8 novos materiais para pavimentos

No que respeita a decoração e arquitetura, estamos sempre a investigar novos produtos e materiais. Hoje, vamos falar de materiais para pisos inovadores e que não pode deixar de conhecer. Nos pavimentos é importante destacar a durabilidade, limpeza e manutenção, se se pode reciclar posteriormente, a adequação ao uso, o preço e, claro, a facilidade de colocação em obra nova ou remodelação. Escolhemos vários destes novos materiais para pavimentação e falamos um pouco de cada um deles.

Linóleo

Evidentemente, o linóleo de novo não tem nada, mas este pavimento tem melhorado muito o seu desempenho e design nos últimos tempos, sendo assim, bem que merece ser divulgado. O seu componente principal é o óleo de linhaça misturado com outros materiais, como pedra moída, isto é, com componentes naturais e biodegradáveis. Existe grande variedade de texturas, qualidades, espessuras, cores e é muito resistente e confortável quando utilizado. Isso faz com que o seu uso possa ser industrial ou doméstico. Limpa-se muito facilmente e é impermeável. Nas casas de banho, garanta que fica bem colocado, ajustando-o às diferentes extremidades, já que é um material que se expande com a humidade. A sua espessura pode ser entre 2 e 4 milímetros e o preço é dos mais competitivos do mercado.

Borracha

A borracha natural é outro material bastante usado em pavimentos, mas que incorreu em melhorias notáveis com o tempo. Entre as suas características principais encontram-se a sua resistência e durabilidade, impermeabilidade, resistência à água, a sua fácil manutenção e limpeza. É antiderrapante e flexível e além disso, é um material facilmente reciclável e resistente ao fogo. Por tudo isso, pode ser usado em cozinhas, devido ao seu lado mais higiénico e em quartos de crianças, pela sua absorção de impactos e conforto.  Pode-se colocar em placas ou em rolos e existe uma ampla gama de texturas, qualidades, e claro, cores.

Pavimento vinílico

Os pavimentos de vinil ou PVC são de tipo sintético, antiderrapantes, resistentes à humidade e ao desgaste, sendo a sua manutenção e limpeza muito simples. Os novos pisos de vinil imitam perfeitamente outros materiais, conseguindo texturas muito realistas com a vantagem do preço, a fácil colocação e a manutenção simples. Podem-se utilizar em qualquer divisão da casa, incluindo casas de banho e cozinha.  É especialmente interessante a sua instalação sobre outros pavimentos existentes, o que facilita as remodelações. 

Vinílicos com fibra de vidro reforçado

Alguns dos novos pavimentos são de revestimento vinílico de alta qualidade, que dão um aspeto têxtil e, à vez, durabilidade e fácil limpeza. A composição é de vinil tecido com fibra de vidro reforçado. Resistem ao uso de água, já que impede que se infiltrem líquidos, embora não se recomende o seu uso em ambientes húmidos.

Novos pavimentos cerâmicos

Não cativam, os antigos pisos de cerâmica hidráulicos, que podem ser encontrados em muitos apartamentos dos anos vinte da realidade Barcelonista, por exemplo. As novas tecnologias de produção de cerâmica, tornaram possível a sua reprodução na atualidade, de modo que se recupera o seu espírito de geometria e motivos orgânicos ou florais, mas com características melhoradas. Os antigos são porosos e, portanto, não são adequados para espaços húmidos e são muito sensíveis a manchas e nódoas. Os novos, se bem que não têm todo o charme dos originais, melhoram em durabilidade e resistência.

Mosaicos vinílicos

Os mosaicos vinílicos permitem fazer projetos diversos como quando usamos os cerâmicos. São peças vinílicas, resistentes à humidade, que são colocadas de uma forma rápida, fácil e quase sem obras. São muito flexíveis, que se adaptam a qualquer tipo de suporte e vêm prontas para serem aplicadas diretamente. Além disso, reduzem o nível de ruído, é um material higiénico e resistente a choques.

Pavimentos de resina epóxi

Os pavimentos de resina são muito adequados para renovar o chão de casa, sem remover o pavimento existente e com um custo muito abaixo de outras opções. É um pavimento autonivelador, constituído por um polímero termicamente estável que endurece quando se mistura com um agente catalisador. É um material com muita durabilidade, impermeável e resistente à abrasão e que pode ser usado em ambientes húmidos, como cozinhas e casas de banho. Pode escolher diferentes tipos de acabamentos, texturas opacas ou brilhantes, grande variedade de cores e realizar desenhos originais.

Novos pavimentos têxteis

Se está a pensar em alcatifas cheias de mofo, não vá por aí. Esta nova tecnologia têxtil é formada por tecidos que incorporam, por exemplo, um efeito tridimensional, que são 100% impermeáveis, ou mesmo que são pavimento têxteis laváveis. Trazem calor e conforto; isolam do frio, do ruído e impedem a reverberação do som ambiente, criando ambientes mais agradáveis. Os atuais pavimentos têxteis têm tratamentos bactericidas, fungicidas e à prova de fogo. 

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo “8 novos materiais para pavimentos”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/8-novos-materiais-para-pavimentos


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code