Como aproveitar o verão dentro de uma casa pequena

Não desespere; não é por ter uma casa pequena e nenhum plano de sair para férias este verão que vai deixar de ter belos momentos de descontração e relaxe, tal como todos merecemos durante o período de férias! Existem pequenas alterações, modificações e adaptações que pode fazer em sua casa de forma a torná-la num verdadeiro refúgio, super confortável e de onde não vai querer sair. Anote as nossas ideias! 

Instale um bom sistema de climatização

Verão é sinónimo de calor. E uma casa pequena tem tendência a ficar bastante quente e saturada, mesmo abrindo bem as janelas e ventilando de forma manual a habitação. Para dar a volta à situação e tornar a sua casa pequena mais confortável para a estação de maior calor, equacione a instalação de um sistema de climatização – ar condicionado. Sim, tem de fazer um investimento inicial relevante, mas o que ganha em conforto e em bem-estar compensa muito; já para não referir que em termos financeiros compensa também a médio/longo prazo! 

Aproveite a área exterior, por mais pequena que seja 

Seja um terraço, varanda ou até mesmo varandim, o que conta aqui é ter alguma área que se possa considerar área exterior. E nada como potenciá-la ao máximo, para que possa desfrutar de umas belas tardes de verão a ler um livro ou simplesmente a relaxar! Se conseguir instalar um conjunto de duas cadeiras e uma mesa, uns elementos decorativos e umas luzes LED para um ambiente mais romântico e agradável, já é suficiente para que a casa pequena já nem pareça tão pequena assim…! 

Crie um espaço chill out

Muito importante para nos sentirmos bem e confortáveis em casa é saber que existe uma zona da mesma destinada a, literalmente, não fazer nada – apenas relaxar! Esta zona deve ser independente de zonas de serviço e zonas sociais (pode ser, por exemplo, um cantinho no quarto), e deve ter decoração que apele ao relaxamento: uma boa poltrona ou puff, uma velas aromáticas e uma decoração que apele à motivação (ex: frases na parede) são algumas ideias do que pode implementar. 

Instale uma pequena piscina 

Sabia que não precisa de ter uma casa gigante com um grande jardim para ter uma piscina em casa? Verdade! Para começar, existem mil e um modelos de piscinas no mercado e por isso mesmo existe uma opção certamente para o seu caso! Investigue mais sobre o assunto e se tiver uma varanda, experimente colocar lá uma pequena piscina e um sistema de ocultação na varanda para maior privacidade. No limite, pode sempre colocar um exemplar destes na marquise, pelo menos para se refrescar sentado e a relaxar a ler um livro ou a beber um sumo!

Invista em novos pormenores de decoração

Acredite que vai fazer toda a diferença apostar em renovar um ou outro elemento decorativo de sua casa. Não queremos dizer com isto que deve deitar fora tudo o que tem e comprar coisas novas; mas uma nova floreira, uma peça decorativa que já ande a namorar há muito ou até mesmo uma pequena peça de mobiliário nova, podem fazer toda a diferença na hora de entrar numa divisória de sua casa e sentir que está ‘fresca’ e ‘renovada’. 

Aposte numa boa zona social

Chegado o calor e o bom tempo, chegam os dias mais longos e chegam também mais convívios com amigos e família. E sim, mesmo com uma casa pequena também pode perfeitamente ser o anfitrião de algumas dessas receções! Apenas tem de garantir que a sua casa está com uma boa zona social – e isso significa ter uma área onde possa sentar e receber um determinado número de pessoas de forma confortável. Procure ideias na internet e não tenha receio de pedir aconselhamento profissional se for caso disso. 

Equacione tornar o espaço mais amplo

Por fim, uma dica para aproveitar o verão dentro de uma casa pequeno que pode envolver um investimento um pouco mais significativo, mas que no fim vai certamente valer a pena: já pensou deitar algumas paredes de sua casa abaixo de forma a torná-la mais ampla? Esta alteração é geralmente feita na zona da cozinha para a sala e entre a sala de jantar e sala de estar, caso exista. Para isto deve sempre fazer uma análise prévia com profissionais da área e a casa tem, naturalmente, de ser uma casa comprada e não alugada. 

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo.“Como aproveitar o verão dentro de uma casa pequena”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/como-aproveitar-o-verao-dentro-de-uma-casa-pequena


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code