Como converter a sua casa em alojamento local

Transformar a sua casa em Alojamento Local para arrendamento turístico não é apenas uma opção para ganhar uma renda extra, como também uma maneira de conhecer diversas pessoas e culturas do mundo.

Em Portugal, estima-se que os anfitriões obtêm um rendimento extra de 3.350 euros por ano com arrendamento de curta duração. Para alcançar esse objetivo, reunimos as principais dicas para converter a sua casa em Alojamento Local.

O imóvel

Lisboa, Porto e Algarve são as regiões que lideram o turismo, portanto, se está a pensar em transformar um imóvel em Alojamento Local, invista num que esteja em algumas dessas regiões. Caso decida por outra localidade, escolha casas que estão localizadas perto ou no centro histórico.

Hoje, no mercado imobiliário, há diversas opções de apartamentos T1, T2 e T3 com inúmeras ideias para arrendamento turístico. Muitos já estão remodelados com características para servir esta finalidade.

A licença

Para funcionar como Alojamento Local, o seu imóvel necessita de obter uma licença própria, que lhe permitirá oferecer legalmente serviços de alojamento ou arrendamento temporário. Também é importante ressaltar que, para combater a ilegalidade, plataformas como Airbnb, Booking e Homeaway não aceitam habitações que não estejam inscritas no Registo Nacional de Turismo, por isso é imprescindível regularizar o seu imóvel.

O primeiro passo é inscrever-se nas Finanças e, em seguida, comunicar o Balcão Único Eletrónico, apresentando alguns documentos, entre eles:

  • Cópia simples de identificação do titular ou Certidão Permanente de Registo Comercial, no caso de pessoa coletiva
  • Termo de responsabilidade
  • Caderneta predial
  • Contrato de arrendamento
  • Cópia da declaração das Finanças

Com esta etapa concluída, a Câmara Municipal tem um prazo de 30 dias para confirmar a veracidade da documentação e emitir um parecer. Uma vez com o comprovativo do registo, o proprietário já pode usufruir do espaço para arrendamento turístico.

Faça consertos

Não quer dizer que precisa remodelar a casa inteira, mas sim realizar alguns consertos na casa, como uma torneira pingando ou uma porta que não fecha direito. Ao longo do tempo, os feedbacks dos hóspedes irão guiá-lo sobre os aspetos a melhorar na sua casa.

Pense no conforto

Se quer que o seu hóspede sinta-se em casa, não pode faltar cama confortável, lençóis e toalhas limpas, chuveiro com água quente, mapa da cidade e Wi-Fi disponível. Pense sempre em como gostaria de ser recebido e valorize esses detalhes. Também, não custa nada deixar pequenos mimos ao hóspede, como cápsulas de café, chá ou um vinho típico da sua cidade.

Móveis e utensílios domésticos

Novamente, coloque-se no lugar do hóspede. O que gostaria de ter à sua disposição numa viagem? Camas com bons colchões, sofá, televisão, frigorífico, cafeteira e micro-ondas, são itens essenciais para uma boa estância. Com uma boa procura, encontrará excelentes opções a um custo acessível.

Criatividade na decoração

Não importa se seja mais clean ou mais moderna, a decoração deve trazer personalidade ao ambiente. Lembre-se que o arrendamento turístico em imóveis particulares trabalha o conceito de se hospedar na casa de alguém, portanto, invista numa decoração que seja a sua cara.

Crie regras

Defina as regras que melhor se irão encaixar na sua propriedade para que não tenha problemas, especialmente com a vizinhança. Portanto, estabeleça alguns limites tais como permitir ou não fumadores em sua casa, o período disponível para check-in/check-out e o horário de descanso. Deixe sempre visível, no frigorífico ou na porta de entrada, um documento com todas essas regras.

Com essas dicas, estamos seguros que a hospedagem na sua casa será um sucesso!

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo.“Como converter a sua casa em alojamento local”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/como-converter-a-sua-casa-em-alojamento-local


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code