8 Erros a evitar se quer vender a casa depressa e bem – Parte 1 de 2

Tem pressa em vender a sua casa e não sabe como fazê-lo? Hoje explicamos-lhe que erros não deve cometer na hora de pôr a sua casa à venda. Afinal, ensinar a aproveitar e valorizar ao máximo o potencial de cada espaço e tornar as casas mais atrativas é o nosso objetivo.

Se há seis/sete anos vivíamos uma das maiores crises imobiliárias em Portugal, hoje o mercado parece estar em alta e os consultores imobiliários até se queixam de falta de produto. No entanto, e a não ser que tenha uma pérola em mãos, vender um imóvel requer esforço e muita sabedoria!

Se procura maximizar o valor e a rapidez de venda da sua casa deve seguir algumas regras básicas e saber evitar os erros mais comuns, que podem ser fatais para o negócio.

Surpreendentemente, até os vendedores mais experientes cometem no mínimo três destes erros!

Para que os compradores valorizem ao máximo o seu espaço tem de primeiro valorizá-lo. E neste ponto surgem logo os dois primeiros grandes erros:

1 – Não contratar um profissional

Tentar vender a sua casa é o primeiro grande erro! Além de não ter a experiência e as competências de um profissional vai sempre ter uma ligação emocional com o espaço que só prejudica a venda. Os profissionais da Vidór já conhecem os argumentos dos compradores, sabem analisar o seu perfil, aprenderam a negociar preços e a valorizar as características, conhecem bem o mercado e a oferta e têm todas as respostas na ponta da língua. A verdade é que os números não mentem – os vendedores particulares demoram normalmente mais tempo a vender e vendem por um valor mais baixo que os profissionais.

2 – Pedir um valor desajustado do valor de mercado

De longe, o erro mais frequente dos vendedores! Se o preço é demasiado alto, os compradores nem olham para a casa. Se é demasiado baixo, além de perder dinheiro, o comprador também perde clientes, porque uma casa com um preço muito baixo do mercado transmite a ideia ao comprador de que a casa terá qualquer problema associado.

Determinar o preço de uma casa é uma arte e exige conhecimento e sabedoria. O preço deve ser determinado com base na oferta concorrente, mas considerando também as movimentações do mercado, a procura, a localização e o estado da casa. Lembre-se que os preços que aparecem na internet é o preço pedido e não o valor real da transação.

3 – Desprezar pequenos arranjos

Mostrar uma casa em mau estado ou que não funciona é iniciar uma relação mostrando em primeiro lugar o lado negro. Ora, se a primeira impressão for negativa dificilmente haverá lugar para o segundo encontro. Por outro lado, o comprador irá sempre desvalorizar o espaço e oferecer menos dinheiro. Sai sempre mais barato mandar arranjar as coisas que não funcionam (por exemplo: torneiras que pingam, janelas que não abrem, luzes que não acedem) que fazer o desconto pedido pelo comprador para pôr a casa em bom estado.

4 – Não arrumar nem limpar

Apresentar uma casa suja ou desarrumada afasta qualquer comprador. Além de criar uma sensação imediata de rejeição, o potencial comprador fica com a sensação que a casa é mais pequena. Por exemplo, se abrir um armário ou entrar numa divisão que esteja atulhada de coisas vai achar que a casa tem falta de espaço. O truque é precisamente o contrário, retirar a maioria das coisas de forma a que haja bastante espaço vazio. Os armários devem estar a metade da capacidade.

Quanto à limpeza, é fundamental que esteja tudo impecável, imaculável, como novo! Silicones novos, juntas limpas, armários limpos. Se apresentar a casa desta forma, o comprador vai sentir que sempre foi estimada e que está pronta a habitar.

Este conteúdo é uma reprodução do Idealista, “8 erros a evitar se queres vender a casa depressa e bem“. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://www.idealista.pt/news/decoracao/conselhos/2017/02/10/32731-dicas-de-home-staging-8-erros-a-evitar-se-queres-vender-a-tua-casa-depressa-e-bem


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code