7 truques para que a sua casa cheire sempre bem

Chamam-nos sempre à atenção as casas que cheiram bem. Dá gosto estar dentro delas. É que às vezes os maiores cheiros são absorvidos pelas cortinas, tecidos e até pelas paredes. No entanto, existem maneiras naturais de conseguir que esses cheiros desapareçam de uma vez por todas. Por exemplo, utilizar flores silvestres, ambientadores caseiros ou óleos essenciais são alguns dos truques que eliminam por completo o mau cheiro. Se sente que a sua casa não cheira tão bem como deveria tome nota destes 7 truques para que a sua casa cheire bem. Irá surpreendê-lo a diferença que fazem. Não se esqueça, antes de os pôr em prática, de ventilar sempre bem a casa.

Lâmpadas aromáticas

Agrada-nos muito este truque porque permite limpar o ar da casa quando se está a usar e, em segundo lugar, porque o aroma que solta é muito agradável e fresco. As lâmpadas aromáticas levam óleo perfumado incorporado de tal forma que quando são acendidas a casa cheira maravilhosamente bem porque a essência é evaporada. As fragâncias que incorporam são uma mistura de recursos naturais e extractos de plantas. Duram uma média de 10 horas e convém deixar o candeeiro ou a lâmpada acendida durante 30 minutos para que o cheiro chegue à casa toda. 

Chuveiros mágicos

Existe uma opção para a casa de banho que o deixará de boca aberta porque os seus duches diários se irão converter numa festa para os seus sentidos. Sabia que existem chuveiros que dispõem de uns cartuchos aromáticos enriquecidos com vitamina C? Isto, além de fazer com que a casa de banho cheire a luxo também oferece uns benefícios para a nossa pele: 

  • Este tipo de chuveiro equilibra o ph da água o que beneficia directamente a saúde da sua pele. 
  • Repele as bactérias e, portanto, a respiração torna-se mais limpa e pura. 
  • Limpa os possíveis cheiros que a água tenha devido aos canos e realiza uma acção purificante na mesma. 
  • Relaxa os músculos. 
  • É de grande benefício para as pessoas que tenham a pele sensível. 

Pintura maravilhosa

Um truque para que a sala ou qualquer outra divisão da sua casa cheire bem é pintar as paredes com tinta aromática. Existem de todas as cores e cada cor está associada a um cheiro diferente, mas todos são frutais ou florais. Existem as com aroma a baunilha, banana, limão, lavanda e rosas, por exemplo. A forma de aplicar esta tinta é exactamente igual à de uma pintura sem aroma e também é importante saber se se podem aplicar em todo o tipo de superfícies, incluindo azulejos, pladur ou gesso. 

Uma casa de banho sem cheiro a humidade

Às vezes a nossa casa de banho vai acumulando humidade, algo que irrita muito e cheira mal. Mas existe uma maneira natural de eliminar esse cheiro de humidade que é tão desagradável. Tome nota: num recipiente adicione arroz e giz. Deixe repousar uns dias e verá como esta mistura absorve os maus odores da casa de banho. Se tem uma casa de banho que não usa muito deixe correr a água de vez em quando porque às vezes o que ocorre é que acumula cal e maus odores nas canalizações e só ao deixar correr a água pode eliminá-los. 

Radiadores com dupla função

Todos sabem a principal função do radiador, mas existe um segundo uso que achamos fascinante. É o facto de se poder converter num ambientador mais potente e sobretudo em zonas grandes da casa. Apenas tem de comprar um desumidificador que se pendure no radiador e escolher a fragância que mais goste. Quando o radiador estiver a funcionar o calor vai evaporar a essência e esta chegará a toda a casa. Outra opção, quem sabe se mais decorativa é colocar o desumidificador sobre o radiador. O efeito é o mesmo: a divisão da casa estará muito mais fresca e dará um toque divertido à decoração da casa. 

Toalhas que cheiram a glória

Não acontece que por mais que lavem as toalhas às vezes elas simplesmente não cheiram bem? Pois bem, aqui partilhamos alguns truques muito simples para solucionar este problema. Em primeiro lugar, muitas vezes apressamo-nos a guardar as toalhas sem que estejam totalmente secas. Assim sendo, terá que ser paciente e assegurar-se que estas estejam secas por completa. O melhor é deixá-las secar ao ar livre do que dentro de casa. Utilize vinagre para que fiquem mais macias. Também é importante ventilar os armários e algo que ajuda muito é ter gavetas que cheirem bem. Para isso pode pôr almofadas de sabão entre a roupa ou saquinhos de flores de lavanda ou paus de canela. Este truque é infalível. 

Crie os seus próprios óleos essenciais

Encanta-nos este truque porque podemos personalizá-lo ao máximo. Chamamos-lhe “óleos essenciais” ainda que na realidade se trata de compor o melhor aroma segundo os seus gostos. Por exemplo, se gosta do cheiro a pinho pode pôr a ferver vários ramos desta planta, duas folhas de louro e uma pitada de noz moscada. Uma vez fervido pode espalhar pela casa este aroma. Se gosta mais do cheiro a alecrim, ferva umas folhas de alecrim com um par de rodelas de limão e verá como a fragrância dura vários dias. Se prefere comprar a mistura já feita utilize um difusor na hora de aromatizar a casa pois o odor irá incorporar-se com maior facilidade. 

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo.“7 truques para que a sua casa cheire sempre bem”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/7-truques-para-que-a-sua-casa-cheire-sempre-bem


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code