As comissões a pagar na hora de amortizar crédito à habitação

O direito de reembolso antecipado é um dos direitos consagrados ao consumidor que assina um contrato de crédito. Será certamente o teu caso. Este direito traduz-se na possibilidade do consumidor liquidar o valor em dívida antes da data acordada com o banco.

Por um lado, o consumidor paga antecipadamente a totalidade ou parte do crédito, e por outro, é lhe aplicada a correspondente redução do custo total. Referimo-nos aos juros e os encargos relativos ao período de tempo que faltará para o fim do contrato, salvaguardando-se ainda que o pagamento antecipado do crédito poderá ocorrer em qualquer momento da vigência do contrato.

Caso queira pagar antecipadamente o crédito deverá informar a instituição bancária com, pelo menos, 10 dias úteis de antecedência da data em que pretende realizar o pagamento, no caso de reembolso total do crédito. Caso o reembolso seja parcial e o pagamento seja realizado em data coincidente com o pagamento das prestações vincendas, o pré-aviso deverá ser de 7 dias úteis.

Salientamos que deve fazer esta comunicação por carta ou outro suporte duradouro, para que perante situações futuras exista um meio de prova documental.

Quanto à comissão, informamos que os valores cobrados a título de comissão pelo reembolso antecipado encontram-se regulados e os seus limites máximos definidos, não podendo ser superiores a:

• 0,5% sobre o capital em dívida, se no momento em que realiza o pagamento antecipado o cliente se encontrar no regime da taxa variável;

• 2% sobre o capital dívida, se no momento em que se realiza o pagamento antecipado o cliente se encontrar no regime de taxa fixa.

Acrescentamos que está prevista a isenção do pagamento desta comissão caso se verifiquem algumas circunstâncias específicas, como por exemplo: a morte de um dos titulares do crédito, desemprego ou deslocação profissional.

Este conteúdo é uma reprodução do Idealista News “ As comissões a pagar na hora de amortizar crédito à habitação“. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://www.idealista.pt/news/financas/credito-a-habitacao/2019/07/08/40194-as-comissoes-a-pagar-na-hora-de-amortizar-credito-a-habitacao


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code