Como limpar a casa para o primeiro encontro com o comprador

Parece básico, não é? Mas isso não significa que esta regra elementar seja seguida por quem quer vender ou arrendar a casa.

Para ajudar quem não gosta ou não têm jeito para as limpezas aqui ficam algumas dicas para seguir na hora de preparar a sua casa para os novos inquilinos.

1 – Limpar

Quem gosta de entrar numa casa suja? Enquanto uma casa limpa é atraente e dá a sensação que o seu proprietário é cuidadoso, uma casa suja é um autêntico travão à venda. Mas por vezes acontece, que por força de vivermos o espaço, não olhamos para determinados detalhes que saltam à vista dos visitantes. Pode ser sujidade devido ao uso quotidiano ou esquecida na limpeza diária da casa.

Faça uma limpeza geral

Faça uma limpeza geral e pormenorizada. Deixe tudo a brilhar! Limpe e esfregue cuidadosamente todos os pormenores: rodapés, por baixo e atrás dos móveis, interior e exterior dos armários, portas e maçanetas, interruptores, juntas de azulejo, etc.

Limpe as teias de aranha do teto, limpe não só os vidros mas também janelas e aros, acabe com as nódoas de gordura nas paredes ou com o calcário nas zonas de água, limpe com lixívia os traços de bolor, branqueie as juntas dos azulejos, etc. 

Por fim deixe o chão a brilhar até fazer de espelho! Encere o soalho, lave os tapetes e as alcatifas. Na cozinha e casa de banho a limpeza tem de ser meticulosa.

Produtos que servem para tudo: ecológicos, baratos e fáceis de utilizar!

Vinagre:

  • Poderoso anti-calcário: basta esperar que faça efeito e passar por água
  • Limpa-vidros: coloque o vinagre num pano e esfregue
  • Anti-bacteriano para o frigorífico: passe um pano depois de limpo
  • Decapante para o fogão, objetos de cobre ou metal oxidados: deixe num banho de vinagre (mostarda também serve)
  • Desinfetante para os sanitários

Bicarbonato de sódio:

  • Excelente desodorizante: absorve todos os odores no frigorífico, esgotos, cave, lixo, cigarros e animais domésticos
  • Detergente poderoso para bancadas de cozinha, frigorifico, fogão e forno, etc.
  • Produto ideal para fazer brilhar objetos em prata ou cobre
  • Excelente para reavivar cores de tapetes

2 – Elimina os maus cheiros

Respeite o seguinte princípio: “Cheirar bem para vender bem”. Se tem animais domésticos, problemas de humidade, um fumador dentro de casa, ou se gosta de cozinhar pratos com refogados lembre-se que estes odores ficam impregnados nos tecidos e têm de ser eliminados.

Pode estar tão habituado que nem os sente, mas eles estão lá e os potenciais compradores sentem-nos. Peça a alguém próximo para lhe dar a opinião sobre o cheiro da sua casa e, depois de identificares a fonte do problema, elimine-os definitivamente. 

Areje as divisões, lave os cortinados, limpe os tapetes, lave as capas dos sofás: se tudo estiver bem lavado a casa fica a cheirar bem. Para tirar cheiros de tapetes ou do caixote do lixo ou ainda fazer desaparecer cheiro a tabaco de alguma divisão utilize o bicarbonato de sódio, que além de ser um detergente miraculoso é um desodorizante eficaz.

Não utilize os perfumes de ambiente para esconder maus odores: vão-se misturar e é pior a emenda que o soneto! Além disso, os cheiros destes ambientadores nem sempre agradam a toda a gente e podem mesmo ter o efeito contrário. Espalhe pequenos recipientes com bicarbonato de sódio ou ferva rodelas de limão e/ou eucalipto.

Para branquear juntas dos azulejos:

Se existem produtos branqueadores nas grandes superfícies, eficazes para as juntas dos azulejos, também existem receitas antigas que permitem branquear estas juntas:

  • Vinagre branco: aplicar, deixar passar uma noite e passar por água
  • Lixívia: aplicar, deixar atuar 1 a 2 horas e passar por água
  • Mistura de argila com sumo de limão: aplicar com a ajuda de uma escova de dentes, esfregue e passe por água. Outra variante consiste em misturar bicarbonato de sódio com sumo de limão.

3 – O espaço exterior é fundamental!

Se tem um espaço exterior tem o trunfo na mão! Não o desperdice nem perca pontos com ele!

Um jardim ou um terraço são argumentos de peso para arrendar ou vender bem a sua casa, desde que os valorize! 

Retire tudo o que está a mais, livre-se da tralha, lave a varanda, ponha umas plantas aromáticas tipo alecrim ou alfazema. Se tem jardim corte a relva, retire as folhas mortas, corte as sebes, corte as flores estragadas, arranque as ervas daninhas e faça do espaço exterior o ponto alto da sua casa! Crie aqui o melhor recanto da casa! Inspire os visitantes a viver no exterior. Utilize velas ou lanternas para dar um toque de decoração acolhedor e convidativo

Se valorizar bem o espaço exterior da sua casa, ninguém lhe vai resistir!

Este conteúdo é uma reprodução do Idealista News “Como limpar a casa para o primeiro encontro com o comprador”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://www.idealista.pt/news/decoracao/conselhos/2014/10/09/23715-home-staging-como-preparar-o-primeiro-encontro-limpar-a-casa-a-segunda-das-sete-regras


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code