Bancadas de granito: o material que nunca sai de moda

Com o passar dos anos vão surgindo novos e mais modernos materiais para as bancadas de cozinha. No entanto, é curioso saber que continuam a ser as bancadas de granito que são as mais requisitadas. Saber escolher que material vamos usar numa bancada é essencial. A bancada da cozinha é um dos elementos principais na decoração de uma cozinha e também dos mais utilizados, por isso, a sua escolha é importantíssima. Claro que o granito é um dos materiais mais tradicionais, mas que por um lado nunca passa de moda. Vamos ver algumas características dele material e porque ele é tão famoso. 

O que é o granito? 

O granito é uma rocha formada por quartzo, granito e feldspato. É uma pedra bastante versátil podendo ser utilizada em diferentes lugares como esculturas, revestimentos de edifícios, decoração de interiores etc. A dureza deste material é considerada uma das suas características mais importantes (daí ser usado para diferentes finalidades).  É devido ao seu processo de solidificação lento e a grande pressão que se converte numa rocha muito dura e muito duradoura.

Vantagens

  • Utilizar este material em bancadas de cozinha é uma boa opção:
  • É um material muito duradouro. Não se estraga com riscos e suporta altas temperaturas, característica muito importante num lugar como a cozinha.
  • Se limpa facilmente com água e sabão. 

Existe uma infinidade de acabamentos para este material. Escolha entre granito envelhecido, acetinados e também, diferentes opções de cor para a sua bancada de cozinha. Tal versatilidade permite-nos escolher o que melhor combina com a nossa cozinha. 

Inconvenientes

Nem tudo é vantagens. Antes de escolher o granito para a sua bancada de cozinha há que saber os prós e os contras deste material.

  • Delicado: alguns produtos químicos podem danificar este material, principalmente quando utilizamos produtos para limpar o forno e o vidro para que não deixem manchas na pedra. 
  • Ainda que possuam várias opções de design, existem outros materiais que têm uma variedade muito maior. É o caso do silestone. Por isso, é preciso ter em conta que poderá haver poucas opções na escolha de uma bancada de granito. 
  • Como é uma pedra, o granito é um material super pesado. A sua instalação por vezes pode ser complicada e difícil. É necessário a ajuda de um profissional para que o trabalho da instalação fique bem feito. 

Se procura uma solução rápida e pontual, o preço do granito pode ser um inconveniente. O melhor mesmo é procurar outros materiais mais baratos para a sua bancada. 

Tipos de granito 

Saiba qual dos diferentes tipos de granito prefere:

  • Granito nacional: inclui o granito de Portugal, e o seu preço é menor que os trazidos do estrangeiro. O único inconveniente é que não tem uma ampla gama de cores incluindo apenas uma gama de vermelhos, azuis e cinzentos.
  • Granito de importação: é o granito que vem de outros países que incluem um vasto leque de opções e cores. O inconveniente é o custo elevado de transporte. 

Preços

Esta secção é um bocado indicativo, pelo que vai depender do tipo de granito que escolha, a quantidade, a sua instalação etc. Em geral, as bancadas têm uma largura standard de 60 cm (ainda que se possa modificar o que o torna ainda mais caro). O metro de granito fica por volta dos 100/140 euros se falamos de granito nacional, e que pode chegar até aos 350 euros se for granito importando. 

No entanto, estes preços são meramente indicativos que vão oscilando em função dos anos, da procura e da quantidade dos metros, do tipo de granito que a pessoa escolhe, o tipo de canto e a grossura do granito. O ideal é pedir-se a ajuda de um profissional para que seja feito um orçamento ajustado ás suas próprias necessidades. 

Como escolher o granito ideal para a sua cozinha

Ao tratar-se de uma pedra natural, não existem dois blocos iguais logo, a sua originalidade é um valor adquirido. Por isso, quando escolher o granito ideal para a sua bancada é preferível que depois de decidir qual é a cor, o acabamento e a grossura, que se veja a peça completa porque claramente será diferente da amostra. Deste modo é possível perceber que a eleição de certas especificidades deste material foi ou não a correcta. Na escolha da bancada, é muito importante também que se saiba quais as medidas certas. A melhor opção é pedir vários orçamentos a diferentes empresas para que se compare preços e opções de escolha.

Conselhos

Ao tratar-se de um material duro facilmente o seu aspecto é um bocado carregado. É importante que haja uma decoração adequado e que complemente este material ao resto da cozinha. 

  • Utilize móveis simples. Esta combinação é perfeita para que não se canse da decoração. 
  • Elimine objectos. Se escolheu este material, entre outros, é pela sua beleza. Por isso e para se realçar opte por eliminar todo o tipo de elementos decorativos, pequenos electrodomésticos, etc. Arrume-os dentro dos armários ou pequenos compartimentos para que a pedra chame a atenção. 
  • Acabe com a monotonia. Se escolheu cores escuras para acabar com a monotonia da cozinha então aí poderá adicionar um toque de cor como flores ou objectos de cores alegres. 
  • Iluminação indirecta. Coloque luzes indirectas debaixo dos móveis para que o granito reflita e dê uma amplitude visual maior e luz. 

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo “Bancadas de granito: o material que nunca sai de moda. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/bancadas-de-granito-o-material-que-nunca-sai-de-moda


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code