Como cuidar do nosso jardim interior na primavera?

Desde os nutrientes à rega, passando pela exposição solar até à temperatura – todos os detalhes contam na hora de ver as nossas plantas prosperar.

Assim como mudam as estações, mudam as necessidades das plantas que habitam connosco. Desde os nutrientes à rega, passando pela exposição solar até à temperatura – todos os detalhes contam na hora de ver o nosso jardim interior prosperar na primavera. Apresentamos agora um guia com os principais cuidados a ter na época de maior crescimento das plantas, que dão vida às nossas casas. 

Dá nova casa e nutrientes às tuas plantas

Replantar as plantas na primavera, a chamada “Growing Season”, ajudará a prepará-las para o crescimento e vê-las prosperar. Replantar nem sempre significa mudar de vaso, mas renovar o substrato e seus nutrientes.

As plantas devem ser mudadas a cada 12-18 meses, quando estão reunidas algumas variáveis específicas: as raízes saem pelo furo de drenagem do vaso ou empurram a planta para fora do vaso; a velocidade de crescimento da planta é baixa; o solo está a secar muito rápido; o solo está encharcado há muito tempo. A primavera é o momento ideal para fazê-lo.

Igualmente importante é considerar a fertilização das nossas plantas. Em ambiente natural, as plantas regeneram os seus nutrientes de forma contínua. Nas nossas casas, em vasos, os seus nutrientes esgotam-se e precisamos de lhes dar uma “ajuda extra”. A utilização de fertilizante ou adubo é por isso muito importante, embora deva ser moderada.

Ajusta a rega e a humidade

À medida que o número de horas de luz e a intensidade da luz aumentam, as tuas plantas deverão consumir água mais rapidamente e, como resultado, precisarão de ser regadas mais frequentemente. Experimenta regar logo pela manhã, quando a temperatura é mais fresca e a intensidade do sol mais baixa.

O aumento da frequência de rega deverá acontecer de forma gradual e na medida do necessário. Regra geral, devemos regar as nossas plantas quando o substrato está praticamente seco. É mais importante regar profundamente (deixando toda a água escorrer pelos furos do vaso) do que frequentemente. O excesso de água leva ao apodrecimento das raízes e é uma das maiores causas de insucesso para os plant lovers.

As plantas de interior são na sua maioria tropicais. Durante esta estação, juntamos as plantas que precisam de níveis de humidade mais elevados num lugar comum e recorremos a um humidificador que ajuda a criar o seu ambiente natural. Existem outros truques para aumento dos níveis de humidade, embora este seja o mais eficaz.

Revisita o seu lugar ao sol e a temperatura

Até agora, nos meses mais frios, a luz incidente do sol era mais fraca. Na primavera, é importante revisitar onde colocar as nossas plantas. A maioria não é adequada a luz forte e direta, uma vez que esta luz queima as suas folhas.

Não tens a certeza se a luz é demasiado forte? Um truque simples é colocares a tua mão no lugar ao sol durante alguns segundos. Se estiver muito quente para ti, estará também para as tuas plantas.

Nesta altura, gostamos de abrirmos as janelas do atelier para deixar entrar o ar primaveril. Contudo, é importante lembrar que as plantas de interior preferem temperaturas acima dos 18º e ressentem-se com correntes de ar frio.

Apara, poda e limpa as tuas plantas

Corta as folhas mortas pelo caule e limpa frequentemente todas as folhas para que possam desfrutar da luz mais forte da primavera.

Como ritual de primavera, chegamos mesmo a levar algumas das nossas plantas a desfrutar de um duche ocasional. Depois, é importante que as suas folhas sequem bem para não deixar acumular água.

As plantas adoram a primavera e é neste período que vais notá-las ainda mais bonitas. Aproveita para viver o seu crescimento de forma presente e desenvolver uma rotina diária de cuidado através delas.

Este conteúdo é uma reprodução do Idealista. “Como cuidar do nosso jardim interior na primavera?” Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://www.idealista.pt/news/decoracao/conselhos/2021/04/07/46850-como-cuidar-do-nosso-jardim-interior-na-primavera


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code