Chegou a hora da limpeza de verão: 10 dicas imperdíveis

Vamos preparar a casa para uma das estações mais desejadas do ano? Dias bem compridos, noites quentes e a pedirem um bom jantar entre amigos e muitas tardes de sol para desfrutarmos do nosso lar. Parecem-lhe bons planos? Então, para que se sinta verdadeiramente confortável ao ponto de nem lhe apetecer muito sair de casa, venha daí e conheça as 10 dicas imperdíveis de limpezas de verão que não deve deixar de fazer. 

1. Vidros e janelas 

Bem sabemos que esta é daquelas coisas que fica sempre para ‘amanhã’. Mas do ‘amanhã’ antes da chegada do verão não pode passar! E por vários motivos. A começar, claro, pelo facto da casa se tornar bem mais fresca e com sensação de limpeza. Depois para deixar entrar o máximo de claridade e sol – o que todos pretendemos nesta estação do ano! E, finalmente, para que a sua casa esteja na sua máxima performance quando receber os seus amigos e família nos convívios veranis! 

2. Têxteis de casa

Quando falamos de têxteis de casa estamos a falar de tudo o que é têxtil mais pesado ou fixo. Diga-se: tapetes grandes, cortinas, capas de sofás, protetores de colchão…enfim, tudo o que se lembrar que é feito de tecido e que há muito que não coloca a lavar. Pode não se aperceber, mas estes itens acumulam uma quantidade de pó e ácaros que nem imagina, o que pode ser invisível aos olhos, mas muito prejudicial para a saúde! Se tiver tapetes de muito grandes dimensões, pode sempre equacionar contratar os serviços de limpeza ao domicílio, que o deixam como novo.

3. Colchões

Sim, é verdade! Os colchões também podem (e devem) ser limpos. E a chegada do verão é um excelente pretexto para o fazer! O ideal é que o lave com uma daquelas máquinas a vapor, o deixe levantado a arejar pelo menos 12 horas e depois o vire para o lado oposto ao que utilizou na estação do inverno. Na impossibilidade de utilizar esta técnica, aspire-o muito bem e esfregue-o com uma escova ligeiramente humedecida. Depois é só deixar secar (idealmente ao ar livre). 

4. Arrumação geral ao quarto

Não há mais desculpas para adiar esta tarefa: é hora de se atirar de cabeça ao seu quarto e fazer uma limpeza e arrumação em profundidade! Comece por destralhar: roupa que já não quer ou não usa, acessórios que não são utilizados há muito tempo, peças em pior estado que não sabe o que fazer com elas. Descarte o que não é essencial. Vai sentir-se mais leve e o quarto vai respirar muito melhor também! Se quiser apostar num twist diferente, pode também experimentar uma decoração diferente ou mudar alguns móveis de sítio – se o espaço o permitir, claro. 

5. Limpeza a fundo da cozinha

Outra das áreas onde mais tralha acumulamos é mesmo a cozinha. E nada como o pretexto da chegada do verão para fazer uma mega limpeza! Afinal, não anda a namorar aquele serviço especial de verão? Imponha a si mesmo uma regra: antes de comprar, tem mesmo de fazer uma grande seleção ao que já tem e que não usa ou se encontra em mau estado. Aproveite e retire tudo de dentro dos móveis para os limpar e deixar tudo fresco e cheiroso. 

6. Área exterior

Se possui em casa um terraço, varanda ou outra área exterior, agora é a hora de lhe fazer uma limpeza. Bem grande! Afinal, é agora que começa a época dos convívios e não vai querer jantares e almoços no meio de teias de aranha e poeiradas acumuladas das outras estações, pois não? Uma excelente solução para a limpeza deste tipo de áreas é a utilização das máquinas de pressão de água, um investimento excelente para quem possui uma área exterior em casa. E serve para limpar tudo: das paredes ao chão e até mesmo mobiliário exterior (regulando a intensidade e força).

7. Paredes interiores 

Pense um pouco: há quanto tempo não lava as paredes de sua casa? E falamos de todas, não só dos azulejos da casa de banho e cozinha! Aproveite a chegada do bom tempo para limpar, literalmente, a casa de cima até baixo. Paredes incluídas! No caso dos azulejos, pode utilizar uma esponja e um produto próprio; para as restantes, uma vassoura com um pano macio poderá ser suficiente. 

8.  Candeeiros 

Quando começar a limpar os candeeiros vai ficar surpreendido tal é a quantidade de pó e sujidade. A verdade é que a luz atrai poeirada e todos os dias ligamos os candeeiros…só que como ficam localizados bem acima das nossas cabeças, muitas vezes não temos noção da sujidade que acumulam. Com a ajuda de um pano húmido, limpe todos os candeeiros lá de casa e verá a diferença; até na luz!

9. Despensa e lavandaria

Vamos então à despensa e lavandaria: ambos são locais que acabam por acumular bastantes produtos (a despensa produtos alimentares e a lavandaria produtos de limpeza) e que precisam ser limpos e revisto pelo menos duas vezes ao ano. A chegada do verão é uma altura ótima para isso. Passe tudo a pente fino: validades, estado de conservação…e aproveite para retirar tudo das prateleiras e armários, limpar, organizar e deitar fora o que já não interessa. 

10. Móveis fora do sítio 

Por fim, mas não menos importante…há quanto tempo não arrasta as cómodas do quarto para limpar por trás? E o aparador da sala? O mesmo se aplica aos móveis da entrada. E claro que esta tarefa não é algo que tenha de fazer todas as vezes que faz limpeza em casa. Mas nas limpezas de boas vindas ao verão é um dos essenciais para que a casa fique verdadeiramente livre de poeirada de outras estações e se respire um ar verdadeiramente limpo. 

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo.“Chegou a hora da limpeza de verão: 10 dicas imperdíveis”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/chegou-a-hora-da-limpeza-de-verao-10-dicas-imperdiveis


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code