10 ideias “fora da caixa” para ter uma casa mais sustentável e ecológica

São pequenos gestos ou mudanças do nosso dia a dia que no final de contas fazem toda a diferença. Numa altura em que o nosso planeta grita por ajuda – afinal, ele já está em défice de recursos – e onde a poluição e consumismo exacerbado é uma realidade que precisamos todos combater, todo nós precisamos desempenhar um papel ativo e fazer a diferença. 

Uma das formas de começar é lá por casa. Com algumas mudanças de hábitos ou pequeníssimas reformas vai conseguir uma casa mais sustentável e ecológica e consequentemente mais amiga do ambiente, da carteira e do planeta! 

Instalar economizador de água nas torneiras 

Sabia que com a simples instalação de um economizador de água nas torneiras lá de casa é possível poupar em média 50% da água que normalmente consome? Falamos de uns dispositivos que se instalam de forma muito fácil nas torneiras domésticas e que reduzem o caudal da água, ao mesmo tempo que aumentam a pressão da mesma. Estes dispositivos são super acessíveis e o orçamento de colocação dos mesmos é também muito baixo dado que é um trabalho bem rápido e simples de fazer. 

Sistema de autoclismo ecológico

Outra das ideias nem sempre imediatas para ter uma casa mais sustentável e ecológica tem a ver com a descarga das sanitas. Equacione investir na colocação de um sistema de dupla descarga consultando para isso orçamentos de profissionais e, se possível (informe-se com um profissional da área) coloque uma ou duas garrafas de água com areia no interior do depósito. Para quê? Nós explicamos: vai conseguir poupar até três litros de água por cada descarga que efetuar! 

Faça uma revisão à iluminação lá de casa 

Se ainda é daquelas pessoas que utiliza lâmpadas incandescentes ou até mesmo fluorescentes, tem de mudar isso já! As lâmpadas de tipo LED, apesar de exigirem um investimento inicial um pouquinho maior, a médio longo prazo compensam imenso…já para não falar do facto de serem bem mais ecológicas e não serem tão nocivas para a pegada ambiental do planeta.  Este tipo de lâmpada consome até menos 80% de energia, o que, no espaço de um ano, representa várias centenas de euros na fatura da luz – falamos de uma média de poupança de três euros por cada hora de luz face às lâmpadas convencionais.

Use o sol a seu favor

Em termos de iluminação de uma casa, há uma regra de ouro que nunca deve ignorar: tire o máximo partido do sol! Analise bem a exposição da sua casa e organize o mobiliário e decoração de acordo com a mesma e tenha em conta onde coloca objetos e móveis que possam bloquear esta tão desejada luz. 

Verifique o isolamento de casa 

Esta dica é importante e valiosa a vários níveis: poupança de recursos, de energia, de dinheiro e até de resfriados! Evite usar sistemas de aquecimento e ar condicionado ao fazer uma vistoria geral a todas as janelas, portas e postigos e coloque vedante, borrachas e afins para garantir que a passagem de ar indesejado é muito próxima do zero. 

Faça a sua própria horta de aromáticas e pequenos legumes

Numa lógica de diminuição do consumismo e também das boas práticas em termos de metodologia de agricultura, porque não aproveitar um cantinho em sua casa e plantar as suas próprias aromáticas e pequenos legumes? Escolha um local com luz direta q.b., compre as sementes e siga as instruções! 

Já pensou em vidros duplos?

É verdade que a colocação de vidros duplos ainda exige algum investimento, mas acredite que o retorno vai ser mil vezes maior! Além de ajudarem a bloquear o calor e os raios UV nos dias mais quentes, fazem o oposto também nos dias mais frios e podem fazer baixar os gastos em energia de 20% a 30%.

Invista em equipamentos sustentáveis

É uma excelente solução para poupar energia, tempo, e para se tornar ainda mais consciente ao nível ambiental. Colectores solares térmicos (equipamentos que captam a energia do Sol e a transformam em calor, permitindo poupar até 70% da energia), painéis solares fotovoltaicos (para aproveitamento de energia solar) e bombas de calor geotérmicas (sistemas de aproveitamento do calor do interior da Terra para o aquecimento do ambiente) são algumas das alternativas à sua disposição.

Faça reformas conscientes 

Sempre que precisamos de fazer umas obras, por mais pequenas que sejam, a primeira coisa que nos vem à cabeça é a questão do orçamento e dos custos. E claro que essa é uma questão importantíssima. No entanto, não devemos querer o mais barato a todo o custo…privilegie materiais mais sustentáveis e de baixo impacto ambiental, mesmo que para isso tenha de investir um pouquinho mais. 

Reutilize a água da máquina de lavar

Quantas máquinas de roupa faz por semana? Duas? Três? Tem ideia de quantos litros gasta em cada lavagem? Nós damos uma ajuda: para uma máquina standard, de carga para 9kg, cada lavagem consome cerca de 125 litros de água. É muita coisa para ir diretamente para o esgoto, sobretudo se pensarmos que é uma água com detergente que pode perfeitamente desempenhar tarefas como lavar escadas exteriores ou o chão de um terraço ou varanda! Utilize um balde de água ou recipiente para descarregar a água, ou, caso seja possível, coloque o tubo diretamente apontado para a área a lavar e deixe a água correr naturalmente. 

Este conteúdo é uma reprodução do Habitíssimo.“10 ideias “fora da caixa” para ter uma casa mais sustentável e ecológica”. Pode visualizar o artigo na sua integra através do seguinte link: https://projetos.habitissimo.pt/projeto/10-ideias-fora-da-caixa-para-ter-uma-casa-mais-sustentavel-e-ecologica


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code