10 Ideias para dividir ambientes.

À procura de ideias para dividir ambientes que não impliquem uma parede? Espaços open space são cada vez mais desejados, contudo isso não significa que não haja necessidade de os dividir, criando diferentes zonas e ambientes. A pensar nisso criamos uma lista com 10 ideias para dividir ambientes de forma natural e fluida.

1. Estantes

Além de divisores de espaços por excelência, as estantes têm ainda outra vantagem: muita arrumação. Para uma separação mais fluida, recomendamos-lhe a não atafulhar a estante de coisas, deixe espaços livres e verá que também a divisão vai respirar melhor.

2. Mobília

De entre todas as peças de mobília, o sofá é aquele que melhor consegue cortar um ambiente, definindo um novo. Em espaços grandes, sofás de canto funcionam muito bem sem precisarem de estar encostados a uma parede.

3. Biombos

Não, os biombos não saíram de moda e continuam a ser uma ideia de decoração criativa na hora de separar espaços. Além disso, uma vez que os há em diferentes materiais (madeira, tecido, papel, etc.) são bastante versáteis e facilmente encontrará uma opção que combine com a sua decoração.

Além disso, são um divisor de espaços barato e que não requer qualquer trabalho, seja de instalação ou manutenção!

4. Painéis

De inspiração japonesa, também os painéis são muito versáteis. Existem inclusive opções que lhe permitem ir subindo e baixando, seja automática ou manualmente (como uma cortina) e que pode facilmente adaptar às suas necessidades. 

Ainda relativamente aos painéis, saiba que tem ao seu dispor opções em tecido, mas também de materiais mais coesos que permitem filtrar e isolar a luz. 

No sentido oposto, poderá considerar os painéis transparentes. Com eles, conseguirá obter a divisão que pretende, sem com isso limitar a expansão da luz solar no espaço.

5. Cortinas

Uma alternativa aos painéis são as cortinas. Fáceis de instalar são também muito simples de manter e de cuidar. Com as cortinas como divisor, sempre que quiser esconder algo, só tem de as fechar!

Outra vantagem é que na decoração do espaço tem à sua disposição um sem fim de tecidos à escolha, seja quanto aos padrões, seja quanto às texturas.

6. Plantas

Para quem adora plantas, esta é a desculpa ideal para ter (ainda) mais em casa. Crie uma divisória de plantas e encha o espaço de verde. Para um efeito irregular, opte por plantas de diferentes tamanhos para dar um maior dinamismo ao espaço. E, claro, pode sempre pendurar vasos no teto!

7. Paredes de destaque

Outra forma de marcar um espaço num open space é criar uma parede de destaque. Nesse sentido, pode optar por pintá-la, mas poderá também usar outros recursos como aplicar papel de parede ou dedicar uma parede exclusiva para pendurar os seus quadros e/ou fotografias.

8. Pintar o teto e/ou o chão

Da mesma forma que pode pintar uma parede, pode estender a pintura até ao teto ou até ao chão – ou ambos! Verá como vai conseguir dar mais vida ao espaço e até recriar a sensação de uma divisão à parte, apesar de permanecer no mesmo espaço.

9. Do teto ao chão

Cordas, fios metalizados, troços de madeira, … enfim: tudo é válido na hora de criar uma instalação que funcione como divisória. Da mesma forma, também não tem de se limitar a linhas retas do teto ao chão: crie diferentes padrões, misture distintos materiais, etc. Como sempre, não tem de haver limites para a sua criatividade!

10. Divisória funcional

Junte à estética funcionalidade. Ou seja, se vai dividir o interior, dê um objetivo (e sentido) prático à divisão.

Por exemplo, por que não aproveitar a divisória para colocar a televisão? Painéis de madeira são, nesse sentido, uma excelente opção.

Este conteúdo é uma reprodução do Idealista. “10 Ideias para dividir ambientes.” Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/10-ideias-para-dividir-ambientes


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code