Como escolher o melhor sofá para a sua sala

Se comprou agora casa ou está apenas a pensar em comprar um sofá novo para a sala-de-estar, possivelmente já se deparou com a grande dificuldade de qual será o sofá ideal. Entre tantos tamanhos que existem, formatos e até materiais esta pode ser uma tarefa complicada. 

Lê este artigo para encontrares o sofá ideal para o teu espaço e para as tuas necessidades!

Qual o melhor tamanho?

Encontrar o tamanho perfeito para o sofá pode não ser tarefa fácil… Porém apesar de não existir uma regra definida, sugerimos que antes de comprar o sofá, tire todas as medidas ao espaço, assim como ao sofá que gosta, mas também sem esquecer de ter em consideração as suas preferências… se gosta de fazer algumas sestas no sofá, se gosta de ter um sofá em chaise lounge ou se apenas prefere um sofá para estar sentado a ver um filme.

Para que o espaço fique harmonioso e o sofá seja exatamente o que pretende para o espaço disponível a nossa sugestão é que delimite no chão com fita adesiva ou lençóis as medidas do móvel. Assim, poderá fazer um cálculo mais exato e ter uma ideia mais clara do espaço que ocupa.

Cores, Padrões e Texturas

Muitos são os sofás de cores neutras como cinzento, preto ou bege, porém existem excepções em que encontramos cores mais vivas como o bordeux, laranja, azul, amarelo e outras. Em muitos casos os sofás ditam a cor e a tendência de todo o espaço envolvente, acabando sempre por ser complementado com almofadas e mantas que enriquecem o espaço decorativo e acrescentam conforto. Aqui, terá que determinar qual será o mood visual para este espaço: se o sofá dita a tendência decorativa em cor, padrão e textura ou se a decoração adjacente ao mesmo será importante. 

Limpeza

Utilizamos o sofá diariamente e é normal que acabe por acumular alguma sujidade vinda das nossas roupas, do uso do dia-a-dia ou simplesmente do pó. Por este ser um móvel que tem um custo razoável associado é importante que seja feita uma correta manutenção. Sugerimos que frequentemente o aspire e com um pano húmido limpe as principais nódoas. Sempre que possível e de acordo com as instruções do seu sofá, lave as capas das almofadas.

Por outro lado, se tem animais ou crianças em casa, sugerimos que opte por mantas ou forras sobretudo nos assento para garantir uma durabilidade maior e evitar nódoas e pelos.

Qual o melhor tecido?

Entre napa, pele ou camurça muitos são os tecidos que pode utilizar no sofá e assim também brincar com a cor e padrão conforme já mencionamos antes. Para escolher qual o melhor, defina primeiro com qual se sente mais confortável. Muitas são as pessoas que não gostam de sentir a pele a tocar em camurça, veludo ou pele e, portanto, sofás nestes tecidos, podem não fazer sentido. 

Por outro lado, tenha em consideração que consoante o tecido também o seu valor e durabilidade por interferir… Portanto caso procure tecidos mais duradouros sugerimos o couro natural ou o jacquard, se optar por um tecido mais barato a lona ou a sarja são os prediletos. Apesar de tudo com melhor relação custo x duração sugerimos o chenille ou o suede.

Agora, conte-nos qual o seu sofá favorito e como o prefere combinar no espaço… Um sofá que seja o principal elemento decorativo ou que o consiga personalizar consoante as tendências com diversos acessórios?

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo.“Como escolher o melhor sofá para a sua sala”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/como-escolher-o-melhor-sofa-para-a-sua-sala


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code