7 Ideias para transformar o sótão lá de casa

É hora de deitar a tralha fora e tirar verdadeiro partido do sótão lá de casa. Afinal, se tem a oportunidade de criar um espaço cheio de estilo e pinta, porquê deixá-lo ao abandono e sem qualquer atenção? Anote as nossas ideias para transformar o seu sótão e ganhe um espaço único e cheio de boas vibrações! 

Uma nota prévia: antes de avançar para planeamento e criação de qualquer espaço, garanta que o seu sótão tem as condições estruturais necessárias para avançar para a fase da implementação do espaço (chão, paredes, escadas de acesso)…se for necessário, não hesite em pedir ajuda de um profissional. No final de contas o investimento vai compensar muito! 

Mezzanine 

É o sonho de muitas pessoas. E se você tem um sótão desaproveitado em casa, este sonho pode ser tornado realidade em sua casa! Para conseguir tal efeito, é importante garantir algumas questões: aposte numa cama bem larga e pouco alta, em cores neutras e claras e aposte em poucos elementos decorativos. Neste tipo de espaço, menos é mais! Além disso, pode querer colocar um tapete bem fofo para que possa andar descalço por este paraíso escondido que é a sua mezzanine. 

Quarto de brincar

Se tem miúdos em casa e a arrumação dos brinquedos e “tralhas” é sempre uma dor de cabeça gigante, porque não equaciona fazer um aproveitamento de sótão e transformá-lo no cantinho de brincar da pequenada? Uma coisa é certa: este sítio vai ser o verdadeiro local mais procurado e concorrido; não só pelos seus pequenos, mas pelos seus amigos também! Neste caso apenas garanta que as escadas são seguras e relativamente fáceis de subir e descer coloque uma proteção no início das mesmas no caso de ter crianças mais pequenas. 

Caverna de adultos

Se, por outro lado, prefere apostar numa solução mais adulta, o que não faltam também são opções. E que tal construir uma famosa men’s cave? Um bom sistema de som, uma televisão plana, a sua consola de videojogos favorita e, para os mais aventureiros, porque não uma máquina retro de jogos ou até mesmo uma mesa de matrecos ou bilhar? Tudo vai da imaginação…e do bolso de cada um, claro. 

Escritório 

Papelada é coisa que nasce em todas as casas. E nunca existe um local ideal para a guardar e armazenar. No caso de ter uma profissão que lida muito com este tipo de material, pior ainda! Mas a verdade é que hoje em dia nem toda a gente se pode dar ao luxo de abdicar de um dos quartos da casa para fazer um escritório. Uma boa forma de solucionar este problema passa por aproveitar o seu sótão e transformá-lo no seu escritório e local de trabalho. Para que este espaço fique completo e organizado, não poupe em sistemas de organização e procure fazer uma distribuição de mobiliário onde a luz natural saia favorecida. 

Sala de cinema 

Um sofá bem confortável, umas colunas de topo, uma televisão o maior que conseguir e, claro…uns bons baldes para colocar pipocas e assistir aos seus filmes e séries favoritas! Ao contrário de um escritório, que deve ter luz natural bem privilegiada, no caso de optar por fazer do seu sótão uma sala de cinema, convém investir numa forma de conseguir tornar a divisão bem escura para as sessões. Uns blackouts ou estores bem opacos poderão ajudar. 

Quarto para crianças 

Por fim, uma solução muito utilizada em países como os Estados Unidos: aproveitar o sótão para fazer um belo quarto para a criançada. Muito útil no caso de famílias numerosas, a formato natural do sótão está mesmo a ‘pedir’ a conceção de um quartinho de encantar, com caminhas gémeas, lado a lado e muito espaço de arrumação para roupa, bonecada e afins. 

Ginásio

Faça parte da franja da sociedade que cada vez se preocupa mais com a saúde e bem-estar e transforme o seu sótão num espaço para trabalhar o corpo (e mente!) Um espelho numa das paredes de cima até baixo, umas máquinas – bicicleta e passadeira são suficientes – uns colchões, pesos, caneleiras e eventualmente um step e já consegue fazer uns belos treinos que lhe vão saber pela vida – sem sair de casa e sem pagar mensalidade! Garanta apenas que existe forma de ventilar o espaço e areje-o bem depois de cada treino que realize. 

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo.“7 Ideias para transformar o sótão lá de casa”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/7-ideias-para-transformar-o-sotao-la-de-casa


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code