5 questões a fazer antes de começar qualquer obra em casa

Quem não gosta de entrar numa casa renovada? A verdade é que qualquer upgrade, por mais pequeno que seja, nos anima imediatamente o astral e faz-nos ganhar mais vontade de estar no nosso ninho! Chão renovado, caixilharias novas ou simplesmente um investimento em novos sanitários e mobiliário são boas opções na hora de fazer obras em sua casa. 

No entanto, antes de avançar para qualquer intervenção, existe uma mão cheia de questões que se deve colocar e responder a si mesmo no sentido de garantir que é realmente a altura ideal para avançar com as alterações. Para o ajudar, deixamos-lhe aqui 5 questões a fazer antes de começar qualquer obra em casa.

1. Qual é o orçamento que tem disponível? 

É a primeiríssima questão e é absolutamente essencial! Qual é o orçamento que tem disponível para realizar as obras em casa? Faça uma estimativa bem realista e nessa estimativa não deixe de inserir um valor um pouco mais elevado do que quanto as obras realmente custam, para que não seja depois apanhado de surpresa com custos extra. Não queira dar um salto maior do que a perna e fazer alterações para as quais não tem verba disponível. Este valor deve ser definido consoante as suas possibilidades e consoante os vários orçamentos solicitados aos diferentes profissionais.

2. A obra a realizar é mesmo indispensável? 

Sim, é claro que todos adoramos mudar os móveis da cozinha, alterar o chão da sala ou investir em novas janelas. Mas será que essas obras são mesmo prioritárias? Faça uma espécie de checklist com todas as alterações que quer fazer em sua casa e atribua a cada uma delas o número 1, 2 ou 3, sendo 1 o máximo de prioridade e 3 prioridade menos alta. Depois de listar e classificar todas as obras, vai perceber quais são realmente as obras mais urgentes para fazer lá em casa. 

3. Escolheu bem a altura do ano? 

Como tudo na vida, existem alturas do ano mais indicadas para realizar determinadas obras. Pintar a casa, por exemplo, é um tipo de alteração que deve ser realizado preferencialmente na primavera ou verão, altura em que as paredes já estão com pouco ou nenhuma humidade; os reparos no telhado e caleiras devem ser deixados para o início do outono, altura em que o tempo ainda se encontra ameno e com pouca chuva, mas quando existe uma grande necessidade de preparar a casa para as intempéries do inverno que se aproximam. Tenha sempre estas questões em conta e, no caso de surgir alguma dúvida, nada como se informar e procurar ajuda junto de profissionais da área que o poderão aconselhar da melhor forma. 

4. Está ciente da disponibilidade e dedicação necessárias?

Fazer uma obra, ainda que totalmente contratada a serviços externos – o chamado projeto chave-na-mão – exige sempre algum esforço por parte da pessoa que contrata. E não falamos apenas de esforço financeiro, que esse é sabido que é necessário. Falamos de uma exigência de tempo e de dedicação para acompanhar minimamente a obra e ir dando feedback do que pretende ou não. Está disposto a, depois de um longo dia de trabalho, passar no local da obra para analisar e averiguar como está a correr e se precisa de alterações? Está preparado para dividir os seus fins de semana entre alguma ginástica familiar e idas a lojas da especialidade para verificar qual o tipo de material que mais gosta? É muito importante que esteja ciente destas questões e preparado para elas! 

5. Informou-se acerca da legislação?

Por fim, deve garantir que aquilo que pretende fazer está dentro dos trâmites legais – não quer ter a surpresa de, a meio da obra, ter de suspender tudo e até pagar uma multa tremendamente avultada, pois não? Informe-se junto dos seus serviços municipais de toda a papelada que será necessária, o que precisa ou não de autorização, para que alterações basta uma informação por escrito e o que pode fazer à sua vontade. A empresa de profissionais de construção que contratar poderá ajudá-lo nessa questão, mas é importante que tome também a iniciativa de o fazer garantindo que não existe margem para falhas ou erros. 

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo.“5 questões a fazer antes de começar qualquer obra em casa”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/5-questoes-a-fazer-antes-de-comecar-qualquer-obra-em-casa


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code