10 Truques simples para fazer a casa parecer maior

Temos para si 10 dicas para fazer a casa parecer maior. Mesmo que viva num T0 ou num T1, verá como bastam pequenas coisas para conferir uma maior sensação de espaço à casa. Não acredita? Então, o melhor é pôr as mãos à obra hoje mesmo, seguindo estes nossos conselhos!

1. Valorizar as janelas

Nada como uma boa dose de luz natural para conferir uma maior sensação de espaço a uma divisão. Evite estores pesados, assim como cortinados escuros e curtos. Use antes tecidos leves e fluídos, que deixem a luz entrar no espaço.

2. Decorar com tons claros

Outro truque simples para a casa parecer maior é usar cores claras na decoração do espaço. Verá como ao pintar a casa conseguirá facilmente um efeito mais harmonioso e menos claustrofóbico. 

Quanto à melhor cor, neste campo, nada melhor do que o branco! Se bem que se quiser dar um toque extra de profundidade pode sempre pintar uma – apenas uma – parede com uma cor mais escura.

3. Incorporar espelhos na decoração

E, sim, falamos no plural! Além dos jogos de luz, os espelhos permitem aumentar a percepção do tamanho de uma habitação. Assim sendo, desde espelhos de parede, aos colocados no chão, grandes ou pequenos: todos são bem-vindos para decorar.

4. Usar estantes abertas

Para fazer a casa mais grande, nada melhor do que espaços abertos e amplos. Nesse sentido, estantes abertas são uma excelente opção a considerar, inclusive se tiver de dividir ou criar espaços numa mesma divisão.

5. Colocar o mesmo pavimento em toda a casa

Se optar por colocar o mesmo chão na casa toda, verá como algo tão simples será capaz de lhe transmitir aquela sensação de continuidade e grandeza que procura. E mais: se optar por instalar o pavimento na vertical, irá comprovar como essa sensação sai reforçada.

6. Instalar portas de correr

Por ocuparem menos espaço, as portas de correr são ótimas para espaços pequenos. Além disso, instalar portas de correr é muito fácil e dão sempre um toque de estilo e modernidade em qualquer casa.

7. Optar por objetos pouco volumosos

Menos é mais, certo? Pois bem, isso é válido na hora de fazer uma casa pequena parecer maior também! Nesse sentido, opte por itens que ocupem pouco espaço. E, já agora, limite-se ao essencial – que é como quem diz, aproveite esta oportunidade para destralhar e livrar-se daquilo que tem a mais e/ou que já não usa.

8. Ter móveis feitos à medida

Seja em espaços grandes ou pequenos, um dos erros de decoração mais comuns é não escolher os móveis certos para cada espaço! Quando isto acontece, é muito comum acabarmos com móveis demasiado grandes e desajustados ao espaço.

Se tem uma casa pequena, este detalhe ganha uma importância ainda maior! Por isso, aconselhamos fazer móveis à medida. Além disso, esta opção permite-lhe uma maior optimização do espaço, assim como mais arrumação – algo que espaços pequenos sempre carecem. E se a sua casa tem divisões de tectos irregulares ou muitos cantos, com móveis à medida poderá tirar proveito de cada espaço.

9. Valorizar o lado vertical

Ao fazer isto, estará também a reforçar o pé alto da divisão. Assim sendo, aproveite para colocar livros, quadros e outros itens de decoração/arrumação.

10. Ver para além do óbvio

Espaços e casas pequenas são um teste à criatividade de qualquer um, inclusive de um decorador experimente! Mas isso não significa que tem de sacrificar o bom gosto, nem a criatividade ou as suas necessidades. Por exemplo, se não tem espaço para fazer um escritório, use o parapeito da janela para incorporar a mesa de trabalho. E se precisa de mais armários, integre a arrumação na cama, com uma cama multifunções. Como vê, há sempre uma solução!

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo.“10 Truques simples para fazer a casa parecer maior”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/10-dicas-para-fazer-a-casa-parecer-maior


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code