5 conselhos para cuidar e conservar móveis de madeira

Móveis em madeira são uma aposta segura no que diz respeito à decoração de interiores. Poucos estilos decorativos ficam mal com eles, e ficam bem em qualquer ambiente ou divisão. Com mais ou menos cor, com uma pintura ou em tons naturais, a madeira é sempre bem-vinda. Mas tal como qualquer material natural, são necessários alguns cuidados para que os móveis se conservem corretamente. Para isso, deixamos-lhe aqui 5 conselhos úteis.

Limpe o pó todos os dias

Talvez pareça um exagero, mas o certo é que não temos consciência do quão benéfico e importante é limpar o pó todos os dias nos nossos móveis de madeira. Pode comprar toalhitas especiais para limpar madeira ou usar um espanador ou um trapo húmido. Se usar isto para limpar os móveis todos os dias, ou a cada dois dias, evitará que o pó e a sujidade criem manchas na superfície da madeira.

Além disso, seria boa ideia encerá-los uma vez por semana. Existem produtos especiais para o fazer, mesmo em toalhitas. Estas darão lustre aos móveis e farão que estes aguentem melhor o passar do tempo.

Use nozes para reparar a madeira

Já alguma vez pensou que as nozes podem ajudar a reparar os móveis de madeira? Mas sim, podem. Este truque vem diretamente do mundo dos construtores de violinos, que sabem muito bem que os óleos essenciais das nozes são perfeitos para reparar frinchas na madeira.

O melhor de tudo é que pode usar este truque comodamente em sua casa. Basta abrir uma noz, extrair o seu fruto e passá-lo na parte danificada do móvel. Mova a noz suavemente no sentido das fibras da madeira. O fruto contém uma série de óleos que, com a fricção, se irão fundir e criar uma capa reparadora. Depois, tem de passar um pano para repartir esta solução de forma homogénea.

Proteja a madeira de luz, água e ar condicionado

Certas coisas não caem bem na madeira, como é o caso da luz, da água e do ar condicionado, que são bastante prejudiciais para ela. A madeira é excessivamente sensível ao sol, que come a sua cor e o brilho da sua superfície. É por isso que não se recomenda colocar móveis de madeira em frente a uma fonte de luz natural muito potente.

A água e o ar condicionado são perigosos porque podem apodrecer este material e alterar bruscamente a sua dilatação e contração natural. Significará isto que não pode ter móveis de madeira no exterior? Não. O que significa é que, se tem móveis exteriores em madeira, o melhor é aplicar desde o primeiro dia vernizes especiais que protegem a madeira destes elementos.

Repare a madeira com vinagre de vinho e azeite

A madeira deve ser nutrida de vez em quando, e esta solução é perfeita para isso. Apenas deve juntar duas partes iguais de vinagre de vinho e de azeite. Esta mistura irá nutrir a superfície da madeira num instante. Para isso, deve aplicá-la com um pano de algodão. Deixe que a mistura trabalhe durante umas horas e remate aplicando uma cera da cor da madeira.

Acabe com as manchas de líquido nos seus móveis de madeira

Os líquidos podem ser muito nocivos para os seus móveis de madeira. No caso de um líquido se derramar sobre uma superfície em madeira, o melhor é esperar que a mancha seque. Depois, passe um pouco de maionese sobre ela. Vá limpando com um pano de algodão e aos poucos verá que a mancha vai desaparecer sem mudar a tonalidade da madeira.

Esperamos que estes conselhos lhe sejam muito úteis! 

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo “5 conselhos para cuidar e conservar móveis de madeira”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/5-conselhos-para-cuidar-e-conservar-os-moveis-de-madeira


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code