretamente a casa (e os objetos) em tempos de Covid-19″. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://www.idealista.pt/news/especiais/covid-19/2020/04/21/43123-como-limpar-corretamente-a-casa-e-os-objetos-em-tempos-de-pandemia


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code